O que o case Vanderlande ensina para Compras e TI
- analima79
- 25 de set. de 2025
- 2 min de leitura

Cases são essenciais para a área de Compras, auxilia o Comprador e a Compradora com cenários em seu dia a dia, utilizando as soluções apresentadas no case como referência.
O Case da Vanderlande, serve como exemplo de comunicação entre as área com Compras, neste caso em particular, uma comunicação efetiva entre Compras e TI, resultou no saving de 25%.
Vamos aos detalhes:
A Vanderlande, líder global em automação logística para armazéns, aeroportos e encomendas, opera em 28 países com 9.000+ colaboradores, com receita líquida de €2,1 bi (euros). Mais de 600 aeroportos usam seus sistemas, e 52 milhões de encomendas são processadas por dia.
Em 2021, a empresa decidiu migrar de uma WAN baseada em MPLS/VPN para SD- WAN para ganhar flexibilidade global, reduzir TCO (Total Cost of Ownership), melhorar desempenho de rede e obter painel em tempo real (nosso famoso dashboard).
Quando a rede vira gargalo, a transformação digital emperra. Foi exatamente esse o cenário que levou a Vanderlande, referência global em automação logística para armazéns, aeroportos e encomendas, a migrar sua rede globalmente.
A Deutsche Telekom, parceira do Café no Brasil, conduziu uma Prova de Valor (PoV) com Aryaka SD-WAN, conectando sites na Austrália, China, Canadá ao data center nos Países Baixos. Com PoV aprovado, a solução foi implementada em 50 sites mundialmente.
E qual foi o resultado deste projeto?
A seguir, destrinchamos o case e traduzimos em decisões práticas para Profissionais de Compras e times de TI que precisam justificar investimento, rodar RFP e garantir SLA sem sustos. Lembrando que este foi um projeto operacionado e gerenciado por ambos os times Compras e TI.
Até 25% de economia de banda via compressão de dados;
Implantação de sites em dias (antes: meses);
Visibilidade em tempo real de rede e aplicações;
Conectividade estável e confiável, mitigando riscos de performance quando o acesso à internet é não gerenciado.
Por que isso importa para Compras?
O case evidencia como um modelo gerenciado de SD-WAN viabiliza redução de custos (TCO), acelera rollouts globais, e melhora SLA de aplicações críticas, pontos que sustentam business cases de redes para operações distribuída.
Um projeto deste porte, com este nível de detalhes, desenvolve o protagonismo em Compras e motivam demais áreas da empresa a comunicar-se com Compras como consultor de projetos e gestor de etapas estratégicas, ou seja, as áreas deixam de enxergar Compras como “colocadores de pedidos”
Conclusão
O case Vanderlande prova que SD-WAN gerenciada com backbone global não é só “trocar caixinhas de rede”, é destravar crescimento. Quando você encurta tempo de implantação, enxerga a rede de ponta a ponta e entrega estabilidade onde a internet pública falha, todo o ecossistema (operações, logística, supply chain, TI) sente o impacto.
Para Profissionais de Compras, o recado é claro e direto: exijam Prova de Valor, SLAs por camada e telemetria real. Construa um TCO mais inteligente e uma rede à prova de expansão.
Para acompanhar o case na íntegra clique aqui

Texto escrito por Ruy Magalhães
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.







