top of page

Vida de Comprador: A gente é tão desvalorizado


VIDA DE COMPRADOR HEM...


Poucas pessoas vão concordar, mas, sem a área de Compras dentro de uma empresa, certamente muita coisa não aconteceria. Mas, no centro de todo processo de produção, considerada a engrenagem do negócio, estamos sempre em evidência. E essa evidência nem sempre é positiva. Tem quem pense que compras não faz mais do que a obrigação, além daqueles que ainda pensam em compras como quem só gasta o dinheiro da empresa. Comercial vende, Compras gasta. Comprou no prazo? Fechou uma demanda antes do esperado? Aumentou o saving? Desenvolveu novos e potenciais fornecedores? Atendeu urgências? Resolveu um problema e/ou erro? Que bom! Mas, e quando tudo acontece ao contrário? Esquecer uma demanda, não atingir o budget disponibilizado, dar "não" para algo que não está no seu escopo de trabalho, ou até dizer que não consegue fazer no prazo que pediram, já que existem processos que não podem ser deixados de lado.

Difícil né? Mas é assim mesmo... E hoje, trago para o centro da conversa alguns pontos que potencializam a desvalorização da área de Compras. E não é para expor ninguém, mas para fazer a gente repensar. 1 - Diretoria, Gerência e/ou Coordenação ineficientes - A desvalorização começa de cima. Como conseguir um reconhecimento se aqueles que deveriam nos ajudar muita das vezes desconhecem do dia a dia de trabalho e não tem qualificações, experiências, expertises e/ou vivências na área? Muitos funcionam como ótimas ferramentas comerciais para a empresa, mas no operacional ou estratégico, nos deixam descobertos; 2 - Cliente Interno - É urgente e necessário que nosso cliente interno entenda como funciona o dia a dia do setor de Compras e identifique as atividades que estão em nosso escopo de trabalho. Se não existe esse conhecimento, não existirá o reconhecimento. Puxa para o diálogo. Conversa, ensina e explica; 3 - Contratações - Muitas empresas ainda contratam para o departamento de Compras profissionais sem nenhuma experiência. Lógico, se estou falando de um Auxiliar ou Assistente ele realmente não precisa de experiência. Eu sou inclusive a favor de que a pessoa aprenda e se desenvolva juntos com a área. Mas se estamos falando de um Analista, Especialista ou até Coordenador, a vivência é importante e dispensável; 4 - Processos - Ou simplesmente a falta deles. O famoso "jeitinho" está presente em muitas coisas dentro do departamento de Compras. Algumas coisas a gente pode e deve fazer pensando na operação. Mas outras, não. Fazer uma vez da abertura de ter que fazer sempre e isso dificulta garantir a qualidade e compliance nos processos. Dê seus pulos, mas sem comprometer seu trabalho e nome. E para você? O que faz ou potencializa a desvalorização do departamento de Compras? E qual o caminho contrário a seguir? Tem ainda as pouquíssimas chances reais de um crescimento vertical na carreira de um profissional de Suprimentos. Vale lembrar que você é o único responsável pelo seu sucesso e satisfação. Busque uma empresa ou área que estejam alinhados com seus objetivos, sonhos, metas e valores.


Jean Durval é Engenheiro de Produção, Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos e Cidades Inteligentes e Sustentável, Certificado em Diversidade e Inclusão nas Organizações e estudante de Psicologia, é profissional com mais de 13 anos de carreira, desenvolvida nas Áreas de Supply Chain & Procurement e Linkedin Creator.




Texto escrito por Jean Durval | 16/05/2023, com página no instagram @jeandurval/ é conteudista do Café com Comprador e Café com Humor.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

bottom of page