top of page

Agenda do comprador de Diesel para abril/23



Na virada do mês de março para abril de 2023 teremos importantes mudanças na composição de custo do óleo diesel no cenário nacional.


Além do regime monofásico do ICMS, teremos também o aumento da mistura do biodiesel no diesel B, dos atuais 10% para 12%. Ambos os itens impactarão o custo do diesel para cima.


Sabendo do forte impacto que as alterações do ICMS e biodiesel causarão aos consumidores na virada do mês, a Petrobras correu para reduzir o preço do diesel “A” em suas refinarias, dias antes da vigência de tais aumentos. E, de acordo com a janela de importação daquela semana, havia espaço para tal redução.


Com base nisso, a APX Energy decidiu criar este artigo para que os compradores fiquem bem informados e não sejam pegos de surpresa. Afinal, profissionais que acompanham o Café com Comprador e a APX, estão sempre bem informados.


Confira abaixo um resumo prático e objetivo sobre o tema. Boa leitura!


1. DIESEL A: Redução nas refinarias Petrobras


Na quinta feira, 23 – o diesel nas refinarias Petrobras teve uma redução média de 18 centavos por litro.


Considerando a mistura atual de biodiesel (10%), na prática, os consumidores deveriam receber de seus fornecedores uma redução média de 0,162 centavos no diesel B, aquele já com a mistura do biodiesel. Porém, esta não é a realidade de muitos consumidores pelo país. Por isso, a importância de contar com empresas especializadas na área.


2. IMPOSTOS: Compradores terão um alívio com fim do PMPF


A partir de abril teremos uma excelente novidade aos compradores de óleo diesel, pois aquele fantasma do PMPF com alterações quinzenais será coisa do passado. Assim como, cálculos burocráticos nas negociações interestaduais, pois cada estado fazia sua “bagunça” no tocante a alíquota de ICMS e divulgação do temido PMPF (preço médio ponderado final).


Temos então, um grau a menos de complexidade na gestão dos preços, a cada nova variação dos demais itens do óleo diesel no Brasil.


3. BIODIESEL: Aumento da mistura de b10 para b12


Assim como o regime monofásico do ICMS, o aumento da mistura do biodiesel no diesel A também entrará em vigor em abril. Aprovado em março pelo governo, o % de b100 terá um avanço gradual até atingir os 15% nos próximos anos.


E você comprador de diesel, na empresa em que trabalha, já sabe o impacto que o b12 representará no seu custo final? E somando as 3 alterações citadas: Refinaria, ICMS e Biodiesel, já previu isso à sua diretoria? Esse report seria interessante para tomada de decisão sobre estoques.


CONCLUSÃO


Teremos mudanças significativas no mercado de óleo diesel nos próximos dias, em que alguns dos principais itens do seu Cost Breakdown serão alterados, entre eles o ICMS e o Biodiesel. Considerando a redução na refinaria de -0,18 centavos por litro, entra a necessidade de computar e calcular todos estes dados a fim de orientar e munir de informações a gestão da empresa e, com isso, tomar a melhor decisão no tocante a gestão dos estoques da Cia. E na sua visão, devemos virar o mês com os estoques altos ou baixos?


Para saber esta e outras respostas, acompanhe a APX Energy Brazil no site e nas redes sociais. Aqui você fica por dentro de tudo o que rola no mercado de óleo diesel no Brasil e no Mundo. As informações contidas aqui, são de origem pública e os dados como cálculos entre outros fatores seguem a lógica de mercado, não representando nenhuma informação sigilosa da Petrobras ou de qualquer outra Cia do mercado.




Texto escrito por Alex Ponce | 26/03/2023, fundador da APX Energy , com página no Instagram @apx_energy_brazil e é colunista do Café com Comprador.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

bottom of page