top of page

Comprador formiga? ahhh não....


Ontem seu estava escutando uma conversa de uma formiga e uma borboleta.


Foi mais ou menos assim:


Borboleta: Oi formiga, tudo bem? Como você está?

Formiga: Oi borboleta, estou muito bem e você?

B: Estou bem, estou trabalhando muito em um projeto disruptivo, e você o que tem feito?

F: ahh eu estou feliz da vida, estou estudando em uma escola muito legal.

B: sério, e o que você aprende lá?

F: aprendo andar em fila, atrás de outras formigas, aprendo buscar alimento por aí e levar para o formigueiro, lá tem uma Rainha grande, linda, enorme, engraçada que fica o dia todo não fazendo nada, é muito legal.

B: sério mesmo?

F: sim, ontem por exemplo, eu aprendi a voltar para a fila caso eu me perder... é incrível, é só observar o que a formiga da frente está fazendo e fazer igual... o professor é fantástico, ele que me ensinou isso.

B: e o que mais você aprende lá?

F: ahh, eu aprendo a acreditar que o que ensinam lá é diferente, pois o professor é descolado, conta piada, fala da vida dele, e quando sobra tempo ele dá aula.

B: nossa... e como você entrou nessa escola?

F: ahh, todo mundo estuda lá, eles tem cadeiras coloridas e lindas.

F: você deveria estudar lá também.

B: melhor não, um dia te explico o porquê, hoje você não vai entender.


Eu fiquei pensando sobre isso e pensei em perguntar para a formiga o nome dessa escola, mas fiquei com vergonha, imagina algum amigo meu me vendo falar com uma formiga... vai achar que eu enlouqueci.


Pensei em seguir a borboleta para entender esse tal projeto disruptivo, mas ela voou rápido e foi embora, talvez porque ela tenha muito trabalho, afinal produzir conteúdos disruptivos deve ser bem difícil e deve dar muito trabalho.


Enfim, segui em frente mas com esse assunto na cabeça... será que existe mesmo essa escola?!


Não deve existir...deve ser mentira da formiga.


Eu não vejo a hora de reencontrar essa borboleta para perguntar  qual projeto ela está trabalhando.


E você comprador, está andando atrás do outro comprador na sua frente? Está estudando na escola da formiga?


Ou está buscando ser disruptivo?


Tenho escutado, desde o começo desse ano, um tal de cargo chamado “Success Manager”, ou seja, profissionais orientados para aumentar o valor entregue ao cliente, o que será isso? Ruptura de funções? Outro dia mesmo, em reunião com um professor pesquisador amigo meu, comentamos sobre o rumo do cargo “gerente de compras”, hoje em dia a demanda das áreas, empresas e mercados apontam para a necessidade de atuar como gerente de relacionamento com clientes internos e fornecedores, uma espécie de gestor de relacionamento... mais uma ruptura? Acredito que sim!


O profissional disruptivo precisa estar sempre atento, ser flexível para se adaptar as novas necessidades, ser polivalente para entender o que a empresa espera, o que o cliente espera (seja cliente externo ou interno), o que o mercado espera, saber onde buscar as informações necessárias, saber trabalhar o conteúdo do que vai gerar valor e finalmente saber vender aos stakeholders.


bottom of page