Carta Aberta a Sociedade Brasileira


Escrito em: São Paulo, 16 de Março de 2021

Publicado em: São Paulo, 24 de Março de 2021


Infelizmente só caiu minha ficha quando o médico me chamou e disse que eu estava com quase 70% do pulmão esquerdo comprometido. Por pouco tempo consegui chegar a um cateter de oxigênio... por pouquíssimo tempo. Depois de mais de um ano de isolamento eu me contaminei...

Sim! eu sou um dos 11 milhões de brasileiros que pegou Covid, infelizmente mais de 278 mil pessoas morreram. (Números em 15/03/2021).


1-) Qual a proposta desse texto?


Eu não vim aqui xingar o Bolsonaro, nem insultar o Doria, muito menos o Lula e o STF. Até porque não resolve nem melhora.


Eu venho aqui sugerir união por um Brasil melhor.


Antes de eu ser internado, passei por hospitais que não tinham mais capacidade para aceitar nenhum paciente, vi pessoas morrendo nos corredores, isso tudo eu sendo beneficiário de um bom plano de saúde, imagina o sistema público, é só passar em frente a qualquer hospital público que é possível ver pessoas na rua agonizando esperando um milagre, eu vi isso, vi esses dias, e não foi 1 ou 2 hospitais, foram uns 4.

Fora os que eu não vi. A TV tem dados mortíferos a vontade pra quem quiser se aprofundar nesse tema.


Como dito acima, não quero e nem acho inteligente discutir partido político mas sim relembrar que temos um sistema político aqui no Brasil, e que esse modelo não atende mais a nossa sociedade.


2-) Porque o modelo atual quebrou?


Quando eu comento sobre o sistema quebrado, posso listar alguns exemplos, excepcionalmente trarei 3 pontos que são os mais falados na mídia hoje:


  • COVID 19: O imposto de renda que pagamos tem pouco ou quase nenhum retorno estruturado. Precisamos de um projeto que estimule esse dueto, imposto e renda, conversarem e voltarem para ajudar a sociedade. O Brasil tem forte capacidade industrial, agro, farmacêutica, e mais dezenas de segmentos. Um modelo correto traria receita suficiente para equilibrar a balança além de reduzir sonegações. Hoje no mínimo precisaríamos de insumos e atendimento hospitalar planejado desde 2019 quando já se sabia do potencial do Corona Vírus e ainda mais chegando ao país que tem muitas mortes de infarto, pneumonia, diabetes, câncer entre outras.


  • Lockdown: Os impostos que os empregadores pagam são de inviabilizar muitas médias e pequenas empresas. Precisamos ter um projeto que ao menos incentive as empresas a contatarem mais pessoas, assim reduziria o desemprego, melhoraria a economia e por conseqüência atrairíamos mais investidores pra cá, haveria muito mais crescimento, definitivamente um cenário melhor para os empreendedores, menos pirataria e informalidade, mais PIB! Quem sabe fundos de emergência... Hoje no mínimo precisaríamos de um cenário de poder de “grana” para que fosse possível fazer um lockdown “pago” por recursos públicos.


  • Sistema corrupto: Políticos sem preparo, ministros e principais cargos públicos indicados sem critério técnico, nenhuma gestão clara por resultados, pacote salarial acima do tolerável.


Hoje o brasileiro não quer mais isso, sem polarizar, sem polemizar, sem extremismo, sem exageros... Hoje precisaríamos no mínimo de um constituição atualizada e moderna. Ficha limpa, obrigatória, regras e exigências para candidaturas, exigência de projetos qualificados. Isso tudo seria um primeiro degrau de vários outras avaliações, reportes e monitoramento por parte da sociedade perante aos políticos, além de revisão das grandes estruturas de staff e pacotes salariais. Ahh e fora imunidade, roubou - cadeia na hora!



3-) Tem jeito?


