Como se destacar na plataforma Gupy?



Muitos profissionais sentem muitas dúvidas nos preenchimento dos campos nos sites de vagas de empregos, hoje trouxe um artigo (01 de Abril de 2022) que a Gupy escreveu para ajudar seus candidatos em boas práticas para aplicarem as oportunidades.


Leia abaixo este rico artigo:


No Portal de Vagas da Gupy você encontra vagas nas maiores empresas do Brasil e para participar dos processos seletivos dessas empresas, é só se cadastrar na nossa plataforma.


O primeiro passo é cadastrar o seu currículo na Gupy. Porém, essa é uma etapa que pode gerar muitas dúvidas.


Vale lembrar que você não precisa carregar um arquivo com o seu currículo na plataforma, você pode optar por cadastrá-lo manualmente. Além disso, não precisa se preocupar com a aparência desse documento, o mais importante são as informações contidas nele.


Sabendo disso, hoje decidimos te trazer as principais dicas para cadastrar o seu currículo na Gupy e tirar o melhor proveito da nossa plataforma.


Antes de tudo, o que você deve fazer



1. Pesquise sobre as vagas que você quer ocupar


O primeiro passo para elaborar o seu currículo é pesquisar sobre as vagas que você deseja se aplicar.


Quando encontrá-las, analise a descrição das funções e os requisitos, depois observe se há coisas em comum entre elas.


Anote essas informações, pois elas são importantes para filtrar quais experiências são importantes para o cargo que você almeja.


2. Foque na vaga que você mais quer


Na Gupy você só pode ter um currículo, portanto, faça o currículo pensando no cargo que você mais deseja ocupar e edite as experiências que serão relevantes para essa função.


Isso não impede que você se aplique em outras vagas que também te interessam. É apenas porque, como no momento só damos suporte a um currículo, é importante você fortalecer suas chances.



4. Escreva no idioma da vaga


A Gaia processa o encaixe, ou match, entre o texto da descrição da vaga e do seu currículo, e ela não faz tradução simultânea! Assim, você aumenta suas chances de ser considerado como tendo bom encaixe com a vaga se escrever seu CV no mesmo idioma. Isso garante que você não se prejudicará.


Não se preocupe com jargões e termos comuns que usamos amplamente em inglês, porque eles têm sentido em todos os idiomas. Apenas mantenha o texto base no mesmo idioma da vaga.


Dicas importantes sobre o conteúdo e forma do currículo


1. Escreva de forma objetiva


Tenha objetividade no momento de escrever o seu currículo e as suas funções.


Foque em descrever o que for relevante para a vaga, como as ferramentas que você utilizava, as atividades que fazia e outras informações relevantes, de forma clara e objetiva.


2. Filtre as experiências que irá adicionar no currículo


Como já foi abordado em outros artigos, você não deve contar todo o seu histórico profissional no currículo, como muitos pensam. Pelo contrário, esse documento deve ser objetivo.


Então, reflita sobre todas as suas vivências e formações, anote-as e faça isso juntamente com a análise dos cargos que deseja trabalhar.


A partir dessas informações, filtre as experiências que são mais relevantes para o cargo. Você pode fazer isso da seguinte forma:


  • Selecionar as experiências relacionadas diretamente com o cargo;

  • Depois, escolher as vivências que demonstram habilidades importantes para a vaga, mesmo que não estejam totalmente relacionadas com a função.


Por exemplo, para alguém que quer se aplicar a uma vaga de recepcionista e que já fez curso de teatro e oratória, pode ser interessante adicionar essas duas experiências, mesmo que elas não estejam totalmente relacionadas ao cargo.


Isso porque os dois cursos ajudaram a desenvolver habilidades de comunicação que são essenciais para quem quer trabalhar na área.


Aproveitando bem os campos de cadastro da Gupy


1. Coloque cursos que foram mais extensos como formação acadêmica


Existem algumas formações que podem te deixar na dúvida sobre onde colocar ou, até mesmo, se ela pode ser adicionada.


E a resposta é sim, desde que ela esteja relacionada com a vaga. Então, se desejar adicionar cursos extensos, optativas da faculdade ou outras vivências não tão tradicionais, adicione-os nas formações acadêmicas.


2. Cite experiências relevantes, mesmo que tenham sido informais


Experiência não é só um trabalho formal com carteira assinada, e talvez nem esteja relacionada com trabalho, ela pode ser um curso, trabalho voluntário, uma matéria optativa na faculdade etc.


Sendo assim, não se limite a citar apenas exemplos de trabalhos formais que você já teve, também cite exemplos relevantes, mesmo que tenham sido informais ou experiências que não foram adquiridas em um emprego.


3. Descreva ferramentas, programas, sistemas e técnicas


Quando for falar sobre projetos ou descrever as atividades que você fazia, nunca se esqueça de citar ferramentas, programas, sistemas e técnicas que fizeram parte dessas vivências.

No lugar de falar que você liderou um time de produto, fale que você fez um roadmap de produto usando método de caminho crítico e vision tree.


4. Cite exemplos


No currículo, concentre-se em mostrar o que você já fez e não falar o que você sabe fazer. Sempre cite exemplos de situações em que a sua habilidade apareceu.


Ao invés de falar que você tem habilidades de gestão, que tal citar situações em que isso apareceu, ou mostrar cursos que você fez, palestras que deu e ferramentas de gestão que possui experiência? Isso deixa seu currículo muito mais completo.


5. Adicione vivências importantes no final do currículo


Talvez você tenha experiências que não se enquadram em nenhum lugar, porque não são tão tradicionais, mas que fizeram a diferença para a sua formação profissional ou te ajudaram a desenvolver uma habilidade muito importante.


Nesses casos, não deixe de citar essas vivências e coloque-as no final do currículo.


Aumente suas chances de importar seu currículo com sucesso para a Gupy


1. Formate o currículo em uma coluna única


A Gaia, nossa inteligência artificial, consegue ler melhor os currículos com apenas uma coluna, duas colunas podem dificultar no momento da leitura e organização das informações, porque elas podem se misturar ou se sobrepor no momento que são extraídas. Esse detalhe pode facilitar a leitura pelo sistema ;)


Por isso, prefira faze