Inteligência Artificial em Compras


Entenda quais etapas do processo de compras podem ser automatizadas e quais tarefas possuem oportunidade de implementação de Inteligência Artificial baixando o e-book.

(https://supplybrain.ai/automatizacao-de-compras/)


Automação de compras não é uma ideia nova, mas muitas empresas mantiveram um processo manual e obsoleto. Embora os executivos estejam sonhando com a Inteligência Artificial (IA), os profissionais de compras ainda precisam realizar de forma manual atividades de baixo valor agregado. E esse tipo de ineficiência pode facilmente impedir que as empresas reduzam custos e ganhem produtividade.


A inteligência artificial permite que a área de Compras resolva problemas complexos de forma mais eficiente ou eficaz usando algoritmos inteligentes. A Inteligência Artificial pode ser incorporada em uma série de aplicações de software, desde análise de gastos até gerenciamento de contratos e fornecimento estratégico.​


Em geral, a Inteligência Artificial é um amplo conjunto de novas tecnologias de computador com a capacidade de aprender e adaptar seu comportamento. ​


Tudo começa com automatização


A inteligência artificial pode ser usada para automatizar a exploração de dados, o reconhecimento de padrões e o autoaperfeiçoamento com o objetivo de copiar a inteligência humana e a tomada de decisões.


Ela pode analisar através de grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados. A ideia é que o algoritmo possa reconhecer padrões e extrair informações da mesma forma que um humano faria.


8 benefícios de IA em Compras


A Inteligência Artificial auxilia na resolução de problemas complexos envolvendo grandes quantidades de dados, mas medidas claramente definidas de sucesso. Um estudo recente da Harvard Business Review e da Deloitte explorou as principais áreas onde os executivos esperam ver mais sucesso com a IA. Embora cada organização tenha seus próprios desafios e oportunidades, essas podem ser as áreas onde a IA pode trazer valor para a Aquisição.


Principais áreas de IA podem suportar compras:


1. Tomar melhores decisões – a inteligência artificial pode fornecer análises oportunas e insights orientados por dados para tomar melhores decisões de fornecimento.


2. Identificar novas oportunidades – mudando através de grandes quantidades de dados, a IA pode descobrir novas economias ou oportunidades de receita.


3. Melhorar as operações – a inteligência artificial tem o potencial de agilizar ou alinhar operações internas de negócios, mesmo em grandes organizações com muitas unidades de negócios ou localizações geográficas.


4. Automatize tarefas manuais – A IA pode automatizar muitas tarefas demoradas, como processos mensais ou relatórios de desempenho de compras.


5. Tempo livre – cuidando de tarefas mais rotineiras, a IA pode liberar recursos de Compras para tarefas mais criativas ou estratégicas, como a gestão de relacionamento com fornecedores chave.


6. Capturar ou aplicar conhecimentos escassos – a inteligência artificial pode ajudar as organizações de Compras a capturar novas fontes relevantes de dados, por exemplo, a partir de fontes de dados externas como a Internet.


7. Identificar novos fornecedores ou mercados – com acesso a grandes quantidades de dados externos, a IA pode ajudar a identificar novos fornecedores ou até mesmo novos mercados para entrar.


8. Otimizar as relações com fornecedores – A IA tem o potencial de tornar o gerenciamento de relacionamento com fornecedores mais informados sobre dados.


Primeiros passos para a automatização do processo


Ajustar o processo de aquisição para usar a Inteligência Artificial não é fácil. Você precisa ter uma estratégia e realizar um passo a passo ao implementar os algoritmos e definir a funcionalidade.


Reunimos algumas dicas para implementar a IA em compras:


1. Selecione uma pequena função

Comece analisando seu processo de aquisição e identificando tarefas que podem ser automatizadas e otimizadas. Uma boa maneira de fazer isso é procurar funções simples que estejam gastando muito tempo dos funcionários.


A Inteligência Artificial será um bom ajuste para o processo que já existe, portanto, a adaptação do processo à tecnologia resultará em valor para a operação e um processo melhor.


2. Capturar muitos dados

Quanto maior a quantidade de dados que você tiver que analisar, mais confiável será seu processo. Mas não apenas assegurar a quantidade de dados, é importante ter dados atualizados e de boa qualidade.


Portanto, antes de iniciar a implementação da inteligência artificial, capture o máximo de dados que puder. Assim, será fácil treinar o modelo e chegar ao resultado esperado o mais rápido possível. Os algoritmos de IA podem interpretar dados históricos e dar novos insights.


3. Definir tarefas diretas para Inteligência Artificial em Compras

Comece dando tarefas que não são muito complexas. Quanto mais claras forem as informações e instruções que você der ao seu modelo, melhores resultados você obterá.


4. Confiar sempre na contribuição humana

Embora a inteligência artificial possa tornar seu processo mais eficiente e preciso. Sempre considere o input humano no processo e nas operações. Isso pode ser a partir das informações extraídas pelos dados ou até mesmo de pontos mais intuitivos.


Sobre o Supply Brain Procurement


O Supply Brain Procurement é uma solução de compras que automatização o processo de aquisição utilizando Inteligência Artificial. Quer agendar uma demonstração gratuita?

(https://supplybrain.ai/contact/)


Entenda quais etapas do processo de compras podem ser automatizadas e quais tarefas possuem oportunidade de implementação de Inteligência Artificial baixando o e-book.

(https://supplybrain.ai/automatizacao-de-compras/)