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7 Habilidades que são Fundamentais para quem Trabalha na área de Compras



No cenário empresarial dinâmico, compradores desempenham um papel crucial na eficiência das operações, impactando diretamente nos resultados das empresas e diante dos desafios do cotidiano, algumas competências são fundamentais


Da resiliência à capacidade de negociação, essas habilidades não só enfrentam obstáculos, mas também otimizam processos e garantem uma gestão de compras eficaz e o desenvolvimento continuo do comprador, contribuído para ter uma visão estratégica.


1 - Resiliência

Manter a resiliência significa adaptar-se rapidamente e encontrar soluções criativas para superar essas situações, garantindo que o processo de compras não seja comprometido, pois para enfrentar desafios inesperados o comprador vai encontrar obstáculos como interrupções na cadeia de suprimentos, mudanças repentinas nos preços ou crises econômicas.


Exemplo prático:

Um fornecedor enfrenta problemas de produção, a resiliência permite buscar alternativas prontamente para manter a continuidade das operações.



2 – Criatividade e tecnologias

Ser criativo, pensar fora da caixa, onde envolve a busca por novas fontes de fornecimento, a implementação de estratégias de negociação inovadoras ou a otimização de processos internos, onde a 

tecnologia é uma aliada ao comprador, automatizando processos, pois agilizam processos e melhoram a eficiência, onde adotar novas tecnologias pode resultar em economia de tempo e recursos


Exemplo prático:

Encontrar maneiras criativas de consolidar pedidos, você pode obter descontos volumosos, reduzindo os custos de aquisição, além de avaliar atividades operacionais e automatiza-las para focar ainda mais em processos estratégicos.



3 - Analises de dados e visão de mercado

Permite ao comprador se antecipar as demandas futuras da empresa, realizando uma análise dos dados, criando cenários, pois analisando dados de vendas, históricos de compras e tendências de mercado, é possível fazer previsões precisas sobre os produtos e serviços necessários


Exemplo prático:

Evitar excessos de estoque por uma dispobilidade maior no mercado ou falta de produtos, otimizando os recursos financeiros da empresa ou reduzido o risco de desabastecimento


4 - Atenção às regras de compliance:

A conformidade com as regulamentações é essencial em compras e conhecer as políticas e normas onde você está trabalhando e seguir as regras de compliance evita riscos legais e reputacionais e fundamental


Exemplo prático

Garantir que os fornecedores contratados sigam padrões éticos e ambientais contribui para a integridade da empresa.


5 – Gerenciamento de Riscos

A gestão de riscos envolve identificar, avaliar e mitigar possíveis ameaças ao processo de compras. Isso pode incluir riscos relacionados à cadeia de suprimentos, variações cambiais ou mudanças nas regulamentações.


Exemplo prático:

Realizar um acompanhamento financeiro de forma periódica para os fornecedores, além de ter um processo de gestão de terceiros implementado garantindo que os fornecedores estão pagando devidamente seus funcionários



6 - Conhecimento em Strategic Sourcing & Negociação

Com uma abordagem estratégica para otimizar os processos de compras, indo além do simples custo do produto, pois realiza uma análise profunda da cadeia de suprimentos, identificação de oportunidades de redução de custos e desenvolvimento de parcerias estratégicas, onde as habilidade de negociação são fundamentais para colocar em prático as análises realizadas em busca de obter condições favoráveis nas negociações.


Exemplo prático:

Implementar práticas de Strategic Sourcing resulta em uma cadeia de fornecimento mais eficiente e resiliente, tendo uma visão da categoria, ajudando na mitigação de riscos de desabastecimento, apoiando na tomada de ação do comprador para realizar negociações de forma antecipada.



7 - Aprendizado contínuo

O ambiente de compras está em constante evolução e estar aberto ao aprendizado contínuo, acompanhando novas tendências, tecnologias e estratégias de compras, mantém você competitivo. Participar de cursos, workshops e conferências é uma maneira eficaz de se manter atualizado e aprimorar suas habilidades ao longo do tempo.


Exemplo prático:

Utilizar ferramentas de IA para ajudar a gerar insights, analisar mercados, trazer resumos de notícias de categorias e possíveis riscos, para que sejam incluídas clausulas importantes em contratos que fazem mais sentidos, tornando o processos mais simples e objetivo.





Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.



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