A melhoria nas taxas de conversão de vendas ou maximizar a carteira de clientes passa por uma boa gestão do e-commerce centrada em estratégias.
Uma dica está na experiência do usuário (user experience), essencialmente pela jornada onde ele passa, botões, formulários, insights que podem resultar em uma compra, acessibilidade, modo de navegação, a impressão da experiência.
As descrições dos produtos e serviços especificando informações para facilitar a tomada de decisão do cliente, mas também a sua ousadia como vendedor no mecanismo de busca que podem melhorar suas conversões.
Investir no atendimento ao cliente seja pelas múltiplas plataformas digitais, onde o representante comercial tem a responsabilidade de prestar esclarecimentos, fortalecer a confiabilidade da marca, resolver problemas, suporte ao usuário e complementar o relacionamento com o pós-venda ou fidelização do cliente.
Investir em campanhas publicitárias, marketing estratégico, atratividade de produtos com potencial de maximizar a visibilidade da empresa através de compartilhamento, visitas, faz com que o engajamento seja interessante para futuros usuários.
Utilizar a estratégia de marketing para Otimização da Taxa de Conversão (CRO - Conversion Rate Optimization) através de ferramentas como o Google Analytics, que rastreia o comportamento de visitantes, capaz de identificar a taxa de exibição, localização geográfica, sistema operacional, detalhes técnicos e também de períodos acessados, uma ferramenta muito útil de monitoramento de tráfego.
Uma informação relevante para campanhas que ocorrem no fim do ano como a Black Friday, campanhas natalinas, é a sequência que o consumidor acessa o mesmo site antes de finalizar a compra. Segundo o Guia Black Friday 2023 da RTB House, 95% dos compradores não concluem a compra de primeira vista, mas acessam 3 ou 4 vezes antes. Analisando o comportamento de usuários, a pesquisa mostrou que o planejamento ocorre antecipadamente para 31% em até três meses, há clara valorização sobre o alinhamento da marca com seus valores (63%), as campanhas digitais são mais eficazes (50%) onde usar algoritmos de deep learning, a atenção média medida é de 8 segundos, a personalização pode maximizar em até 40% em mais receitas, lembrando que 33% preferiu compra através de aplicativos em 2022 e 86% mantiveram o aplicativo instalado em 2023.
A experiência personalizada será a consequência do varejo, sentido já nas próprias jornadas e campanhas de compras. A inteligência artificial já serve como motor de transformação do mercado via WhatsApp, via outras redes sociais que redirecionam a chamada de usuários para suas conversões. O favorecimento em alguns produtos e serviços estão atrelados à alguma variante como moeda, confiança do consumidor, indústria, taxas de juros mais baixas, facilidade de negociação, etc.
Alguns são muito importantes por conta das modificações e atualizações recentes, principalmente no que referem-se à meios de pagamentos, segurança de dados, políticas empresariais, recursos. Verificar a chave PIX se está de acordo com a empresa que está comprando, reconhecimento da emissão do boleto bancário, verificação de procedimentos de compras incluindo o preenchimento de informações e seus respectivos campos, informações que constam políticas que estejam de acordo ou não e sua devida leitura, entre outras.
Um espaço para os cartões de crédito e de débito pelas suas condições e configurações que referenciam-se em seu aparelho celular, em computadores, salvamento de senhas, cuidado com gravações de pistas para senhas, pois tratam-se de dados sensíveis e que são de utilidade privada.
Com novas tecnologias, fraudadores e golpistas tentam acompanhar o mesmo direcionamento, por isso é preciso verificar os canais oficiais da empresa varejista, condições de trocas e devoluções como período e valores, procedimentos sobre compras internacionais, etc.
É recomendado o planejamento de orçamento para compras de final de ano no que tange a sua execução e direcionamentos financeiros, pois será mais prático na negociação de valores, prazos e descontos quando você já está preparado para uma negociação que facilite a sua compra.
Lembre-se: como cliente ou usuário, é seu papel recomendar e avaliar a sua experiência nas compras que for realizar, não só para contar para demais compradores como foi sua opinião, mas também de caráter avaliativo para o próprio produto/serviço no mercado.
Por fim, um cuidado no histórico de busca e de compras para que não atrapalhe, mas facilite o seu processo de escolha, fazendo com que aproveite as condições de concorrência no mercado, diversidade de produtos, a opinião de especialistas e pessoas de sua confiança para tomar as melhores decisões para suas compras.
Texto escrito por Thales Kroth | 1º/10/2023, é sócio na Eu Acionista e é colunista do Café com Comprador.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.
Comments