Sabe aquele discurso: “Vou melhorar a saúde, as rodovias, o transporte, os empregos, a educação, etc...” ? Não adianta nada porque de 4 em 4 anos os projetos são abandonados e novos projetos são iniciados, isso rasga dinheiro e não da continuidade sustentável.


Então identifico aqui 2 vertentes sobre um único ponto, a Educação. Sim a Educação! Então vamos ignorar aquele ditado que um governo não quer pessoas bem educadas para que não seja incomodado?


Essa é a questão! Não vamos ignorar esse ditado porque é verdade!


- Vertente 1-) Porque Educação?


Consulte os países com melhores avaliações de educação no mundo.

Agora cruze com os países que têm melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, entra nessa equação a saúde, renda e também a educação)


Então é correto afirmar que: Nos países que as pessoas estudam mais, tem melhor salário e melhor saúde? sim é correto.


E se cruzarmos com um dado horroroso que é a Corrupção, pois bem vamos ver, parece o contrario... praticamente um mapa se sobrepõe ao outro, então é correto dizer que:


Nos países que as pessoas estudam mais, tem melhor salário, melhor saúde e menos corrupção de políticos? sim é correto.







Estou gostando disso, e se juntarmos nessa conta o percentual de PIB (produto interno bruto, dinheiro produzido pelo país em determinado período) e índice de expectativa de vida da população, indicador muito utilizado em análises de performance de países?


O resultado não poderia ser outro, onde as pessoas estudam mais, vivem melhor, escolhem melhor seus governantes, tem mais renda (melhores salários), comem melhor, tem mais saúde, vivem mais, e o país por consequência tem um PIB bem maior e com os políticos menos corruptos investem melhor o dinheiro arrecadado.






- Vertente 2-) Educação


Se fizermos uma última análise, de países que iniciaram a vacinação ou se organizaram primeiro, podemos tomar óbvias conclusões, e foi esse o principal e o verdadeiro ponto que me chamou a atenção para escrever essa carta.


Até isso os países que educam melhor suas crianças e jovens saem na frente! tem acesso a vacina com mais planejamento e eficiência, e daqui para frente, cada um ache o culpado que quiser por esse caos na província Brasil.

4-) Quais opções temos?


Penso eu que todos que chegaram até aqui já leram ou escutaram a tal frase mágica: “Seu voto é sua arma” mas se não nos educamos, usaremos a arma de forma errada, e é esse o ciclo desde 1.500 d.C (depois de Cristo). Então teremos problemas aqui nesse tópico.


E como a Educação vai resolver isso?

Se as escolas públicas dependem da máquina corrompida?

Se as escolas particulares custam caro e atendem perto de 7% das crianças e jovens?

Então teremos problemas aqui nesse tópico.


E aqui nesse tópico, o que vem pela frente?

Vamos lá.. se você leu até aqui, dá pra mudar!!!

Acredite!!! me ajude por favor!!!


Que tal nós unirmos em prol da Educação?

Não podemos ficar esperando ajuda, ninguém vai ajudar.


Isso pode começar primeiro por nós mesmos, estudarmos um pouco mais a cada dia, entender a fundo tudo e qualquer tema para que possamos contribuir de forma mais efetiva e principalmente pensando no nosso País!


Que tal investirmos e incentivarmos nossas, vossas, tuas crianças, adolescentes e jovens a se aprofundar nos estudos?


Que tal criar um país focado em conteúdo construtivo e abandonar extremos?


Abandonar polarização, não importa quem será o presidente, importa que ele deverá ter uma equipe muito boa, que fiscalizada pela sociedade e com regras novas de atuação, nos entregarão tudo que nós estamos buscando.


5-) Quem pega na enxada?


Não cabe hipocrisia aqui de pedir ajuda ao Legislativo, Judiciário e Executivo, porque queremos mesmo é cuidar da base, dos que vão trabalhar lá um dia e vão reformular tudo, do jeito que a sociedade quer, precisa e merece!


Então quem vai resolver?


Todos nós, eu posso, você pode, sua família pode, seus amigos podem. Vamos?