top of page

Inovação em Compras



Existe material farto na web tratando sobre inovação, quando colocamos nosso foco em inovação para área de compras a quantidade de conteúdo rareia um pouco mas ainda assim existe muito material e geralmente esses conteúdos trazem uma visão de “saltos inovativos” que de forma simplificada significa a capacidade da área de conseguir inovar de forma altamente disruptiva, adotando tecnologias de ponta, automação, IA (inteligência artificial), robotização, etc.


Mas nem todos os materiais irão falar dos passos em direção a esse grande salto que são necessários, como que um atleta de salto em distância que acelera numa corrida antes de realizar o salto em distância ao qual se propõe para ganhar uma medalha, fun fact o recorde mundial de salto em distância atualmente pertence ao americano Mike Powell com a incrível marca de 8,95m, sim é uma distância enorme e a marca foi alcançada em 1991, mais de 30 anos atrás.


Trazendo essa metáfora do salto em distância para inovação em áreas de compras e considerando que os grandes saltos inovativos que mencionei antes como o efetivo salto em distância, é muito importante que você avalie onde sua área de compras está agora antes de tentar um salto. Podemos pensar na corrida em direção ao salto como esses passos menores que a área tem que dar antes do salto inovativo construindo uma base solida de corrida rumo ao salto e vale pensar nessa corrida de base seriam processos como PDM (padronização de materiais), homologação e re-homologação de fornecedores, processo cadastro de fornecedores, processo de cotações, negociar de forma estruturada, criar e manter o BI (business intelligence) da área, fazer spend analisys entre tantos outros processos que tratamos no nosso dia a dia.

Fato é que tal qual um atleta de salto em distância se não prepararmos nossa área para o salto principal, corremos o risco de levar um tombo no meio da corrida ou mesmo na aterrisagem pós salto, novamente trazendo a analogia para nossa área, de nada adianta querer implementar o melhor sistema de robotização de pedidos de compra por exemplo, se a informação é imputada no sistema sem filtro ou sem analise, o robô irá gerar pedidos incorretos na saída.


A área de compras é uma das funções mais importantes em qualquer empresa, independentemente do seu tamanho ou setor de atuação. Essa área é responsável por adquirir os recursos necessários para a operação da empresa, incluindo matérias-primas, suprimentos, equipamentos e serviços.


E como podemos estruturar nossa área nessa corrida rumo ao salto de forma consistente?


Hoje em dia empresas como a Paradigma (https://paradigmabs.com.br/portal-de-compras-solucao-srm360/) oferecem soluções de SRM integradas que podem mitigar todos as dificuldades nos processos de sua área e te ajudar a mapear soluções aderentes a sua necessidade desde o cadastro de fornecedores, até a emissão de pedidos e catálogos de compras, passando por BI, homologação de cadastros e PDM de forma a preparar sua área para o grande salto inovativo que está por vir.


Então essa é uma boa hora pra começar a se preparar com um parceiro como a Paradigma para ganhar todas as medalhas e colher os louros da vitória de ter uma área de compras de ponta em sua empresa.


Escrito por Ricardo Pereira | 10/03/2023

Opmerkingen


bottom of page