De ponta a ponta



Conceito:


End to End ou R2P Request to Pay: Pode-se chamar de modelo ponta a ponta, onde o comprador cuida da demanda desde a criação/ “nascimento” até o pagamento. Como principais etapas, pode considerar o Cadastro de fornecedores, Processo de homologação e avaliação de fornecedores, Requisição de compra, cotação, pedido de compras, minuta contratual, recebimento físico e fiscal, acompanhamento dos serviços, lançamento de notas fiscais e pagamento.


Como vantagens de um processo ponta a ponta, pode-se considerar um ganho enorme na eficiência do processo, pois existirá um acompanhamento desde a criação da requisição, qual fonte de fornecimento será utilizada, qual preço será pago, como será o frete ou execução do serviço, como e quando será a entrega, quando será o pagamento até o acompanhamento final do processo, depois disso faz-se uma análise de lições aprendidas para melhorar na próxima compra.


Aprendizado:


Seria muito bom se todos os compradores pudessem participar do processo end to end de tudo que se compra, um comprador eficiente precisa ao menos conhecer o processo completo de demanda que vai conduzir.





Ao conhecer bem as etapas, a aplicação do material, a execução do serviço, o porquê da compra, o porquê da escolha técnica, o comprador estará mais preparado para atuar nas etapas seguintes como negociação, fechamento da compra, emissão da minuta contratual, acompanhamento da entrega e pagamento.


A chance de acontecer algum erro em uma compra é muito menor quando o comprador tem a consciência do processo end to end e atua com visão de dono em todas as etapas.



Texto escrito por Douglas Marques Ferreira