top of page

Logística



Conceito:


- Logística: A compra não acaba no pedido emitido. Existe uma parte tão importante que é a logística de distribuição que planeja, executa e controla toda a movimentação e armazenamento de materiais. Nesta etapa do processo é possível entender qual modal será utilizado (terrestre, ferroviário, rodoviário, marítimo ou aéreo) e qual rota será feita, ou seja, qual caminho será percorrido pelo transporte. No caso de serviços, a logística cuida da movimentação de recursos e possíveis equipamentos / materiais, sempre buscando otimizar o tempo com qualidade e segurança.


- Incoterm: Os Inconterms (International Commercial Terms) ou termos internacionais de comércio são cláusulas contratuais aplicadas nas transações de compra e venda internacionais.


Os principais incoterms são:


EXW – Ex Works – Disponível na fábrica do fabricante

FCA – Free Carrier – Fornecedor entrega no local indicado pelo importador

FAS – Free Alongside Ship – Livre e entregue fora do navio

FOB – Free on Board – Livre e entregue a bordo

CFR – Cost and Freight – Custo e frete

CIF – Cost Insurance and Freight – Custo, seguro e frete

CPT – Carriage Paid To – Transporte pago até certo destino

DAT – Delivered at Terminal – Entregue no terminal

DAP – Delivered at Place – Entregue no local combinado

DDP – Delivered Duty Paid – Entregue com impostos pagos


Aprendizado:


- O Brasil é um país muito grande e cada região tem sua particularidade, um transporte que é adequado para uma região não necessariamente é adequado para outra. Cada região tem um tipo de estrada, um tipo de clima, um tipo de

relevo, existem regiões com estrada de terra outras com asfalto, existem cidades com ruas apertadas e outras com avenidas largas, existem rios, florestas, regiões com perigo de violência e vários outros tipos de situações. Uma recomendação forte é não decidir o modal sem conhecer a rota, não decidir o tipo de veículo sem conhecer o caminho a ser percorrido, não decidir o frete sem entender cada detalhe da operação logística.


- Para que um processo de compra internacional aconteça sem imprevistos é fundamental cuidar de cada etapa do processo com cautela, atenção e apoio de um especialista. Jamais uma compra internacional deverá ser feita com urgência ou sem suporte especializado, pois são vários termos, vários detalhes e situações que podem interferir diretamente no sucesso do processo. Um simples erro de documento pode acarretar a entrega errada, o faturamento errado, o frete errado, gerando enormes prejuízos para o contratante.


bottom of page