top of page

Passo a passo como se candidatar na plataforma da Gupy



A live de 12 de maio de 2023 com a Camila de Carvalho e com o Henrique Dias, agrade√ßo a disponibilidade desta equipe maravilhosa da Gupy: Guilherme Correa ūüŹ≥ÔłŹ‚ößÔłŹ e a minha querida Daniela Macedo ūüŹ≥ÔłŹūüĆą pelo carinho e profissionalismo.


Ahhhh... o sucesso foi tanto que me comprometi em deixar um artigo para você se candidatar na plataforma e ser encontrado pelos recrutadores.


A Gupy √© a empresa l√≠der em tecnologia para RH no Brasil, com tecnologia de ponta e um ecossistema de solu√ß√Ķes que inclui Recrutamento & Sele√ß√£o, Admiss√£o, Educa√ß√£o Corporativa, Clima e Engajamento. (Fonte site Gupy)


Veja os n√ļmeros fornecidos pela Gupy:

  • Mais de 36 milh√Ķes de usu√°rios na nossa plataforma;

  • Em m√©dia 1.5 milh√Ķes de usu√°rios ativos por m√™s (buscando empregos);

  • Cerca de 15 milh√Ķes de candidaturas realizadas mensalmente via Gupy;

  • Cerca de 70 mil pessoas contratadas por m√™s;

  • A Gupy √© respons√°vel por cerca de 3% do total de empregos gerados no Brasil, de acordo com os dados do CAGED;

  • Na √ļltima rodada do Selo ‚ÄúEmpresa que d√° feedback‚ÄĚ, contamos com 1.257 empresas contempladas com o selo, um crescimento de mais de 300% em rela√ß√£o a edi√ß√£o do Selo de Mar√ßo de 2022.


Nos √ļltimos meses, j√° foi poss√≠vel contabilizar 21 mil horas economizadas em mais de 580 mil aplica√ß√Ķes.


N√£o adianta ficar reclamando que a plataforma √© ruim, se voc√™ n√£o aplicou estas pequenas a√ß√Ķes:

  1. Se inscreva nas vagas se você tiver mais de 80% do perfil da vaga;

  2. Preencha os campos conforme a sua experiência e a vaga oferecida;

  3. Peça feedback depois de 7 a 10 dias do processo seletivo realizado.


Vamos para algumas perguntas que foram levantadas na live sobre a plataforma:


IA só compreende as palavras-chave?

Resposta: Ela entende o curr√≠culo completo e a sem√Ęntica das palavras, ent√£o n√£o precisa focar somente em palavras-chave. √Č importante analisar as descri√ß√Ķes das vagas da sua √°rea para entender o que as empresas est√£o buscando e assim destacar essas caracter√≠sticas e requisitos no seu curr√≠culo;


J√° fiz tudo isso... Ser√° a minha idade a barreira? Tenho 54 anos.

Resposta: A nossa intelig√™ncia artificial da Gupy foi criada para n√£o ler caracter√≠sticas pessoais dos candidatos nos curr√≠culos, como g√™nero, orienta√ß√£o sexual, idade, etc. Ela s√≥ l√™ as suas informa√ß√Ķes profissionais;


  • Ela tamb√©m foi criada para n√£o ler o g√™nero das palavras, ent√£o uma vaga para ‚Äúanalista engenheiro senior‚ÄĚ, a IA l√™ ‚Äúanalista engenh senior‚ÄĚ. Isso tamb√©m contribui para que a IA n√£o leia g√™nero;

  • Tamb√©m realizamos auditorias na IA para garantir que ela n√£o est√° replicando poss√≠veis comportamentos com vieses (preconceitos) na plataforma.


Uma que li estes dias na Gupy, em seus processos, é a pergunta de se conhecer alguém da empresa que está se candidatando e você indicar a pessoa, mas é válido, mesmo sem ter muito contato com esta pessoa? A outra é mais básica, eu acho, como apagar da minha página da Gupy, aquelas vagas que não fui selecionado?

Resposta: Sobre indicação, é possível e aconselhável que você peça indicação caso conheça alguém da empresa! Para isso você vai precisar do e-mail desta pessoa conhecida e adicionar no momento do preenchimento do seu currículo;


Sobre apagar a vaga na qual voc√™ n√£o foi selecionado, se a vaga ainda estiver aberta, voc√™ pode clicar no bot√£o ‚Äúdesistir da vaga‚ÄĚ.


A inteligência artificial ajuda ou dificulta mais o processo na Gupy?

Resposta: Ajuda muito. Com a IA todos os curr√≠culos s√£o ‚Äúlidos‚ÄĚ, sem descartar nenhum. A IA ajuda a otimizar o tempo, reduzir vieses e traz um processo mais justo e humanizado no processo de contrata√ß√£o.


Como saber quais s√£o as tais palavras-chave?

Resposta: Veja a descrição da vaga e alinhe com o seu perfil profissional.


O curr√≠culo tem duas p√°ginas, o Rob√ī l√™, mas o recrutador tamb√©m l√™? Faz aquela an√°lise?

Resposta: Ele faz uma varredura em todo seu currículo.


Quando recebo um e-mail da Gupy dizendo que está agendado uma entrevista, só clicar no link (mas não veio link, nem data e nem horário). O que fazer?

Para entrar em contato com o nosso suporte: https://support-candidates.gupy.io/hc/pt-br/requests/new


Estes feedbacks s√£o a Gupy que retorna ao candidato?

Hoje, mais 1.300 empresas têm o selo empresa que dá feedback na Gupy! Quase metade das empresas usam a Gupy para recrutar. Você pode ver quais empresas dão feedback aqui no portal de vagas da Gupy:


https://portal.gupy.io

https://info.gupy.io/selo-empresa-que-da-feedback


DICAS ADICIONAIS

Para quem quiser mais dicas para preencher currículos: https://www.gupy.io/blog-do-emprego/boas-praticas-curriculo-gupy


*Este artigo foi criado com base a live do dia 12/05/2023.




Texto escrito por Andréa Greco (originalmente publicado no Linkedin, em 17/05/2023), é Diretora da Alcance Assessoria, com página no Instagram @andreagreco.oficial e é colunista do Café com Comprador.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

bottom of page