Como a sua imagem influencia o seu perfil profissional?



São comportamentos que você interage no âmbito social é a imagem que as pessoas veem você. Pode acontecer no ambiente profissional entre seus colegas, seu líder imediato e seus subordinados.


Pode ser nas sociais, a sua interação e postura. Alguns profissionais já foram desligados da empresa por um mal comportamento nas redes sociais, falam mal das suas empresas, colegas de trabalho ou até mesmo posicionamento preconceituosos. Por isso, é bom ficar em alerta, pense duas, três vezes antes de escrever uma publicação que pode ser ofensiva ou que possa causar danos a uma determinada empresa ou profissional.



Você: Uma Marca de Sucesso


Conversei com a Consultora de imagem Gilka Ferreira, ela fala sobre Etiqueta Social, Dress Code, Consumo Consciente e Sustentabilidade. Ajuda pessoas a "empoderarem" sua Imagem e alcançarem seus objetivos, de forma consistente e assertiva, sempre utilizando a neurociência.


Imagem Pessoal e Aparência, são coisas diferentes e distintas.


A imagem pessoal é a perspectiva que temos a nosso respeito, segundo a nossa autoimagem, e será a mesma que as pessoas terão de nós. Isso inclui tudo que está ligado em como nos apresentamos e principalmente como nos vestimos.


Tudo em nossa Imagem fala e comunica. É nosso marketing pessoal.


A Imagem se compõe em três pontos: aparência, linguagem corporal e expressão facial.


A imagem pessoal, não se trata de beleza,

posição social, título ou roupas.

Se trata de quem você é…

E, como isso é mostrado!


A aparência é a mensagem que transmitimos na imagem pessoal. É a nossa comunicação e apresentação. Quando estes pontos não são autênticos, somos ignorados. Não somos atraentes.


A sua veste, fala, o tom de voz, gestos, os acessórios, maquiagem (entre outros elementos), comportamentos e hábitos, crenças, o modo como caminha, tudo fala sobre você. Isso é a aparência. Está ligado à sua imagem pessoal.


Tudo isso são elementos que compõe a sua marca pessoal.


A Imagem Profissional não bem estruturada, afeta diretamente a carreira profissional.


Além do comportamento, hábitos, posturas, ética, conhecimentos, habilidades e competência. A credibilidade significa que uma boa imagem pessoal passa por transmitir confiança. É aí, que construímos a dualidade e credibilidade da imagem.


O ponto mais importante de tudo isso, é saber como estão os pilares da imagem pessoal. Quais são eles: o autocuidado, autoestima, autoconfiança, autoaceitação e autovalorização. Sem estes pilares estabelecidos e cuidados a imagem pessoal não se sustenta e não terá consistência.


A imagem pessoal nada mais é do que buscar transmitir as suas qualidades através de elementos mais visuais.


Por isso é importante para o profissional ter uma imagem comunicativa e muito bem definida, Aliada claro, ao conteúdo. Várias pesquisas já comprovaram, o conteúdo não se sustenta sem a imagem e vice-versa.


A construção da imagem pessoal é feita diariamente e com investimento em autoconhecimento.


Questione-se constantemente: como as pessoas me veem? Estou passando a mensagem correta da minha imagem? Transmito confiança e credibilidade?


Respondendo a todas perguntas acima referidas, com frequência e sinceridade, o progresso acontece e os objetivos são alcançados.


Para quem está no mercado de trabalho é essencial construir uma imagem positiva e assertiva. Isso inclui a aparência correta (dentro de sua autenticidade e essência, respeitando o Dress Code do local e momento) e manter uma conduta clara, ter um bom relacionamento interpessoal e saber se portar nas situações é imprescindível. Contudo é primordial que a imagem a ser transmitida seja coerente com seus atos e valores.


Como construir uma boa imagem profissional?


  1. Tenha uma boa e fiel aparência;

  2. Entenda seu estilo e o que te favorece;

  3. Cuide dos Pilares da Imagem pessoal;