top of page

Carta Aberta a Sociedade Brasileira


Escrito em: São Paulo, 16 de Março de 2021

Publicado em: São Paulo, 24 de Março de 2021


Infelizmente só caiu minha ficha quando o médico me chamou e disse que eu estava com quase 70% do pulmão esquerdo comprometido. Por pouco tempo consegui chegar a um cateter de oxigênio... por pouquíssimo tempo. Depois de mais de um ano de isolamento eu me contaminei...

Sim! eu sou um dos 11 milhões de brasileiros que pegou Covid, infelizmente mais de 278 mil pessoas morreram. (Números em 15/03/2021).


1-) Qual a proposta desse texto?


Eu não vim aqui xingar o Bolsonaro, nem insultar o Doria, muito menos o Lula e o STF. Até porque não resolve nem melhora.


Eu venho aqui sugerir união por um Brasil melhor.


Antes de eu ser internado, passei por hospitais que não tinham mais capacidade para aceitar nenhum paciente, vi pessoas morrendo nos corredores, isso tudo eu sendo beneficiário de um bom plano de saúde, imagina o sistema público, é só passar em frente a qualquer hospital público que é possível ver pessoas na rua agonizando esperando um milagre, eu vi isso, vi esses dias, e não foi 1 ou 2 hospitais, foram uns 4.

Fora os que eu não vi. A TV tem dados mortíferos a vontade pra quem quiser se aprofundar nesse tema.


Como dito acima, não quero e nem acho inteligente discutir partido político mas sim relembrar que temos um sistema político aqui no Brasil, e que esse modelo não atende mais a nossa sociedade.


2-) Porque o modelo atual quebrou?


Quando eu comento sobre o sistema quebrado, posso listar alguns exemplos, excepcionalmente trarei 3 pontos que são os mais falados na mídia hoje:


  • COVID 19: O imposto de renda que pagamos tem pouco ou quase nenhum retorno estruturado. Precisamos de um projeto que estimule esse dueto, imposto e renda, conversarem e voltarem para ajudar a sociedade. O Brasil tem forte capacidade industrial, agro, farmacêutica, e mais dezenas de segmentos. Um modelo correto traria receita suficiente para equilibrar a balança além de reduzir sonegações. Hoje no mínimo precisaríamos de insumos e atendimento hospitalar planejado desde 2019 quando já se sabia do potencial do Corona Vírus e ainda mais chegando ao país que tem muitas mortes de infarto, pneumonia, diabetes, câncer entre outras.


  • Lockdown: Os impostos que os empregadores pagam são de inviabilizar muitas médias e pequenas empresas. Precisamos ter um projeto que ao menos incentive as empresas a contatarem mais pessoas, assim reduziria o desemprego, melhoraria a economia e por conseqüência atrairíamos mais investidores pra cá, haveria muito mais crescimento, definitivamente um cenário melhor para os empreendedores, menos pirataria e informalidade, mais PIB! Quem sabe fundos de emergência... Hoje no mínimo precisaríamos de um cenário de poder de “grana” para que fosse possível fazer um lockdown “pago” por recursos públicos.


  • Sistema corrupto: Políticos sem preparo, ministros e principais cargos públicos indicados sem critério técnico, nenhuma gestão clara por resultados, pacote salarial acima do tolerável.


Hoje o brasileiro não quer mais isso, sem polarizar, sem polemizar, sem extremismo, sem exageros... Hoje precisaríamos no mínimo de um constituição atualizada e moderna. Ficha limpa, obrigatória, regras e exigências para candidaturas, exigência de projetos qualificados. Isso tudo seria um primeiro degrau de vários outras avaliações, reportes e monitoramento por parte da sociedade perante aos políticos, além de revisão das grandes estruturas de staff e pacotes salariais. Ahh e fora imunidade, roubou - cadeia na hora!



3-) Tem jeito?


Sabe aquele discurso: “Vou melhorar a saúde, as rodovias, o transporte, os empregos, a educação, etc...” ? Não adianta nada porque de 4 em 4 anos os projetos são abandonados e novos projetos são iniciados, isso rasga dinheiro e não da continuidade sustentável.


Então identifico aqui 2 vertentes sobre um único ponto, a Educação. Sim a Educação! Então vamos ignorar aquele ditado que um governo não quer pessoas bem educadas para que não seja incomodado?


Essa é a questão! Não vamos ignorar esse ditado porque é verdade!


- Vertente 1-) Porque Educação?


Consulte os países com melhores avaliações de educação no mundo.

Agora cruze com os países que têm melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, entra nessa equação a saúde, renda e também a educação)


Então é correto afirmar que: Nos países que as pessoas estudam mais, tem melhor salário e melhor saúde? sim é correto.


