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Fornecedores e Clientes Internos: ouvir para evoluir!



Já faz algum tempo que penso em escrever sobre este assunto, afinal graças ao sucesso do nosso fornecedor dentro da organização, podemos medir o nosso sucesso como bons compradores…


Não é difícil ver compradores que se sentam na mesa de negociação com sangue nos olhos, e até aquele velho discurso dos 5% pronto… acontece que hoje em dia não se destaca quem compra por um preço mais baixo, ou até quem consegue o melhor saving, mas sim quem alcança o melhor ROI!!


É verdade, o ROI, famoso retorno sobre investimento, é um velho conhecido dos compradores, e sabemos como é difícil apresentar esses retornos quando o departamento de Suprimentos é obrigado a sobreviver da “economia” ou saving, como queiram chamar.


O que é o ROI?


Definição: ROI é a sigla inglesa “Return Over Investment” que no português seria o RSI ou Retorno sobre investimento, ou seja o quanto estamos ganhando em termos percentuais sobre o valor investido. O objetivo deste indicador é estimar em quanto tempo após dispor de um determinado custo, passaremos a ter algum retorno sobre esse investimento, ou um eventual lucro. Para a realização deste cálculo, precisamos subtrair o valor total de ganho (ou estimado) do investimento inicial e dividir pelo investimento inicial.


Fórmula do ROI em %: (Ganho obtido – investimento inicial) / (investimento inicial x 100)


Aplicação prática: Agora que já entendemos o conceito do ROI, e contextualizamos a fórmula, vamos para uma aplicação prática:


Vamos imaginar que o nosso cliente interno pede que façamos uma concorrência para contratação de um chatbot que substituirá dois colaboradores e funcionará 24 horas por dia e sete dias por semana.


Este robô terá um custo de R$50.000,00 para o seu desenvolvimento, e após isso um custo de manutenção de R$1.000,00 por mês.

O gasto atual é de R$15.000,00 mensais para a contratação de dois colaboradores que fazem este mesmo serviço.


Utilizando a fórmula: R$50.000,00 + R$12.000,00 (gasto anual) = R$62.000,00 (custo + manutenção do robô).


O gasto anterior era de R$180.000,00 anuais (R$15.000,00 x 12 meses), logo o ganho obtido é igual a R$180.000,00 – R$62.000,00 = R$118.000,00.


Então aplicando a Fórmula do ROI (Ganho obtido – investimento inicial) / investimento inicial x 100):


R$118.000- R$62.000/ R$62.000x100 = 47,46% de ROI

Estaríamos então entregando 47,46% de retorno sobre o investimento realizado pela área. Agora que entendemos de forma prática o ROI, passamos também a entender melhor a necessidade do nosso cliente interno, voltamos a nossa atenção não mais para ele, mas sim para o foco dele! É a partir da percepção e da construção dessa maturidade que vamos conectar as duas pontas: o cliente interno com as suas diversas expectativas e as melhores soluções que o mercado pode nos oferecer.


Este tipo de análise se torna possível com uma mente aberta e um olhar atento, reuniões sazonais entre as partes interessadas, e um carinho maior para entender as perspectivas de quem nos demanda.


É verdade que as requisições se multiplicam e a pressão em cima dos profissionais de compras é gigante, isso era assim há 50 anos atrás, e francamente espero que seja assim ainda por mais 50 anos, pois quem escolhe essa profissão permanece nela pelo amor…


Obrigado por compartilhar esse momento, e tomar esse cafezinho com a gente, nos vemos em breve!




Texto escrito por Aron Guerreiro | 21/05/2023, um apaixonado pela área de Suprimentos.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

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