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Experiência da persona em Compras - foco DO cliente e foco NO cliente



Por muitas vezes o profissional de compras está preocupado e focado nas suas metas de saving, e esquece a experiência do seu cliente interno, voltando toda a sua atenção PARA o cliente, e não necessariamente no foco DO cliente!


“Mas Aron, qual a diferença entre o foco DO cliente e o foco NO cliente?” Ao invés de só explicar no sentido literal das palavras, vamos entender a estrutura de cada forma de trabalho, para gerar um mindset correto do “como fazer”, “por que fazer” e qual o extrato que podemos obter disso!


O foco DO cliente é um conceito antigo, que visa observar o indivíduo, e traz uma terminologia que chamamos de inside-out, ou seja, a visão de dentro para fora... neste tipo de entrega, acontece o que chamamos de “apagar incêndios” ou “colocar o pedido” ...


Exemplo prático: O comprador inicia a jornada pela manhã, abre sua fila de requisições, cota no mercado, solicita a aprovação técnica via e-mail e logo após o primeiro retorno, finaliza a compra e entrega um material/serviço com o preço mais barato que encontrou.


Na interface com o jurídico: não se preocupa em realizar uma validação comercial inicial, e envia o PDF sem ao menos ler o que está escrito no documento.


Na divulgação do vendor list: Abre a concorrência com o primeiro fornecedor que encontrou, sem verificar os níveis de ESG/Compliance, como está a reputação, saúde e viabilidade econômica do fornecedor.


Na validação técnica: Encaminha um PDF sem ao menos ler o que está escrito, apertando a área para fechar a compra o mais breve possível e supostamente “matar a demanda” para poder atender o cliente (etc…).


Podemos observar que, este modelo atende qualquer um, menos a pessoa que está ansiosa, e aguardando de forma veemente aquele e-mail que nunca chega…


Fato é, que ninguém quer ser esse profissional, mas pelas demandas e correria da área no dia-a-dia, às vezes acabamos sendo sem nem perceber… Para driblar essa situação, é importante entender um novo conceito de mercado que ganha força, e é o tema principal de estudo quando se fala em bom atendimento, e excelência, afinal a descrição mais simples e objetiva da “qualidade” é: Cliente satisfeito.


Dito isso, vamos entender abaixo um pouco melhor como funciona o “foco NO cliente”


O conceito de foco NO cliente traz uma visão sucinta e integrada, que visa colocar o cliente interno no centro da decisão informando-o sobre o motivo de determinadas decisões, permitindo que essa pessoa percorra todas as etapas do BID.


Exemplo prático:


  • Reunião de alinhamento inicial: Entrando em contato com o requisitante para passar as expectativas de data, alinhamento de escopo e captação da percepção para negociação;


  • Divulgação do vendor list (Lista de fornecedores): Justificando e entregando uma visão estruturada do porquê a escolha de fornecedor X ou Y, preferencialmente apresentando alguns já indicados pelo próprio solicitante...


  • Homologação dos fornecedores: Destacando neste momento o que cada uma das empresas tem de potencial, as percepções obtidas na negociação, prós e contras;


  • Validação técnica: Ligação rápida para o cliente interno informando o motivo do e-mail e adiantando os principais detalhes que podem ser questionados;


  • Premiação: Realização de reunião com o fornecedor/cliente interno, alinhando objetivos, KPI’s SLA’s e métricas que serão utilizadas para reger a minuta contratual;


  • Reunião final de alinhamento: Balanço da contratação, e feedback com o cliente interno para futuros processos.


Após ilustrarmos os 2 cenários, podemos avaliar que o foco DO cliente, retrata a experiência da persona que está sentada do outro lado da mesa, com expectativas para realização de entregas e resultados obtidos através da compra, e mais do que qualquer explicação técnica, a experiência pessoal que praticamos lendo este texto também é um exemplo genuíno de uma metodologia que não pode ser aplicada como um cálculo ou uma ciência exata, mas pode ser difundida no dia-a-dia, como uma reflexão da principal mensagem que é:


"Coloque-se no lugar de quem está pedindo,

trate essa pessoa como você gostaria de ser tratado,

como se estivesse em em um bom restaurante,

com uma pessoa querida para comer uma especiaria"


Nos despedimos por aqui, e nos encontraremos novamente em breve!




Texto escrito por Aron Guerreiro | 22/07/2023, um apaixonado pela área de Suprimentos.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

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