top of page

7 dicas de como economizar combustível



Todos estão reparando uma escalada crescente nos preços dos combustíveis. Assim como citado em meu artigo “Retrospectiva dos Combustíveis em 2021” o preço da gasolina, etanol e do óleo diesel, atingiram altas recordes e estão gerando um enorme desconforto à população no geral, independente de sua classe social.


Com isso, criei este artigo, com a finalidade de tentar mitigar este problema, propondo algumas dicas para que você possa economizar no consumo de combustíveis.


São sete dicas e uma dica extra que com certeza fará alguma diferença no seu bolso.


DICA NÚMERO 1: Evite aceleradas desnecessárias


Se você não sabia, fique sabendo que quanto mais você acelera, mais o seu veículo consome combustível. Isso porque, ele precisa de mais força para responder a sua necessidade de correr mais. Esta acelerada desnecessária pode ocorrer em algumas ocasiões que podemos evitar, abaixo destacamos algumas delas:


  • Semáforo abriu? Procure sair suavemente sem pisar com muita força no acelerador, pois muitos carros, os automáticos principalmente, costumam sair apenas soltando o freio. Não se importe com o colega do carro de trás, pois ele pode estar muito bem seguindo esta dica e economizando também;


  • Na sua rota comum diária, possuem muitas ruas inclinadas, as famosas subidas indesejadas? Pois então saiba que elas estão colaborando e muito para o elevado consumo de combustível do seu veículo. A dica aqui é buscar uma rota alternativa que evite tais aclives, mesmo rodando alguns metros a mais, você irá notar uma boa diferença no número de visitas ao posto de combustível;


  • Sempre que der saída com o automóvel, seja da garagem ou no semáforo, procure sair de forma sutil e passando a marcha de forma suave, isso irá contribuir para o motor não sofrer mais pressão.


DICA NÚMERO 2: Planeje sua rota antes de sair de casa


Que tal gastar um tempinho a mais planejando sua rota e os lugares que deseja ir?


Pense bem, se o combustível está caro, não faz sentido ficar rodando pela cidade desnecessariamente, não é mesmo? Invista um tempinho neste ponto e com certeza será mais assertivo nas decisões que precisará tomar no trânsito.


Como complemento a esta dica, temos a utilização de aplicativos já bem conhecidos e utilizados por milhões de usuários, estamos falando do Google Maps e Waze.


Se antigamente nossos pais se viravam com os mapas gigantes de papel, hoje você possui a facilidade em ter essas tecnologias citadas na palma da sua mão. Então, aproveite-as e troque alguns minutos se programando por alguns reais evitados com combustível.


DICA NÚMERO 3: Saia mais cedo de casa


Saindo mais cedo de casa, você evita correr mais para não chegar atrasado e, com isso economiza no combustível e evita possíveis acidentes no trânsito.


Controle de velocidade: de acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Pitágoras, Isadora Potiguara, a importância neste ponto é manter a velocidade controlada, pois o carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100km/h do que quando está a 80km/h.


Evitando acidentes: você já teve sinistros com a sua agência de seguro, como vítima ou culpado? Se sim, já sabe a dor de cabeça que isso nos causa. Além do custo da franquia, você tem um custo incalculável com os transtornos gerados. Nem precisamos citar o caso de vítimas fatais ou hospitalizadas.


DICA NÚMERO 4: Manutenção em dia


Procure manter a manutenção do seu veículo em dia.


Evite manutenção corretiva, prefira sempre se antecipar mantendo as revisões preventivas em dia, conforme manual do fabricante.


Outro ponto importante que cabe ainda neste tópico é optar sempre por peças originais genuínas, não caia na tentação de economizar com peças paralelas, pois com certeza, o barato sairá caro. Muitas peças paralelas chegam a custar mais da metade do valor de uma peça original, levando os consumidores a cair na tentação para este erro. Ora bolas, se você escolheu seu veículo com tanto carinho no momento da compra, porque castigá-lo com um integrante indesejável na sua mecânica? Não faz muito sentido, não é mesmo? A dica aqui é lembrar-se de como ele é útil a você e a sua família. Sabe aquele dia frio e chuvoso ou até mesmo aquele dia em que está levando um ente querido ao hospital, pois é, isso mesmo, lembre que ele precisa estar sempre impecável para nunca te deixar na mão. Cuide dele e ele cuidará de você!


DICA NÚMERO 5: Ar condicionado


O Brasil é um país tropical e o calorão faz parte do nosso cotidiano. Isso é fato e ninguém discorda. Sabendo disso, hoje em dia, dificilmente abrimos mão de um veículo com ar condicionado. Já virou item obrigatório na escolha da maioria dos consumidores brasileiros.

Porém, é necessário sabermos que quanto mais tempo ligado, mais combustível será gasto, em torno de 10% a mais que o normal. Talvez isso não seja um problema para alguns, mas pode ser para outros, afinal, estamos tratando neste artigo sobre como economizar combustível. Cabe aqui uma nota de exceção, os veículos com ar condicionado elétrico. Estes não entram nesta dica.


