top of page

O filme “Um senhor estagiário” pode contribuir e muito com a sua carreira



Sou aficionada em filmes! Tanto pelos atores que sou fã quanto a história (reflexão) que eles nos trazem.


Já aposentado, Ben Whittaker (Robert De Niro) de 70 anos, descobre que ficar parado não é a melhor opção para sua vida. É quando surge a oportunidade de ser estagiário no site de moda de Jules interpretada por Anne Hathaway.


Vimos vários temas tratados dentro do filme e inclusive um assunto que bato muito na tecla: etarismo, recolocação 40, 50+....


O aprendizado é mútuo


Tanto o Ben quanto os colaboradores da empresa aprendem muito uns com os outros.


Nunca é tarde para recomeçar novamente


Ben foi um executivo de sucesso, com anos de experiência na sua carreira. Mesmo assim, optou escolher uma oportunidade como estagiário, sendo aposentado poderia negar a oferta por ter sido um profissional gabaritado.


Ser generoso


Ben é generoso e humilde ao dar créditos a Jules das suas conquistas. Ele a guiava e apoiava em seus projetos. Ser generoso é também valorizar e respeitar o sucesso do outro.


Liderança que inspira


Jules cresceu muito rápido na sua empresa e apesar do título de líder ela mantém uma postura de liderança inspiradora entre os seus colaboradores. Ela trata, brinca, elogia, pede desculpas e "puxa a orelha" quando precisa.



Trago algumas reflexões que achei muito interessante da Alessandra Frazão em seu artigo escrito no mês de Junho.


Como o filme “Um senhor estagiário” pode contribuir com a sua Marca Pessoal e posicionamento?


1- Só você sabe a sua jornada e quanto precisa trabalhar pelo seu sonho:


Virar a madrugada tentando achar melhores estratégias, tentar várias possibilidades, testar e arriscar será o caminho percorrido por você que deseja alcançar melhores resultados. Se abdicar de curtir os amigos e famílias para se dedicar inicialmente e ao máximo o seu projeto e sonho vai fazer parte da sua jornada e tudo bem pois será pelo seu desejo de conquistar cada vez mais protagonismo. Sim, só você vai saber como é isso e qual foi a caminhada para chegar ao sucesso. Por isso não fique mal e sim feliz por estar se dedicando ao que acredita.


ACREDITE EM VOCÊ!


2- Tenha do seu lado pessoas que vão te ajudar e apoiar:


Saiba observar quem está ao seu lado te apoiando e acreditando em você. Saiba escolher as pessoas que queira andar contigo. É normal no meio do caminho começamos a andar com pessoas da mesma jornada que a nossa e isso é bacana pois conexão assertiva anda mais longe.


Como dissemos no marketing digital: APRENDA A ESCOLHER AS PESSOAS CERTAS QUE IRÃO SENTAR A SUA MESA! Isso fará a diferença para que seus negócios, marca e resultados comecem a aparecer!


3- Lugar de mulher é onde ela quiser e fazendo o que bem entender:


Talvez seja minha frase mais amada e defendida da minha vida. E nesse filme a personagem Jules Ostin mostra muito isso. O poder da mulher quando ela deseja realizar um sonho profissional e ainda se desdobrar para manter a vida pessoal no alto e inteira. Ela acredita nela e em tudo que ela faz por isso, a dica é acredite mais em você também e que você pode fazer tudo que quiser. Lembre-se, juntas somos mais fortes!


4- Nunca é tarde para começar algo na vida. Tanto profissional quanto pessoal:


Ben acreditou que podia estar na empresa e aprender com os demais, e vice-versa. Não deixou sua idade interferir em nada e tira de letra sua função. Por isso, pare de dar desculpas e justificativas para não começar aquele projeto e a acreditar mais em você independente da suas limitações. Vá e faça!


5- Jamais perca a sua essência durante a sua jornada:


Tem uma parte do filme, Jules recebe uma reclamação de um cliente quanto a forma como foi entregue um produto em sua casa. Eles estavam chegando todos bagunçados para os clientes. E uma das missões da empresa é buscar atender da melhor forma seus clientes e com isso fidelizar cada vez mais eles junto a marca. Pensando nisso, Jules pede para Ben levá-la ao depósito e ele fica observando a empreendedora ensinando as funcionárias a forma correta de embalar os produtos. A volta que ela dá na fita, o papel manteiga que embala dobrado duas vezes para fora para dar um charme, o “cheirinho” que ela coloca dentro da embalagem e por aí vai.


Isso é o que chamamos de manter a essência, permanecer a mesma forma de quando era um empreendedorismo pequeno. Manter as origens. Isso é construir uma marca forte e lembrada por todos que a compram.


Por isso, tudo que você for fazer, coloque sua essência, sua marca pessoal, seu toque de carinho e diferencial no seu produto para que ele seja sempre lembrado, indicado e reconhecido por demais. Jamais mude isso ao longo da jornada pois isso que irá te diferenciar dos demais,


Poderia indicar mais motivos mas daí rolaria spoiler por aqui e não quero acabar com a vontade de vocês assistirem.


Mas se fosse para dar um motivo bônus, seria,


Não desista do que você quer: o filme mostra e ensina que você irá passar por muitos altos e baixos na sua vida, carreira e jornada. Tropeços, decepções até pensar em desistir. Mas pense em todo o caminho que te guiou até aqui e jamais perca sua essência. Seja você e lembre-se sempre de suas origens, do que construiu e onde quer chegar!


Assine a Newsletter da Andréa no Linkedin. Clique aqui!


Quem é Andréa Greco?


LinkedIn creator, Influenciadora, escritora, as 20 Influenciadoras do LinkedIn do prêmio Ibest, palestrante e professora.


Carioca, residindo em São Paulo, apaixonada por conteúdos na área de Recursos Humanos, LinkedIn e Networking. Profissional com mais de 16 anos de vivência na área de Recrutamento e Seleção, treinamento com experiências adquiridas em Consultorias de RH, empresas multinacionais e nacionais.






Texto escrito por Andréa Greco (originalmente publicado no Linkedin, em 05/07/2022), é Diretora da Alcance Assessoria, com páginas no Instagram @alcance_assessoria & @andreagreco.oficial e é colunista do Café com Comprador.

Comments


bottom of page