top of page

Como fazer Networking de qualidade?



Networking (Net = Rede | Work = Trabalho) é uma rede de contatos profissionais para a troca de experiências, negócios, informações e fortalecimento de oportunidades através dos relacionamentos.


Não adianta adicionar todo mundo, se apresentar no Linkedin ou distribuir seus cartões de visitas em eventos. Para desenvolver uma boa rede de contatos profissionais, lembre-se que quantidade não é melhor do que qualidade. Escutar e focar sua atenção em pessoas que podem agregar no futuro, sejam parceiros de negócios, fornecedores ou clientes.


O que alguns profissionais disseram sobre o Networking?


Andréa Cordoniz: Oi querida Andrea Greco. Faço networking nas redes sociais, encontros presenciais e participação em eventos. Amo estar com pessoas, ouvir suas histórias e trocar ideias.


Lais Vargas: Não forço nada, então não tenho uma técnica ou ações específicas. Pra mim o mais importante é não fazer algo forçado, senão parece que o networking é falso ou um fardo.


Geisa Luz: Andrea Greco para estabelecer um networking primeiro identifico alguma afinidade de valores, da profissão ou admiração pelo trabalho desenvolvido.


Simone Lopes: Andrea Greco Oii tudo bem? Eu gosto de ler tudo o que minhas conexões escrevem , vou interagindo, e com os comentários vou conhecendo outras pessoas, alguns saem do LinkedIn e vão pro Zap, e depois café e por aí vai, gosto de caminhar assim.


Edivania Monte Castilho: Costumo fazer postes umas duas vezes na semana, repasso vagas quase que diariamente, comento nos postes que me identifico, participo de lives, webinários, e assim vou fazendo meu networking.


Contatos sem interação com outras pessoas são apenas: contatos. Isso não significa ter o e-mail do presidente de uma grande empresa que ele irá visualizar ou responder.



Afinal quem não é visto, não é lembrado.



VÁ A LUTA! CONSTRUA SUA REDE!


Anote algumas dicas para fazer um Networking de qualidade:


1) Seja interessante e não interesseiro. É uma relação de troca, você não pode pensar em benefícios próprios, mas também o que tem a oferecer. Se eu quero uma vaga me adiciono a Gerente de RH e envio meu Currículo, não faça isso! Tiro no pé. Demostre o seu interesse na empresa, no conteúdo desta profissional na rede, ela ficará contente com seus comentários e quem sabe abrir seu anexo?!


2) Faça uma lista de pessoas que você gostaria de conhecer. Eu faço anualmente uma lista das pessoas interessantes para fazer contato, na maioria das vezes gosto de desvirtualizar, tomando café, eventos ou até mesmo um happy hour;


3) Sites que divulgam eventos como o Sympla e o Everbrite, procure pelas palavras chaves o título ou área desejada, palestras, conferências, cursos e outros eventos ajudam na construção do networking, busque um relacionamento com pessoas novas, ao invés de se manter em grupos conhecidos;


4) Seja generoso (a) ajude as pessoas;


5) Você é tímido? Encontre um amigo em comum para te apresentar em eventos, foque primeiro em uma pequena rede de contatos online e prepare alguns assuntos e histórias que possam ter ajudar em iniciar uma conversa. Aproveite o Coffee Break;


6) Agradeça sempre;


7) Só depois disso tudo, peça ajuda.



Minha experiência com o Networking



Conheci muitas pessoas através do Linkedin, profissionais incríveis que agregam muito conhecimento a Rede.


Como eu faço Networking?

  • Mostre interesse na pessoa em que você quer conhecer;

  • Seja interessante. O que você pode contribuir?

  • Networking é uma via de mão dupla;

  • Faça uma lista de pessoas interessantes que gostariam desvirtualizar;

  • Não tenha medo!

  • Interaja nos posts, agregando sempre conhecimento;

  • Participem de palestras, congressos, workshop, etc.

Gosto tanto de desvirtualizar que criei um Evento chamado Conecte-se: Clique aqui!


É um evento de Networking que agrega muito conhecimento ao público, com vários palestrantes, trazendo momentos descontraídos de interação "face to face".


Não perca: Dia 27 de outubro de 2022 - Univeritas - Flamengo - RJ, e o tema deste ano é "Aprendizagem contínua"



Te espero lá!





Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

bottom of page