Algumas dicas de como economizar no uso do ar condicionado:


  • Vai viajar? Procure viajar a noite, a temperatura costuma ser mais agradável além de ter menos trânsito, assim, você evita o ar ou liga no mínimo possível;


  • Dia de chuva os vidros embaçam e você precisa ligar o ar na modalidade que sai no vidro da frente para melhorar a visibilidade. A dica aqui é instalar calhas nas portas, assim, você pode manter o vidro um pouco aberto evitando o uso do ar;


  • No caso de uso indispensável, procure sempre manter as saídas do ar abertas e na direção correta, aqui temos um excelente exemplo da diferença entre “eficiência e eficácia”. Onde, mesmo com algumas saídas fechadas, você aumentará o volume de ar e será atendido. Por outro lado, a eficiência está em usar menos recurso e tempo possível para um mesmo propósito! Nunca se esqueça disso!

DICA NÚMERO 6: Pneus calibrados


Agora, nesta sexta dica, segundo Potiguara, mantenha os pneus calibrados porque, caso não estejam, podem aumentar em 3% o consumo de combustível.


Além de manter os pneus calibrados, procure sempre o acompanhamento do seu consumo, pois é muito normal sermos surpreendidos nas blitz com o pneu considerado “careca”.


Uma dica simples aqui é verificar um componente de segurança que já vem de fábrica, o “TWI” (Tread Wear Indicator), que indica o desgaste do piso/banda de rodagem, e no caso do pneu atingir este nível de desgaste, então está na hora de substituí-lo.


Importante: lembre-se sempre que pneu careca, além de multa e possível apreensão do veículo, poderá também, causar graves acidentes, principalmente em dias de chuva.


DICA NÚMERO 7: Combustível de qualidade


Procure abastecer em postos de confiança. No caso de postos sem bandeira, opte por postos localizados em locais de destaque devido a facilidade de fiscalização pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).


Importante também destacar, que um mesmo proprietário de postos bandeirados, pode também possuir outros postos sem bandeira, os famosos bandeira branca. Com isso, nem sempre o posto com bandeira será sinônimo de garantia de combustível de procedência e volume correto ao abastecer. O interessante é procurar abastecer sempre naquele posto que você já conheça, pois mesmo pagando um pouquinho mais caro, você terá a consciência tranquila que está cuidando bem do seu automóvel.


Não caia na mesma tentação citada na dica 4, sobre manutenção preventiva com peças originais genuínas, lembre-se sempre de zelar pelo seu companheiro do dia a dia. Pois combustível adulterado lhe renderá uma grande dor de cabeça com enorme custo de manutenção.




Veja alguns dos problemas que podem ocorrer:


  • Aumento de consumo de combustível;

  • O carro começa a “morrer”;

  • Luz de alerta do motor acesa;

  • Desempenho abaixo do normal;

  • O óleo que sai do cárter está diferente.


DICA EXTRA: Busque oportunidade de caronas


Explore oportunidades de dar carona ou pegar carona para se deslocar para o trabalho ou até mesmo fazer trajetos a pé. Além de economizar, ainda contribui para o meio ambiente e ao trânsito, evitando mais um carro na rua. No caso da caminhada, você ainda colabora com a sua saúde.


DICA BÔNUS: Gasolina ou Etanol?


Se você possui carro flex, com certeza já ouviu falar na conta dos 70% sobre o preço do Etanol x Gasolina. Se não ouviu falar, vamos explicar:


Segundo os especialistas, para o etanol ser mais competitivo em termos de custo x benefício do que a gasolina, seu custo precisa representar 70% pra baixo em relação ao custo da gasolina. Como fazer este cálculo?


Simples, divida o valor do etanol pelo valor da gasolina, estando abaixo ou no limite de 70% ainda vale abastecer com etanol, caso contrário, opte pela gasolina, mesmo o preço dela assustando o consumidor, ainda sim, será mais “eficiente”.


Exemplo: R$ 4,956 (preço etanol) divida por R$ 6,977 (preço gasolina) = 71%


A conta é simples e rápida no próprio celular e, o valor que aparecerá na sua calculadora será 0,7103. Representando os 71%. O objetivo é ser o mais didático possível, por isso, caso já esteja acostumado com este cálculo, lembre-se que muitos podem não estar. E este é o foco dos nossos artigos, divulgar conteúdos para todos os públicos.


No exemplo acima, a gasolina é mais competitiva que o etanol.


Os valores usados no exemplo foram retirados do site da ANP média no município de São Paulo em Abril/22.


Se este artigo foi útil a você, nos ajude com a sua divulgação, curta e compartilhe com sua rede de contatos para todos terem acesso a estas importantes dicas de como economizar combustível.



Texto escrito por Alex Ponce | 24/04/2022


Visite o site da APX Energy: www.apxenergy.com.br

Venha tomar um Café com a gente: www.cafecomcomprador.com.br

bottom of page