O pequeno empreendedor começa com poucos recursos financeiros mesmo que ainda tenha uma ideia interessante, almeja iniciar a sua atividade de forma mais devagar até se consolidar no mercado, sem ter que se arriscar.
Empreender é gerar lucro que possa ajudar outras pessoas. Seja com produtos ou serviços, independente do tipo de negócio, o seu cliente busca o antídoto do problema em você.
Os empresários sabem que precisam conhecer novas pessoas, como por exemplo, fornecedores, investidores, clientes, concorrentes, etc., mas também interagir com pessoas que não têm a ver diretamente com o seu negócio para poder no futuro te indicar a outras pessoas.
Elas abrem a sua mente para realizar parcerias futuras essenciais para o crescimento do seu negócio, que se comunicam e trocam informações, interesses e apoio.
Networking é uma rede de contatos onde existe entre duas ou mais pessoas uma partilha de serviços e de informações entre indivíduos com interesse em comum. É importante que exista uma troca, é o famoso: ‘ganha-ganha’. Além disso, ela deve ser enriquecedora para ambos. E deve ser um relacionamento genuíno.
Segundo um estudo da consultoria internacional Robert Half, o e-mail é apontado como o maior canal utilizado para manter contatos profissionais e fortalecer o Networking (50%). Nos três anos anteriores, quem liderava a pesquisa eram as redes sociais. O levantamento indicou também que a maior motivação para o Networking é a possibilidade de se atualizar sobre as novidades e avanços da área de atuação.
Utilize seu Networking. Você tem seus amigos, parentes, colegas de trabalho, Linkedin, Instagram, grupos de Whatsapp e vizinhos que formam sua rede de contatos inicial. Lembre-se sempre que eles te apoiarão quando for preciso.
Para começar o empreendedor precisa criar sua reputação e da sua empresa.
Segue algumas dicas para começar a fazer Networking:
Selecione seus potenciais contatos;
Antes de tudo, ajude o outro;
Seja interessante, interessado e não interesseiro;
Faça trocas com seus contatos com frequência;
Liste seus interesses com esta rede de contatos;
Não queira vender logo de “cara”.
Concluindo, realize o verdadeiro Networking, sem ser interesseiro, mas com o propósito genuíno de conhecer pessoas interessantes, e quem sabe criando laços de amizades?
Não se preocupe com os retornos em curto prazo. De alguma maneira, você fazendo este Networking receberá algo em troca, seja o aumento do seu círculo de amizades, convites para eventos, palestras ou uma ótima oportunidade de negócio ou parceria.
Fazer Network é uma habilidade que proporciona alcançar o sucesso.
Texto escrito por Andréa Greco (originalmente publicado no Linkedin, em 09/05/2019), é Diretora da Alcance Assessoria, com páginas no Instagram @alcance_assessoria & @andreagreco.oficial e é colunista do Café com Comprador.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.
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