top of page

Como as programações (financeira, de dados, tempo e contratos) podem beneficiar sua vida



Esses tempos discutem-se muito qual é a importância como diferentes níveis podem facilitar seus conhecimentos, busca por resoluções e de tomadas de decisão em questões mais complexas. Mesmo que estejam de formas e modelos diferentes, uma programação é muito benéfica para se adaptar ao seu comportamento. Não que seja uma regra imodificável e imutável a partir de hoje, todavia eleva a sua rotina em uma melhor performance fazendo com que seu dia seja produtivo.


A programação não limita-se no tempo. Apesar do costume antigo da pessoa criar uma rotina de tarefas para preparar o dia seguinte, está no comportamento do indivíduo para imprevistos sua melhor maneira de testar o quanto está preparado para fazer seu dia produtivo. Um dia com poucas atividades não significa ruim em termos financeiros, talvez tenha fluidez em uma venda que signifique equilibrar toda a semana a sua gestão de contas, mas lembre-se que o dia produtivo de um comprador ou profissional que tenha uma gestão de tempo apertada, possui muitas atividades, ele precisa tratar o horário e os níveis de prioridade com criatividade e inteligência. Aí está mais uma competência: disciplina.


A programação financeira está na organização de pagamentos, recebimentos, investimentos e financiamentos. Se o mês/semana teve bons resultados, haverá recursos para investir, caso contrário será necessário usar meios de financiamento como cartões de crédito, cheque especial, empréstimos, dívidas, reservas, outros recursos para arcar com a diferença. Muito cuidado! A reserva de emergência serve para situações momentâneas e de aperto, após a quitação parcial ou total das dívidas, é necessário a reprogramação para acumular novamente a reserva de emergência que será muito importante para o futuro. Poder-se-á utilizar novamente a partir da conclusão do acúmulo e efetivação desse objetivo.


Muitas informações podem prejudicar o funcionamento de aparelhos, máquinas e periféricos. Se seu computador, notebook, smartphone estiver com a memória cheia, está na hora de rever a memória armazenada. Existem meios para que esse problema não prejudique seu tempo: back-ups frequentes, armazenamento de documentações em nuvem, salvar itens no Google Drive ou em outras plataformas, talvez o uso de pen-drives se precisa lidar com documentos em cartório ou de acesso digital, um cartão de memória extra, talvez um aparelho (computador, celular), etc. Os dados não podem significar um problema para sua vida se não souber lidar com eles. Faça de qualquer programação uma aliada para sua rotina profissional.


E, enfim, a programação de contratos que está muito próxima da área de compras/vendas. É necessário não haver atrasos em compromissos. Sabendo que essa responsabilidade é delimitadora de suas atividades, uma dica é adiantar o relógio em 10 minutos, talvez um pouco mais se acha compreensível. Essa estratégia é para você chegar antes da hora marcada e talvez até causar uma impressão diferenciada dependendo do caso. Um profissional visionário e estratégico sabe que precisa lidar com qualquer pressão com equilíbrio, disciplina e desenvoltura. Esteja preparado para as reuniões praticando-as no espelho, em um intervalo do trabalho, um local reservado, pratique. Não tenha vergonha em se preparar para o momento de acertar uma reunião que poderá significar o seu sucesso na área de negócios.


Nasça pronto, esteja pronto, como se fosse dar uma entrevista para uma emissora em primeira mão. Claro que a vestimenta não fala mais alto que sua capacidade profissional, todavia o conjunto da obra também posiciona-lhe um incentivo para quem assiste passar a mensagem de confiança, responsabilidade e determinante para fazer com que a outra parte aceite suas condições. O melhor esquema de se fazer comprar é ser comprado, é saber como sua compra/venda possui condições e propriedades para determinar que essa também é a programação de quem assina o contrato. Mais significativo que ter a certeza de saber se posicionar é a identificação de que assiste e concorda com seu movimento. Ouse querer saber. Isso também beneficiar a sua rotina profissional.




Texto escrito por Thales Kroth | 20/06/2022, colunista do Café com Comprador.


bottom of page