top of page

CADASTRANDO MATERIAIS PDM (PADRÃO DESCRITIVO DE MATERIAL)

PDM  (Product Data Management) ou Padrão Descritivo do Material ou Gerenciamento de dados de Produtos, em síntese nada mais é do que garantir que um cadastro de material que está sendo solicitado tenha todas as especificações necessárias para que o comprador vá ao mercado e consiga adquiri-lo de forma correta.


Através do PDM é  possível organizar, armazenar e compartilhar informações importantes sobre os materiais usados na produção de produtos.


Como exemplo, imagine uma biblioteca onde cada livro é um material necessário para fabricar um produto, o PDM é como o sistema de catalogação dessa biblioteca, tornando fácil encontrar e atualizar informações sobre cada material.



FICHA TÉCNICA DO PRODUTO: No PDM, é possível criar fichas técnicas detalhadas para cada material utilizado na fabricação de um produto. Essas fichas incluem informações como descrição, fornecedor, características técnicas e instruções de uso.

CONTROLE DE VERSÕES: Digamos que uma empresa esteja usando um tipo específico de metal para fabricar um componente. Se uma nova versão desse metal for lançada, o PDM permite atualizar facilmente o cadastro do material, garantindo que todos na equipe tenham acesso à versão mais recente


RASTREABILIDADE: Em caso de problemas de qualidade ou recalls, o PDM fornece uma trilha de auditoria completa, permitindo rastrear a origem de cada material utilizado em um produto específico. Isso é crucial para garantir a segurança e a conformidade regulatória.

GESTÃO DE FORNECEDORES: O PDM também pode ser usado para armazenar informações sobre os fornecedores de materiais, como detalhes de contato, histórico de pedidos e desempenho de entrega.







BENEFICIOS:

Melhora na qualidade do produto ; garante que todos  estejam trabalhando com as mesmas informações atualizadas

Redução de custos: otimiza o processo de produção e a cadeia de suprimentos, o que pode levar a reduções de custos

Melhoria na gestão da cadeia de suprimentos: ajudar as empresas a gerenciar seus fornecedores

Maior conformidade regulatória: ajudar a cumprir as regulamentações referente a segurança do produto, rastreabilidade



CONSIDERAÇÕES:

O PDM facilita a gestão de relacionamentos com os fornecedores e a tomada de decisões de compra mais informadas.

Com o PDM de cadastro de material, as empresas podem otimizar seus processos de produção, reduzir erros, garantir a qualidade dos produtos e melhorar a eficiência geral.


E para este processo cada material deve ser criado um código para que seja possível ter histórico daquele processo ajudando a área de compras a ter base line de preços, para que o time de gestão de estoque possa dimensionar a quantidade a ser adquirida e para que o Almoxarifado possa identifica-lo, armazena-lo e quando necessário entregar aos seus usuários.


Escrito por:



댓글


bottom of page