Planejamento de Compras


Conceito:


- Planejamento de Compra: Trata-se de uma etapa fundamental para a boa utilização dos recursos financeiros e organização do tempo de processo.


A etapa de planejamento contempla o estudo da necessidade de compra, identificação de possíveis fontes de fornecimento e quantidade a ser comprada, datas de disparo de pedidos e datas desejadas de entrega além do acompanhamento do processo até as etapas finais de recebimento, pagamento e geração de futuras novas demandas.



Quando o planejamento de compras acontece corretamente, é possível negociar com eficiência o prazo de entrega, o preço, a condição de pagamento adequada e principalmente reduzir custos extras com transportes, cadastros e apoio administrativo.


Administrar corretamente o estoque, automatizando o controle e os processos, montar planos de compras e negociar contratos de fornecimento são medidas importantes utilizadas na etapa de planejamento de compras.


Aprendizado:


- Preço da Urgência: quando o comprador aciona o fornecedor em momento de urgência, geralmente existe uma mobilização para tal atendimento, esse esforço não é somente do vendedor e sim das pessoas que cuidam da separação, expedição, emissão da nota fiscal, transporte e pelo fato de ter parado a programação normal para que fosse possível atender essa demanda urgente, o fornecedor vai cobrar por esses custos adicionais.


É fundamental atentar-se ao frete neste caso, quando se trata de urgência, o frete geralmente é exclusivo e provavelmente o veículo de entrega não será ocupado com cargas de outros clientes, elevando assim o custo.


Texto escrito por Douglas Marques Ferreira