Rosângela está saindo de casa, despedindo de sua filhinha que está indo para o Colégio e diz: Bom Trabalho, Mamãe! Rosângela sorri, mal acaba de dizer ‘Boa Aula, minha Filha” e seu telefone toca. Ela atende e do outro lado está o responsável pela Produção que em tom brusco já diz: “Estamos todos aqui parados aguardando os componentes prometidos para hoje as 6h da manhã. Hoje será impossível terminar o Pedido para nosso principal cliente e acho que você vai ter muita dificuldade em dizer ao nosso Diretor quem irá assumir este frete aéreo”.
Com um sorriso no rosto, apesar do seu colega não poder enxergar, Rosângela calmamente explica:
“Sim, estou ciente. Mas ontem no final do dia já encaminhei as embalagens para nosso fornecedor e ele irá terminar a produção dos componentes. Então completará o pedido na sua fábrica. Como o atraso foi devido ao problema no equipamento de injeção, ele está assumindo o transporte diretamente para nosso cliente.
O Responsável pela Produção agradece e elogia o empenho em solucionar um caso que parecia perdido.
Uma das características do comprador pró ativo é justamente esta, conhecer todo o fluxo operacional, o que se passa no fornecedor, qual a origem dos materiais, quais os gargalos possíveis e já se antecipar a todo tipo de solução.
Quando você está no Departamento de Compras, é fundamental manter o equilíbrio entre as áreas operacionais e financeiras. Se você busca apenas materiais “Low Cost”, corre o risco em desabastecer a produção e se você quer a excelência operacional, pode prejudicar muito o resultado econômico. E o mais apaixonante nesta balança, é que o ponteiro está colocado em uma empresa terceira, um fornecedor de materiais, que possui “vida própria”, atende outras empresas como a sua, muitas vezes até mesmo seus concorrentes. E Como fazer para que este fornecedor mantenha a prioridade no teu atendimento? Simples, Entregue-se a esta Profissão, seja curioso, analise e tente desenvolver soluções para todos os riscos possíveis. Se a produção da sua empresa precisa produzir 1.000 peças e a capacidade produtiva é de 100 peças por dia, o nível de estoque mínimo precisa ser de 100 peças todos os dias. Não vai adiantar o fornecedor entregar 500 peças no terceiro dia e 500 peças no sétimo dia. Não adianta o fornecedor dizer que está fazendo o máximo esforço em te atender. Seja Sempre Pró Ativo e entenda que o comprador representa o fornecedor na empresa e por esta razão, é sim, o responsável se as coisas estão indo bem ou não. Não se omita, não seja passivo e procure sempre fazer parte das soluções. A forma como você será reconhecido pelo trabalho irá te surpreender.
Em uma outra empresa, um caso parecido ocorreu e a compradora ao receber a ligação, respondeu de imediato que já tinha enviado vários e-mails ao fornecedor, que não aguentava mais as falhas que esta empresa cometia, que não sabia mais o que fazer e que iria ligar novamente naquela mesma hora. Daria um retorno “imediato” ao chefe da produção. Desligou o telefone e pensou: “Hoje vai ser mais um dia daqueles”.
Faça a pré inscrição do curso gratuito:
A Arte de Ser Comprador. Envie e-mail para: mauroferraztreinamento@gmail.com ou preencha o formulário, clicando aqui!
Texto escrito por Mauro Ferraz | 30/09/2022, CEO da Mauro Ferraz - Treinamento Empresarial.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.
Comments