365 dias de novas oportunidades




Estamos ainda em 2021, acompanhando a economia voltando aos trilhos do crescimento, porém, é certo que ainda iremos passar pela fase de alta da inflação. Especialistas dizem que a alta faz parte do efeito da pandemia, onde a produção em diversos setores parou (lembram do efeito oferta X demanda?), e que gradativamente, à medida que o processo da cadeia volte a funcionar como um relógio, suprindo as demandas de todos os segmentos.


Acompanhamos o rápido desenvolvimento e adaptação de setores como tecnologia, logística, varejo (e-commerce), que enxergaram já no início da pandemia inúmeras oportunidades.


Como foi o desafio dos compradores durante esse período ? Alguém arrisca ?


Trabalhando de casa, acumulando atividades de colegas que foram desligados, uma pressão imensa para renegociar contratos, condições de faturamento/pagamento, preços e prazos, ao mesmo tempo fidelizar com fornecedores, para garantir o abastecimento.


Têm também aqueles que tiveram de retornar ao escritório, mesmo sem estar vacinado ? Encarando transportes lotados, correndo o risco de se contaminar e levar o vírus para seu maior bem, sua família ?


Os colegas da área da saúde, imaginem o que eles passaram para comprar os produtos essenciais para garantir uma assepsia adequada de ambiente, equipamentos para tratamentos, remédios, entre tantos outros itens indispensáveis na área…


Os que atuam nas empresas de logística, cada vez mais exigida para buscar soluções e diminuir o tempo de entrega das mercadorias, vivendo ameaças constantes de paralização…


E os mais afetados negativamente, da turma do turismo, varejo, eventos que foram duramente atingidos.. ? Realmente não foi fácil, não está sendo fácil, não é?


Não podemos nos esquecer dos colegas que se contaminaram, foram hospitalizados e tratados e estão aí para contar história, mas temos tantos outros que não tiveram a mesma sorte. Meus sentimentos a todos que se foram ou perderam colegas, amigos, parentes.


E tantos outros colegas que perderam seus empregos durante esse período e que ainda não se recolocaram. Alguns até passam por dificuldades.


Não poderia esquecer de mencionar os colegas que trabalham atualmente, mas vivem condições muito ruins (chefia difícil, salário baixo, com acúmulo de funções, ambiente tóxico…)


Como eu li em um post outro dia: “Não estamos no mesmo barco! Estamos na mesma tempestade e em condições diferentes!”


Esses dias eu li um post inspirador da Simone Lopes, que falava do saldo positivo em 2021, que aos 57 anos, encerra 2021 realizada em um novo emprego, numa empresa com ambiente humanizado e acolhedor.


Em um evento organizado pelo Douglas Marques Ferreira e outros grandes feras eu guardei na memória algumas mensagens que me tocaram, então, somando o aprendizado adquirido nesse evento, com o post da Simone, mais o rico conteúdo de tantas outras palestras oferecidas pela empresa que trabalho e somada à riqueza de informações fornecidas por outros eventos que participei, compartilho com vocês:


  • Ewertton Gonzaga: Pare de Reclamar: Reclamar é clamar por algo 2 vezes. Foque no que precisa ser feito, não se preocupe com o que os outros vão falar. Ninguém paga as suas contas;


  • Marcelo Gomes: Administre o seu tempo: Aprenda a diferenciar o Importante do Urgente. Cuide da sua Saúde, esteja ao lado da sua Família e depois foque no Trabalho;


  • Fábio Marques: Atenda bem o seu cliente (Sorriso na voz, cordialidade, empatia, escuta ativa). Antes de começar o seu dia, agradeça, seja grato por mais essa oportunidade;


  • Carlos Eduardo Nascimento: Tenha um sonho! Vá atrás, acredite em você e não desista diante do 1º obstáculo. Ninguém disse que seria fácil;


  • Simone Lopes: Acredite em você todos os dias e dê o melhor de si em tudo que faz. Corra atrás, planeje suas ações e deixe em algum local a vista para não perder o foco, exclua os invejosos e afaste-se de gente negativa. Se você tem uma religião, ore muito!


  • Busque informações sobre comunicação síncrona e assíncrona, para organizar seu dia de trabalho e não se enrolar com diferentes canais de comunicação;


  • Ajude alguém, um colega, um amigo. Nem que seja apenas para ouvi-lo;


  • Ligue para alguém que você não fala há muito tempo. Reestabeleça conexões, pratique o networking, é grátis;



  • Precisando de ajuda, não espere a bomba estourar, fale com seus pares, gestor. Mais cabeças juntas pensam melhor do que uma.


2022 vai ser bem agitado, principalmente por ser um ano de eleição, então reflita sobre o lado que deseja estar, se o A ou B, C…, evite discussões ideológicas, mas se achar que deve fazê-la busque o canal adequado para tal, até para evitar uma retaliação/banimento.


Aproveite a oportunidade que a vida está lhe dando e faça desses 365 novos dias, algo diferente na sua vida, pessoal e profissional.


Uma frase que eu ouvia durante meus tempos de EB (Exército Brasileiro) era: “Ninguém será deixado para trás”. Trabalhe de forma colaborativa, brilho nos olhos e amor.


Seja feliz!



Escrito por André S. Lima | 19/12/2021