Suprimentos com tecnologia


O profissional de suprimentos é responsável por buscar sempre os melhores fornecedores, explorar as melhores condições comerciais, conseguir o prazo de entrega mais adequado, negociar a condição de pagamento mais vantajosa e garantir a melhor qualidade do material ou serviço adquirido. Essas são as premissas básicas para uma boa contratação.

Profissional de compras e COO da newproc Consultoria em Supply Chain, Ruy Magalhães comenta que com a globalização, concorrência e tecnologia, é fundamental a utilização de ferramentas especializadas para a operacionalização das tarefas do comprador. Há alguns anos atrás tínhamos tempo de estudar as necessidades, ir a mercado buscar preços e realizar as negociações sem pressa, atualmente temos 2 ou 3 dias para fazer uma compra SPOT e sem tecnologia não conseguimos atender os prazos cada vez mais apertados. Muitas empresas não dão a importância necessária para sua área de compras, falta investimento em treinamentos, pouca ou nenhuma utilização da metodologia de strategic sourcing desperdiçando muito dinheiro, acrescenta Ruy. De olho na crescente demanda por serviços de consultoria e inteligência em compras, Ruy Magalhães de volta ao Brasil após 3 anos na Europa, assume a posição de diretor operacional da newproc.

Ao optar por implantar plataformas eletrônicas, as empresas poderão ter os seguintes benefícios: - Redução do tempo de cotação com fornecedores, impactando diretamente no leadtime de compras; - Compliance processual garantido igualdade de concorrência e transparência, quesitos fundamentais para atendimento de auditorias; - Possibilidade de utilização de comunidades de fornecedores; - Ganho de eficiência operacional, reduzindo trabalhos operacionais e desperdício de tempo com atividades burocráticas; - Oportunidades comerciais através de "compra junto", "leilão reverso", "catálogos", "receitas geradas por fornecedores".

Autor - Douglas Marques Ferreira