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Vida de Comprador: As requisições urgentes



VIDA DE COMPRADOR HEM... "Mais uma semana chegando e com ela as 35421 requisições de compras emergenciais.” Se você ainda não recebeu nenhum e-mail, mensagem ou ligação pedindo sua ajuda para atender uma requisição urgente, seu dia ainda não começou. Ou talvez nem sua semana. Outro ponto, e aí eu torço para que seja esse, o planejamento da sua empresa está começando a funcionar. DEUS proteja o planejamento. Mas Jean, não pode existir compras emergenciais/urgentes? Pode! Claro! Isso inclusive é previsto em todos os processos. Por melhor que os riscos sejam calculados, algumas coisas podem sair como não planejado. E se falamos em projetos então, ai que muita coisa pode acontecer no decorrer do tempo, ações e atividades.


O que não pode, ou pelo menos não deveria acontecer, são todas as compras serem classificadas como emergenciais/urgentes. Aí você pega sua dose diária de café, lê a RC e pensa: Um planejamento teria evitado isso aqui. É importante que todos conheçam a operação afim de juntos decidirem um planejamento estratégico para evitar essas demandas emergenciais/urgentes quase que diariamente. Nesse planejamento o ideal é criar uma classificação de materiais, insumos e serviços por ordem de importância, frequência e impacto. Outro ponto é entender também a diferença entre emergência e urgência. Emergência é aquele problema que atinge diretamente sua produção e paralisa ela, exigindo uma tratativa imediata de todos. Urgência é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à operação, onde precisa de tratativa imediata, mas ainda tem um tempo. Além do planejamento ter um estoque de segurança de materiais e insumos, um contrato LPU com alguns fornecedores, evita esses "sustos" e dá mais qualidade ao seu negócio. Tem empresas que ainda acham que manter um estoque de segurança ou um contrato com algum fornecedor sem uma data prevista para uso é "jogar dinheiro fora". Mas isso é como um plano de saúde. A gente não utiliza todos os dias, mas paga para ter a segurança de um atendimento rápido quando for necessário. E vale lembrar que as vezes suprimentos não vai conseguir atender sua demanda emergencial/urgente no mesmo dia ou quando você achar que precisa ser atendida.

Mesmo em processos de tratativas imediatas, eles esbarram em outras questões que a gente precisa seguir para garantir a qualidade, segurança e compliance. Isso sem contar que talvez nenhum fornecedor que a gente contatar tenha o material ou serviço disponível de imediato. Eles não atendem apenas uma empresa, né? Não é um fornecedor exclusivo para o negócio. Sem contar que é possível que outras companhias tenham tido o mesmo problema. Por isso eu repito... Invistam em PLANEJAMENTO.


Jean Durval é Engenheiro de Produção, Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos e Cidades Inteligentes e Sustentável, Certificado em Diversidade e Inclusão nas Organizações e estudante de Psicologia, é profissional com mais de 13 anos de carreira, desenvolvida nas Áreas de Supply Chain & Procurement e Linkedin Creator.




Texto escrito por Jean Durval | 16/05/2023, com página no instagram @jeandurval/ é conteudista do Café com Comprador e Café com Humor.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

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