top of page

Premissas básicas para os Compradores após a crise!


Existe alguma instrução que me permita me transformar em um PROFISSIONAL DE COMPRAS preparado para o futuro?


Claro que não, no entanto, deixo aqui quatorze premissas básicas que você deve considerar para continuar atualizado no médio prazo:


1- REAJA! Se você acha que com o que faz, e como fez até agora, como profissional de COMPRAS, poderá continuar trabalhando no futuro, questione-se, pois o mundo mudou para todos nós, incluindo para a nossa profissão!


2- SEJA PROATIVO! Assuma a situação e tome a decisão de mudar e se transformar, não espere que outra pessoa tome a decisão por você; depende de você a escolha, de estar atualizado em Compras, ou tornar-se obsoleto!


3- ESTEJA ATENTO! Milhares de coisas estão acontecendo no mundo de Compras, especialmente neste período de crise, a disciplina está mudando. Leia, forme-se, participe, investigue, questione... Hoje há muita informação circulando e disponível de maneira gratuita. Aproveite-a!



4- ROMPA O MODELO! As atividades que você realizou em Compras até o momento serão feitas por softwares; portanto, só resta a você: agregar valor, inovar, ser um agente de mudança e contribuir para a cadeia de suprimentos com uma postura ágil, flexível e permanentemente adaptável!


5- SUPERE AS BARREIRAS! Não continue fazendo as coisas “porque sempre foi feito desse jeito”, levante-se e vá até o diretor e mostre a ele que você é mais que um digitador e que você pode tornar a empresa mais lucrativa gerenciando estrategicamente a cadeia de fornecimento, vá em frente, sem medo!


6- DEMONSTRE! Com fatos e dados que os processos de compras podem ser simplificados e que vão além da área de Compras, argumente com números, mostre que a empresa pode ser mais lucrativa com uma melhor gestão da cadeia de suprimentos.


7- RECURSIVIDADE. Agora, mais do que nunca, a crise veio para aflorar a desconfortável dependência de certos produtos ou mercados. Então, desenvolva seu mercado local, procure alternativas, você ficará surpreso com tudo o que ele tem a oferecer!


8- GANHA-GANHA. Construa e promova relacionamentos mutuamente benéficos com seus fornecedores, faça deles parceiros, apoie-os em seu desenvolvimento, guie-os para que eles se transformem e possam acompanhar sua transformação, respeite-os, você depende 100% deles.


9- EMPODERE-SE! Agora que você é um protagonista na contingência, assuma o poder de sua posição e reivindique seu reconhecimento profissional, acredite em quem você é, e faça com que sua empresa o perceba como um profissional de Compras e que seu processo é um pilar de maior lucratividade de sua empresa .


10- GANHE UM LUGAR! Trabalhe duro para merecer um lugar na mesa de decisão estratégica da sua empresa, ganhe! E não o desperdice; contribua, gere valor, gerencie e lidere a transformação digital da cadeia de suprimentos.


11- F5. Atualize-se! Você começará a ouvir sobre; Metodologias Ágeis, Scrum, Design Thinking, etc. Vamos lá! Estude o que é, para que serve, como é usado, incorpore-o ao seu DNA, capacite-se! elas serão algumas das ferramentas que você deve dominar para um novo padrão de atuação na cadeia de suprimentos.


12- NETWORKING. Aproveite este momento para cultivar, construir, gerenciar, alimentar e expandir sua rede de contatos profissionais, especialmente em Suprimentos. Existem várias associações, Thinktanks, referências locais e globais que manterão sua mente ativa sobre as últimas novidades em Suprimentos.


13- CULTIVE-SE! Como os softwares realizarão as atividades transacionais, o nosso valor agregado será em habilidades sociais (persuasão, resiliência, negociação, autocontrole, pensamento analítico, resistência à frustração, orientação ao cliente, empatia etc.), cultive-os! pois eles serão pelo menos 50% do seu valor agregado!


14- A ESTRATÉGICA NÃO É TERCERIZÁVEL. Embora as máquinas venham a assumir parte de nossas funções, o Strategic Sourcing não é externalizável, permanecendo nas empresas, então trabalhe duro para ser estratégico e não transacional!


| Artigo publicado no Boletim Semanal CPOpress No. 360 em 20/05/2020 | El seminario de las compras |


Texto gentilmente cedido por:



bottom of page