top of page

Farol APX: fechamento do mercado até maio de 2023



Se você é comprador de combustíveis e vem acompanhando as últimas edições do Farol APX, com certeza já deve estar ligado aos principais fatos e tendências do mercado. Neste Farol, buscaremos trazer um resumo das principais notícias, bem como uma revisão do fechamento dos principais itens até o mês de maio.


Então, pegue seu café e bora lá para mais um papo de comprador.


Confira abaixo, as principais variações no mercado interno e externo:



1 - ÓLEO COMBUSTÍVEL

Gráfico 1: variação óleo BPF B1 em 2023 (FOB/NET). Fonte: site Petrobrás / Petróleo Brent – Fonte: Investing.com


O óleo combustível vem seguindo as variações do petróleo convertido em Reais. Com isso, se você negocia este tipo de produto, seja ele: BTE, BPF ou Xisto, você pode monitorar as oscilações do petróleo e montar seu planejamento estratégico e forecast na sua rotina de trabalho. Suprir a Área Técnica com dados e relatórios para tomada das melhores decisões de estoque. Esta orientação é mais direcionada a empresas com alto consumo mensal, para pequenos volumes e abastecimentos esporádicos, não orientamos monitorar com tanto rigor.


Gráfico 2: variação (R$ / %) óleo BPF B1 (FOB/NET) – Fonte: site Petrobrás / Petróleo Brent – Fonte: Investing.com


Acima, para colaborar ainda mais com nossos amigos de compras, apresentamos as variações do BPF B1 junto ao Brent em Reais e percentuais para você consultar se o seu fornecedor está repassando os reajustes corretos à sua empresa. O valor do brent em Reais considera a cotação do barril e PTAX do mesmo dia.



2 – PETRÓLEO

Gráfico 3: Forecast do Petróleo Brent – Elaboração APX.



Gráfico 4: variação Petróleo anual. Fonte: Investing.com



3 – COMBUSTÍVEIS – PREÇO MÉDIO REVENDEDOR (BRASIL) – Jan/22 a Mai/23

Gráfico 5: Etanol Hidratado – Fonte ANP



Gráfico 6: Gasolina Comum – Fonte ANP



Gráfico 7: Diesel S10 – Fonte ANP



Gráfico 8: GLP – GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO – Fonte ANP


Já é possível notar que as últimas reduções nas refinarias estão chegando até o consumidor final, mesmo que de forma tímida, mas está. Devemos sempre optar pelo mercado aberto com menor interferência possível do governo nas empresas privadas, somente assim, teremos um mercado regido pela velha lei da oferta e demanda. Se o posto na equina de casa não repassa a redução, então passamos a abastecer no outro mais próximo que reduziu, assim gira a concorrência de mercado, livre e saudável. Onde os agentes compradores e vendedores se auto regulam.


Espero que este breve resumo das principais variações do mercado de combustíveis seja útil aos amigos de compras e caso precisarem de maiores suportes, fico a disposição para realizarmos um benchmark sobre boas práticas nas aquisições de combustíveis.


Não esqueçam de seguir a APX nas redes sociais e acessar o nosso site, estamos firmes no propósito de levar informação de qualidade ao nosso público.




Texto escrito por Alex Ponce | 07/06/2023, fundador da APX Energy , com página no Instagram @apx_energy_brazil e é colunista do Café com Comprador.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

bottom of page