Como são as etapas de um processo seletivo



Quem é Andréa Greco?



Atuo com recrutamento e seleção desde 2004, comecei a trabalhar em agências de emprego, fazendo triagem de currículos, convocando para entrevistas e realizando dinâmicas de grupo, aplicações de testes psicológicos, técnicos, cases, hunting, atuei com Projetos de Jovem Aprendiz, Programas de Estágio e Trainee, além de estar ajudando a equipe de treinamento nas integrações de novos colaboradores.



Eu como recrutadora quis dar a devida atenção a todos os candidatos que caiam na minha mão. Até porque.....


"Empatia acima de tudo!"


"O Recrutador de hoje pode ser o

desempregado de amanhã"


Sempre fui elogiada em todas as empresas que atuei pelos candidatos, é assim até hoje quando eles me veem aqui no LinkedIn. Orgulhosa? Talvez, mas meu papel foi cumprido por dar um feedback, mas vamos por partes, falarei sobre isso neste artigo.


Como inicia um processo seletivo?


Primeiro de tudo recebemos a vaga do gestor interno da empresa (Job Description) ou seja, a descrição de um cargo. De acordo com a Gupy:


Um bom job description é essencial para atrair os candidatos com melhor fit para a sua empresa, pois é nele que os profissionais poderão ver os benefícios, salário e diferenciais da organização, além das informações essenciais sobre as exigências para o exercício da função.


Tudo começa aí!!! Um perfil claro e objetivo, um verdadeiro raio X do profissional que a empresa precisa.


Como é o processo de recrutamento?


Começamos com a divulgação em diversos meios (sites, indicações, grupos de WhatsApp, LinkedIn), recebemos os currículos e fazemos o filtro dos melhores currículos.


E a Seleção, como funciona?


A seleção é a etapa daquela triagem citada acima dos candidatos que mais chegam próximos ao perfil da vaga, escolhemos em torno de 10 candidatos para avaliação do nosso gestor interno.


Este é o momento que o recrutador/selecionador vão aplicar alguns testes já conhecidos cases, testes, vídeo currículo, dinâmicas e entrevistas presenciais ou online.


Você sabia que existem outros tipos de recrutamento?


Recrutamento externo: é a busca pelo profissional no mercado.


Recrutamento interno: seleção dos colaboradores da empresa, através de uma avaliação de desempenho.


Recrutamento misto: quando a empresa divulga a vaga para os públicos: internos e externos.


Recrutamento às cegas: recrutamento que analisa apenas as competências dos candidatos, sem saber: nome, gênero, idade, localização, por onde o candidato se formou.


E dentro do Recursos Humanos temos vários cargos, você sabia?



Vou te explicar alguns cargos que nós temos no Recrutamento e Seleção:


Business Partner


Traduzindo significa “Parceiro de negócios”, ele nada mais nada menos do que um consultor interno, gerando um bom relacionamento entre os setores internos da empresa.


Headhunter