top of page

Ikigai - Razão de ser (Propósito)



A Ikigai (em japonês: 生き甲斐) é uma palavra japonesa que significa “uma razão para ser”. O conceito vem de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão com uma população de moradores centenários bem acima da expectativa de vida média.


"É a felicidade que vem de sempre ter algo para fazer, de estar ocupado", diz Francesc Miralles,

que, junto com Héctor García, escreveu "Ikigai:

Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz"

(Intrínseca, 2016).


Na maioria das vezes somos tão deslumbrados com o sucesso e metas que a vida acaba se tornando intimidadora. O Ikigai vai te ajudar a ver que a partir de pequenas coisas você vai chegar ao seu objetivo.


Ela se dá através auto conhecimento, um propósito para nossas vidas. Ikigai se baseia por quatro dimensões básicas da nossa vida:

  • Paixão

  • Vocação

  • Profissão

  • Sua missão de vida


Você já encontrou seu objetivo de vida?


Vou te ajudar a descobrir o que é Ikigai e qual é o seu Ikigai, é preciso encontrar resposta para as quatro perguntas abaixo. Dessa forma, o conceito diz que, se com uma única resposta você conseguir responder as 4 perguntas, seu caminho para o Ikigai está próximo.


"Você precisa observar a si mesmo"

Recomenda, Mogi.


"A beleza do ikigai é que é algo muito pessoal", diz Mogi.

"Não é algo dado a você, de forma passiva.

Você precisa explorar sua mente e cultivar seu ikigai."


Para começar a encontrar o significado e valor para sua vida, responda estas questões:


O que você ama?


O que você é bom em fazer?


O que você pode ser pago para fazer?


O que você faz que é bom para o mundo?


Não se trata de definir o ser humano por meio de seu trabalho. Pelo contrário, a proposta da Ikigai é o “desprendimento” do trabalho diário, mas sim uma visão mais humana, na qual podemos encontrar significado e alegria naquilo que fazemos. Aborda diversas áreas e intercessões da vida pessoal e profissional.


E funciona?


Em uma outra pesquisa, a neuropsicóloga americana Patricia Boyle, do Centro Rush para Mal de Alzheimer, em Chicago, acompanhou 900 idosos que corriam o risco de desenvolver demência em um período de sete anos. Ela concluiu que aqueles com uma boa noção de seu propósito de vida tinham 50% menos chances de ficar doentes. Fonte: https://g1.globo.com.


"O cérebro humano tem uma habilidade incrível de regular as funções do corpo. Em alguns casos, pode se curar por conta própria, como demonstrado pelo efeito placebo", afirma Mogi.



A expectativa de vida de quem vive em Okinawa fica acima até mesmo da média japonesa Foto: Héctor García/BBC


Reserve um pouco de seu tempo para fazer as coisas que você ama.


Viva o hoje sabendo realmente qual é o seu propósito.


Para trazer o Ikigai para sua vida, você não precisa mudar, mas apenas entender o que você tem de essência, independentemente do outro.


"O ikigai pode te servir de apoio sem que seja necessária a aprovação de outras pessoas para isso", diz Ken Mogi.





Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

留言


bottom of page