top of page

Dicas para compras estratégicas de combustíveis



Muitos compradores que trabalham no interior do país, em cidades pequenas e com poucas opções de fornecedores, acabam se deparando com algumas dificuldades de cotar e desenvolver parcerias.


Enxergamos aqui uma oportunidade e buscaremos a partir deste artigo, trazer algumas estratégias que poderão de alguma forma, contribuir com nossos amigos e amigas de compras.


Antes, uma dica importante: procure ler este artigo tomando aquele café esperto, que desperta seu senso cognitivo e te acelera para ser o melhor naquilo que você se propôs a fazer. E lembre-se, isso não significa ser melhor que os outros, mas sim, melhor do que você mesmo, dia após dia. Observação feita, bora lá para mais um papo de comprador.


O mercado de combustíveis, assim como diversos outros, possuem suas regras e legislações específicas. É importante que o comprador procure entender tais normas e obrigações, tanto da parte que compra como da parte que vende. Pois desta forma, além de comprar na melhor opção comercial, você se blinda de problemas com os órgãos reguladores que podem impactar com altas multas e autuações em caso de irregularidades.


Seguem algumas dicas para desenvolver parcerias e buscar sempre aquele saving e/ou custo evitado nas suas negociações:


Desenvolver parceiros sérios e que trabalham dentro das normas:


Este é o ponto inicial na homologação de um novo fornecedor, onde você solicita a documentação para cadastro e também realiza consultas junto às áreas internas da empresa responsáveis por avaliar se aquele fornecedor está dentro dos requisitos mínimos da política da Cia. Este processo é fundamental e poderá evitar muita dor de cabeça no seu dia a dia. Exemplo: seu faturamento mensal com combustível é de um milhão de reais e o fornecedor, através da documentação disponibilizada, apresenta um faturamento de cem mil reais. Será que ele terá estrutura para lhe atender? Pense nisso.


Nunca dependa de apenas um fornecedor:


Já ouviu aquele ditado? Se você tem dois, na verdade tem um, se você tem um, na verdade não tem nenhum. Isso porque, o comprador, assim como em várias outras áreas de nossas vidas, se faz necessário contar com opções. E esta é a peça chave desta dica. Tenha no mínimo duas opções de compras homologadas para te atender. Claro que quanto maior o número de parceiros, melhor, porém, vale atenção à próxima dica.


Mantenha um histórico de compras ativo com seus parceiros:


Se você só cotar com um fornecedor e nunca realizar uma compra, com certeza ele perceberá que está sendo usado para tomada de preço e consequentemente irá te abandonar. Por isso, nesta dica, orientamos os compradores a manter um fluxo de compras diversificado. Mesmo que os players dois e três tenham preços maiores, é fundamental mantê-los por perto, pois nunca se sabe até quando você poderá contar com o fornecedor um.


Relacionamento é fundamental:


Esteja sempre próximo do seu fornecedor. Mantenha contato e busque explorar o máximo de informação e benefícios que ele possa propor à sua empresa. Aquela época do vendedor correr atrás do comprador já não existe mais. Após a pandemia do Covid-19 as cadeias de suprimentos foram muito prejudicadas e um novo mercado se apresenta aos compradores. É fundamental se adaptar as mudanças o mais rápido possível.


Se você gostou dessas dicas, acesse o site do Café, lá você encontrará diversos artigos elaborados com muito carinho e atenção. Nosso objetivo é criar conteúdo genuíno de qualidade, sempre prezando pela transparência do dia a dia do profissional de compras.


Acreditamos que compartilhar é o melhor método para aprendermos mais e assim, estar sempre prontos às mudanças do mercado. É necessário se antecipar, aprimorar, ser estratégico e apresentar resultados.


Seja eficiente, não eficaz. Ser eficiente é realizar a demanda com menor tempo e recurso possível. Já eficaz, é realizar a tarefa não tendo como base o melhor uso do tempo e recursos, seja financeiro ou humano.




Texto escrito por Alex Ponce | 24/07/2022, fundador da APX Energy , com página no Instagram @apx_energy_brazil e é colunista do Café com Comprador.

bottom of page