top of page

Quais os primeiros passos para entrar jogando na função de Comprador?



Virei comprador de uma grande empresa, e agora, por onde começar?


Como passar por todo o período e processo de adaptação sem perder tempo na entrega de resultados e de tudo aquilo que foi dito como experiências na entrevista de emprego?


Vamos considerar aqui, que o profissional já tenha passado por todos os processos de integração da Cia: apresentação ao novo time e acesso as suas ferramentas de trabalho, bem como dos chamados para acesso ao sistema operacional da empresa.


Para sair jogando, você pode considerar três passos:


PASSO 1: Levante a base de dados das categorias comercias que serão de sua responsabilidade. Nesta etapa, conhecer todas as funções do sistema operacional não deve ser um impedimento, pratique o TBC (tire a bunda da cadeira) e peça ajuda a um colega da sua equipe. Lembre-se, o maior interessado para entrar em campo e jogar é você, eles já estão no jogo e fazendo acontecer.


Com essa base em mãos, você cria uma dinâmica e estuda os principais dados, como:


  • Quantas categorias comerciais estão sob minha responsabilidade?

  • Qual o Spend de cada categoria?

  • Quais os principais fornecedores por categoria?

  • Faça uma curva ABC dos itens por categoria, após estudar o todo;

  • Qual o raio-x de cada categoria: saving/penalty; prazo de pagamento; share de contrato. Mapear estes dados é crucial para você mostrar lá na frente o que suas ações trouxeram de resultado à Cia.


Lembre-se, o jogo está 2x1 e você foi contratado para entrar em campo e ajudar sua equipe a virar o jogo. Foco total. Nunca pare de entregar o seu máximo e provar o seu valor todos os dias. Estão todos de olho no novato, não finja que não sabe disso. Você não é inocente.


Estude bem esses dados, crie planilhas que facilite a sua compreensão e sente com seu gestor para tirar dúvidas antes do próximo passo. Dica de ouro: pergunte ao gestor sobre a personalidade/temperamento da galera que você irá lidar. Isso pode te ajudar muito, pois é comum ter pessoas de temperamento forte no mundo corporativo.


PASSO 2: Reunião com os fornecedores


Escolha no mínimo um fornecedor por categoria, de preferência, o de maior Spend. Agende uma reunião com eles o mais rápido possível. Jogue limpo, coloque as cartas na mesa, detalhe importante: não finja entender de algo que você nunca cuidou na vida, tenha humildade, seja franco. Um fornecedor estratégico será um parceiro comercial e não um simples fornecedor.


Após aprender tudo sobre as categorias comerciais, seus produtos e serviços, agora é hora de sentar com os stakeholders.


PASSO 3: Reunião com os principais stakeholders


Essa é a hora de sentar com as pessoas que você terá contato todos os dias. As programações de pedidos, cobrar os atrasos das entregas, dúvidas técnicas, homologação de novos fornecedores, etc.. Essa é a galera que você deverá impressionar e entregar resultados todos os dias.


Defina uma agenda de reuniões com os clientes internos, no mínimo, dos clientes das categorias de maior spend ou maior criticidade. Isso te ajudará na entrega de resultados e na solução de problemas, pois estarão trabalhando em equipe. Nunca se esqueça de ter humildade e nunca dizer “eu fiz” ou “eu resolvi”, use sempre o “nós”. Nós fizemos, nós resolvemos, nós conseguimos, formamos uma boa equipe. Isso é uma chave do mundo corporativo e te abrirá portas, pois o mercado não aceita arrogância e prepotência, o tal salvador da pátria não tem espaço. Seja humilde e determinado, as pessoas sabem que você desempenhou um papel fundamental na solução daquele problema, mas o profissional bom de verdade, não se auto intitula como bom, são os outros que o reconhece e falam que ele é bom no que faz.


Nós, somos eternos aprendizes, todo dia é dia de aprender algo e, no momento que você parar de aprender coisas novas no ambiente que está, chegou a hora de recalcular a rota e mirar novos desafios.


Espero que este artigo seja útil aos colegas de compras, em especial a você que está iniciando nesta grande jornada de desenvolvimento profissional. Aqui no Café com Comprador temos um propósito, e este propósito é ajudar você a ser o melhor naquilo que se propôs a fazer, sabe por quê? Porque lá no passado, nos ajudaram a chegar até aqui, é uma questão de responsabilidade e comprometimento com o próximo, devolver a semente que confiaram em nós!


...e por fim:


PASSO 4: dica bônus, acesse o site do Café com Comprador



No site do Café com Comprador, você alavanca a sua carreira de forma exponencial, pois tem acesso a milhares de conteúdos criados especialmente ao profissional de compras, ou seja, pra você. São milhares de relatos de profissionais com muitos anos de experiência na área e, com certeza, agregarão valor no início da sua promissora e abençoada carreira.


Um dia, ainda irei te entrevistar como Gerente ou Diretor de Compras, você irá devolver a semente que está recebendo aqui e contará como foi a sua brilhante história de batalhas e conquistas na área de compras.


Nos vemos em breve!!




Texto escrito por Alex Ponce | 1º/02/2023, fundador da APX Energy , com página no Instagram @apx_energy_brazil e é colunista do Café com Comprador.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

bottom of page