top of page

Você conhece todos os tipos de Óleo Diesel?



Você conhece todos os tipos de Óleo Diesel do mercado? Embora o produto em si seja uma commodity, muitos profissionais iniciantes na área de compras de combustíveis se deparam com as seguintes nomenclaturas: Diesel A e Diesel B. Ou Diesel S-10 e Diesel S-500. Não seja mais pego de surpresa ao ser questionado sobre este assunto na empresa em que trabalha. Abaixo, de forma super resumida e prática, esclarecemos estes termos a vocês. "Futuros Especialistas na negociação de Combustíveis". - A ou B: relacionado ao biocombustível do óleo diesel. O "biodiesel" Diesel A: este é o produto negociado e fornecido nas refinarias Petrobrás e pelos Importadores. Lembre-se: apenas distribuidoras podem adquirir o diesel A, pois apenas elas são autorizadas pela ANP para comprar e misturar o biodiesel no diesel A. Diesel B: este é o produto após a mistura do Biodiesel.

- S-10 ou S-500: relacionado ao teor de enxofre no produto em ppm (particula por milhão). Diesel S-10: este possui apenas 10ppm de enxofre no produto, limite técnico estabelecido pelas agências reguladoras. No Brasil, temos a ANP. Sua coloração é amarelada clara. Usado em veículos e equipamentos mais modernos. Diesel S-500: este já possui 500ppm de enxofre em sua composição. E diferente do S-10 o S-500 recebe um corante na cor avermelhada para diferenciá-los. Mais usado em veículos e equipamentos antigos. Porém, existem exceções. Existem geradores de energia modernos que ainda usam S-500.

Dica Bônus: a qualidade do petróleo está diretamente ligada à produção do S-10 e S-500. O petróleo é divido entre “doce ou amargo” (classificação relacionada ao teor de enxofre) e, “leve ou pesado” (relacionado ao seu grau API).


Tema que abordaremos com maiores detalhes nos próximos artigos.




Escrito por Alex Ponce - APX ENERGY em 19/02/2022

bottom of page