E se cruzarmos com um dado horroroso que é a Corrupção, pois bem vamos ver, parece o contrario... praticamente um mapa se sobrepõe ao outro, então é correto dizer que:


Nos países que as pessoas estudam mais, tem melhor salário, melhor saúde e menos corrupção de políticos? sim é correto.







Estou gostando disso, e se juntarmos nessa conta o percentual de PIB (produto interno bruto, dinheiro produzido pelo país em determinado período) e índice de expectativa de vida da população, indicador muito utilizado em análises de performance de países?


O resultado não poderia ser outro, onde as pessoas estudam mais, vivem melhor, escolhem melhor seus governantes, tem mais renda (melhores salários), comem melhor, tem mais saúde, vivem mais, e o país por consequência tem um PIB bem maior e com os políticos menos corruptos investem melhor o dinheiro arrecadado.






- Vertente 2-) Educação


Se fizermos uma última análise, de países que iniciaram a vacinação ou se organizaram primeiro, podemos tomar óbvias conclusões, e foi esse o principal e o verdadeiro ponto que me chamou a atenção para escrever essa carta.


Até isso os países que educam melhor suas crianças e jovens saem na frente! tem acesso a vacina com mais planejamento e eficiência, e daqui para frente, cada um ache o culpado que quiser por esse caos na província Brasil.

4-) Quais opções temos?


Penso eu que todos que chegaram até aqui já leram ou escutaram a tal frase mágica: “Seu voto é sua arma” mas se não nos educamos, usaremos a arma de forma errada, e é esse o ciclo desde 1.500 d.C (depois de Cristo). Então teremos problemas aqui nesse tópico.


E como a Educação vai resolver isso?

Se as escolas públicas dependem da máquina corrompida?

Se as escolas particulares custam caro e atendem perto de 7% das crianças e jovens?

Então teremos problemas aqui nesse tópico.


E aqui nesse tópico, o que vem pela frente?

Vamos lá.. se você leu até aqui, dá pra mudar!!!

Acredite!!! me ajude por favor!!!


Que tal nós unirmos em prol da Educação?

Não podemos ficar esperando ajuda, ninguém vai ajudar.


Isso pode começar primeiro por nós mesmos, estudarmos um pouco mais a cada dia, entender a fundo tudo e qualquer tema para que possamos contribuir de forma mais efetiva e principalmente pensando no nosso País!


Que tal investirmos e incentivarmos nossas, vossas, tuas crianças, adolescentes e jovens a se aprofundar nos estudos?


Que tal criar um país focado em conteúdo construtivo e abandonar extremos?


Abandonar polarização, não importa quem será o presidente, importa que ele deverá ter uma equipe muito boa, que fiscalizada pela sociedade e com regras novas de atuação, nos entregarão tudo que nós estamos buscando.


5-) Quem pega na enxada?


Não cabe hipocrisia aqui de pedir ajuda ao Legislativo, Judiciário e Executivo, porque queremos mesmo é cuidar da base, dos que vão trabalhar lá um dia e vão reformular tudo, do jeito que a sociedade quer, precisa e merece!


Então quem vai resolver?


Todos nós, eu posso, você pode, sua família pode, seus amigos podem. Vamos?


Só basta uma única coisa: UNIÃO pelo Brasil.


Quem não quer um país melhor?


Senhores inteligentes da mídia econômica que profetizam que o Brasil vai quebrar, que seremos a Venezuela, coitados dos venezuelanos que não tiveram condição de se unir antes da ruína, ajudem o Brasil, ensinem as pessoas a se educarem para tomar melhores decisões. Nos deem conteúdo, nos ensinem, assim pensaremos melhor!


Senhores empresários, usem sua experiência para fazer coisas produtivas e boas para todos da cadeia, não olhem apenas para seu negócio, olhem para o futuro, vocês podem nem estar lá., então a hora é agora.

Nos deem expertise, conteúdo, assim teremos mais chance!


Senhores advogados, vocês possuem um diferencial na mão, o conhecimento de vocês. Temos brilhantes profissionais espalhados pelo país que poderão assumir com maestria as lideranças jurídicas desse país e quem saiba, convencer as vossas majestades (eles acham que são) do STF (Supremo Tribunal Federal), a saírem de lá também.


Se eu xingar aqui, eles irão mandar me prender. Brincadeira a parte, nos ensinem noções judiciais, deem conteúdo para educar o país, vamos colocar a sociedade a par das leis, obrigações, deveres, direitos.


Enfim, dessa forma teremos muito mais segurança para analisar o que acontece com o país e podendo avaliar, cobrar ou até mesmo bater palmas, porém saberemos o que estamos fazendo.


Imprensa, dê um tempo!

