O que os livros dizem sobre a Arte de ser Comprador ?
Quando se busca saber qual a importância do Departamento de Compras em um livro de conteúdo operacional, encontra-se um parágrafo “Coordenar o fluxo de bens e serviços entre instalações físicas é um dos principais focos na gestão da cadeia de suprimentos".
Decidir quanto, quando e como movimentar os produtos e, igualmente, onde comprá-los, é uma preocupação constante” (Ballou, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial). E quando se busca a definição em um outro livro de Finanças, lê-se que empresas compradoras e fornecedoras devem se tornar verdadeiros parceiros em suas atividades… Essa interação origina o que se tem chamado de Supply Chain Management.
Reforçam ainda que a pesquisa de novos fornecedores também é atividade de Compras, mas que os procedimentos deste Departamento devem interagir com a área Financeira e esta sim, que deve definir os volumes de compras, prazos para pagamentos e descontos por antecipação dos mesmos (A.Junior, C.Rigo, A.Cherobim, Administração Financeira, Princípios, Fundamentos e Práticas Brasileiras).
Sim, poucos sabem, mas a administração das compras de uma empresa era e ainda é visualizada como um fator meramente burocrático. Atualmente, sabemos de sua importância! Desde o surgimento da crise do petróleo de 1973-1974, (há quase 50 anos atrás, Pasmem!), a atuação de Compras, através de estratégias usadas no cenário mundial, decorrente da crise, demandou dessa função uma atitude mais ativa para o suprimento das necessidades das empresas. A sua atuação, durante aquele período de escassez, trouxe uma atenção importante da organização para o setor. Os fatores quando, quanto e como comprar, passaram a ser determinantes para a continuidade das empresas no mercado competitivo (MARTINS & ALT, 2001).
O Mundo mudou, mas muitas empresas ainda permanecem com seus conceitos antigos.
As áreas de Compras são responsáveis pela redução dos custos e vivem em busca constante de melhores oportunidades de fornecimento, otimização do fluxo de caixa mediante abastecimento frequente, redução dos níveis de estoque chegando até a otimização plena do abastecimento das áreas de produção ser realizado diretamente pelos fornecedores. Estes poucos exemplos demonstram como as Estratégias de Compras são atualmente as que mais promovem melhorias em resultados econômicos e permitem que as empresas melhorem sua saúde financeira.
As relações do comprador moderno estão hiperativas, onde se faz mandatória a necessidade de entender todo o modelo da operação na empresa que atua, bem como conhecer o que se passa no mercado, não só nos atuais fornecedores, como em busca constante de soluções.
Agora você entende porque a Área de Compras é disparada a melhor área para se trabalhar dentro de uma empresa?
Lá, a Vida acontece!
Texto escrito por Mauro Ferraz | 05/10/2022, CEO da Mauro Ferraz - Treinamento Empresarial.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.
Comments