"Quando automatizar o setor de compras da empresa?" é a dúvida mais frequente que o time de vendas da Smarkets recebe. E entendemos os motivos. Nos últimos tempos, as operações de compras passaram a ser vinculadas diretamente a CFOs e CEOs das empresas, mostrando forte tendência na busca por resultados. Ter produtos categorizados é só um de muitos motivos e a gente conta mais detalhes a seguir. É hora de automatizar!
Antes de mostrar as razões pelas quais uma empresa precisa automatizar o setor de compras, queremos apontar dados importantes a respeito do otimismo de CEOs diante da nova economia, que surge no mundo pós-pandemia da Covid-19. Os dados são da 24ª Pesquisa Anual Global de CEOs da PwC, uma das maiores consultorias com atuação em diversos países.
O levantamento mais recente apresenta o seguinte: 61% dos executivos brasileiros projetam aumentos significativos (10% ou até mais) em investimentos em transformação digital em suas companhias. Além disso, o prospecto de IPO da Infracommerce registra que apenas 1% das transações B2B no Brasil ocorra no modo on-line, ou seja, 99% das empresas ainda operam no off-line quando precisa transacionar suas compras. Quando implementar tecnologia na empresa?
Apesar de a necessidade de implementar tecnologia em uma empresa para manter os negócios competitivos, inclusive no mercado externo, ser urgente, cada companhia vai sentir o momento ideal para automatizar seus processos de compras. Isso ocorre quando a liderança entende que os processos estão maduros e bem definidos. Essa é hora de mudar a cultura interna e investir em tecnologia com soluções colaborativas e integradas. As vantagens da automatização são muitas, mas pelo menos três são essenciais. São elas: 1) Melhoria significativa da experiência do cliente interno; 2) Produtos categorizados; 3) Eficiência operacional, com equipes focadas em novos projetos, negócios e KPIs. Outro benefício é o enorme saving em todo o processo de compras, resultado da curadoria de bons fornecedores e da gestão digitalizada dos processos, somadas às reduções nos custos dos produtos em si. A otimimização de preços é garantida pelo alto volume transacionado ao predizermos e consolidarmos demandas de diferentes compradores dentro de uma mesma plataforma de marketplace. Como esse projeto da Prometeon, onde a equipe da Smarkets trouxe saving de 15% nas operações. Agora que você já sabe os motivos principais de automatizar o setor de compras, que tal conhecer um pouco mais os projetos da Smarkets? A startup já conseguiu 1 bilhão em saving a dezenas de clientes, de diferentes segmentos de negócios, como a Fundação Bradesco, Kroton, Hospital Albert Einstein, Unimed Participações, Prometeon, entre outros.
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