Logo vocês terão verbas de patrocínio de volta do governo.

E vem cá!! Vocês já propuseram algum valor na mídia de comunicação para eles?

Ou continuam apenas soltando matérias e matérias focadas em pânico nacional?

Que tal um projeto de ensino na TV aberta?


Olha ai, eu já conheci professores que fariam de graça isso, e nem precisaria de um estudo especifico e detalhado que exija tempo e dinheiro, pode ser em qualquer cantinho, porque esses guerreiros professores tem em sua grande maioria, amor de verdade pela profissão e por ensinar pessoas, eles trabalham em condições complicadas, em troca de um salário geralmente baixo.


Fica dica! vai lá, propõe isso ao governo, duvido que eles não botam uma grana aí..

Ficar tentando derrubá-lo faz mal ao país, mesmo que seja Lula ou Bolsonaro, Doria ou demais políticos.


Logo mais a nova geração da política vai chegar e vocês terão que se adaptar, senão poderão perder milhões de patrocínio para outras mídias mais modernas e inteligentes.

Fica a dica novamente!


Forças armadas e polícia, o país apoia todos vocês, nós gostamos de vocês, quem não se sente seguro quando está perto deles?


Logicamente temos alguns casos isolados de pessoas de mau caráter que comete racismo e abuso do poder (pra esses tem que ser cadeia e punição), mas a grande maioria deles são ótimos profissionais e muito bem preparados para nos defender.


Não me orgulho da história do leite condensado superfaturado de vocês, e vocês também não devem se orgulhar do desvio de mais de 240 bilhões da saúde na época que a esquerda governava.


Minha posição é de quem rouba 1 ou 1 milhão, adotem a prática japonesa. (Lá os políticos que roubam cometem suicídio), mas aqui no Brasil, no novo formato proposto ficarão muitos anos na cadeia.


Faço parte da profissão comprador, temos tentando prover conteúdo relevante e genuíno para todos os profissionais brasileiros, ajudando a cuidar melhor do dinheiro, a tomarem melhores decisões, mas precisamos de ajuda.


Venham nos ajudar vendedores, financeiros, RHs, vamos capacitar o jovem Brasileiro para que eles arrumem o que precisamos lá nos 3 poderes, com uma educação na base, na raiz!


Eu poderia listar aqui mais umas 30/40 profissões porém o texto ficaria muito grande e acho que já passei a ideia.


Importante ressaltar que as profissões aqui foram usadas apenas para exemplificar a grande proposta de mudança de atitude e pensamento em massa.


Eu respeito todos os profissionais do Brasil, admiro a coragem e a determinação de todos que produzem para um país melhor, por isso proponho UNIÃO em prol de um país melhor.


Se chegaram até aqui realmente tem interesse nessas ideias, me ajudem com isso, faça isso chegar em milhões de brasileiros e vamos agir.


O país tem solução!


Chega de ver pessoas morrendo de COVID, e de outras doenças que não são divulgadas.


Chega de aceitar o Sistema, chega de baixar a cabeça pra isso.


Chega de desemprego, de contas altas, de multas, de fome, de roubos.


Chega de polarização! Eu imploro, chega!


É possível parar de brigar por direita e esquerda!

Até porque a maioria dos que brigam, não possuem argumentos estruturados e fundamentados para isso, e nem estudaram para obter.

Temos que ser uma coisa apenas! temos que ser unidos! temos que ser BRASIL.


Por que nas antigas copas do mundo a gente conseguia torcer junto, mesmo tendo jogadores de vários times diferentes e muitos deles adversários aqui no país?

Mas quando se juntavam arrebentavam juntos e em prol do Brasil, porque existia respeito, existia patriotismo! Vamos trazer isso de volta!!!


Sabe, uma vez um cidadão inglês escreveu críticas ao governo monarca, publicou e obteve engajamento de muita gente, sabe o que a Rainha Elizabeth fez?

Convidou ele para um chá no Palácio de Buckingham, para conhecer melhor suas opiniões.

Muitos falaram que ela fez isso para calar o jornalista e atrair ele para o conceito da Monarquia, calando milhões de comentaristas de ar condicionado, a Inglaterra mais tarde considerou algumas ideias do reclamante nas suas formas de governar, modernizando algumas coisas e popularizando ainda mais a Monarquia ao se aproximar mais das pessoas e das ideias das pessoas.


Não quero que o Brasil seja monarquia, muito menos tomar um chá com o presidente!


O que eu quero é espalhar essas ideias para termos um país melhor para todos.


Faço isso com isenção partidária, sem custo nem lucro, por amor, por esperança, por ideal.


Quem ama o Brasil e acredita venha comigo, quem não quiser por favor respeite essa ação.


Atenciosamente,


bottom of page