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Os Papeis e Responsabilidades estão bem definidos onde você trabalha?


Em qualquer organização, ter um processo de papeis e responsabilidades é essencial para garantir eficiência e produtividade e evitar conflitos durante o processo e quando se trata da área de compras e gestão de contratos, essa clareza torna-se ainda mais crucial, dadas as implicações financeiras e operacionais envolvidas e compreender e delinear as funções de cada papel, desde o comprador até a gestão de contratos, é o primeiro passo para um processo bem-sucedido e sem contratempos.


1. COMPRADOR

  • Negociação: O comprador deve entender as necessidades do negócio e, através disso, conduzir negociações para obter os melhores acordos e contratos, garantindo a máxima eficiência em termos de custo e qualidade;

  • Avaliação de fornecedores: Deve avaliar constantemente os fornecedores, tanto em termos de preço quanto de qualidade, garantindo que os melhores estejam sendo escolhidos para o negócio;

  • Atualização de mercado: Estar atualizado sobre as tendências do mercado, novos fornecedores e produtos/serviços que podem ser benéficos;

  • Relacionamento com fornecedores: Manter um relacionamento saudável e transparente com os fornecedores, estabelecendo confiança mútua;

  • Documentação: Manter todos os documentos relacionados às compras, organizados e acessíveis.


2. FISCAL DO CONTRATO

  • Monitoramento: Observar o cumprimento das cláusulas contratuais pelos fornecedores e empresas contratadas;

  • Registros: Emissão de folhas de registro para documentar todas as atividades e garantir transparência;

  • Comunicação de divergências: Informar qualquer discrepância ou não conformidade observada durante a execução do contrato;

  • Validação: Garantir que todos os serviços ou produtos fornecidos estejam conforme acordado no contrato;

  • Liaison: Servir como ponto de contato entre o fornecedor e a empresa contratante.


3. GESTOR DO CONTRATO

  • Criação de documentação: Elaborar memorais descritivos e outros documentos que detalham as expectativas e requisitos do contrato;

  • Aprovação: Analisar e aprovar as medições e entregas, garantindo que tudo esteja conforme o contratado;

  • Coordenação: Trabalhar em estreita colaboração com o Fiscal do Contrato e outros envolvidos para garantir a fluidez do processo;

  • Gestão de alterações: Avaliar e gerir qualquer modificação solicitada ao contrato original;

  • Resolução de conflitos: Atuar como mediador em quaisquer disputas ou desentendimentos que possam surgir entre as partes.


4. GESTÃO DE CONTRATOS

  • Monitoramento financeiro: Monitorar saldos, pagamentos e outras transações financeiras relacionadas ao contrato;

  • Gestão de prazos: Assegurar que todas as datas de entrega e prazos estejam sendo cumpridos;

  • Obrigações acessórias: Garantir que todas as cláusulas, incluindo as obrigações secundárias, sejam cumpridas.

  • Análise de riscos: Avaliar e gerenciar riscos associados aos fornecedores, sejam eles financeiros, operacionais ou de reputação;

  • Renovações e términos: Gerir o processo de renovação de contratos ou finalização dos mesmos, quando necessário.


Com essas responsabilidades bem definidas, o processo de compra e gestão de contratos se torna mais eficiente e transparente, minimizando erros e conflitos entre as área e deixando claro para os clientes internos.




Texto escrito por José Herculano Santos | 21/10/2023.


Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

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