BPO de Compras


Aprovada na Câmara dos Deputados em 2015 e enroscada no Senado Federal desde então a Lei que regulamentará o futuro das terceirizações no Brasil divide opiniões. Abaixo seguem os principais pontos:


1.     Atividade Fim

Pela regra atual, as empresas só são autorizadas a terceirizar serviços que não tenham relação direta com sua atividade. Por exemplo: bancos podem terceirizar a segurança e a limpeza, mas não o atendimento ao público. Pelo projeto, qualquer atividade poderá ser terceirizada como por exemplo hospitais poderão contratar médicos e escolas terão a opção de incorporar professores terceirizados.


2.     Responsabilidades Trabalhistas

Atualmente, a empresa que contrata a prestadora de serviços responde na Justiça se não houver o cumprimento de obrigações trabalhistas. Pelo projeto, essa responsabilidade diminui. Desde que fiscalize o cumprimento das regras trabalhistas pela contratada, exigindo comprovantes mensalmente, a empresa não pode ser responsabilizada.


3.     Regulamentação de direitos

O projeto equipara o trabalhador terceirizado de uma empresa aos empregados diretos em alguns aspectos. Os terceirizados ganharão direito a benefícios dados aos trabalhadores diretamente contratados, como usar transporte, refeitório e ambulatório na empresa onde trabalham.


______________________________________________________________________


Originada nos Estados Unidos na época da segunda guerra mundial quando as empresas americanas precisavam focar na produção de armas bélicas, as terceirizações tomavam corpo quando resolviam as demais tarefas das empresas como segurança, limpeza e algumas atividades administrativas. Logo essa prática se difundiu para os demais países e em meados dos anos 80 chegava ao Brasil onde ganhou força principalmente nos segmentos de segurança e limpeza.


Nos anos 90 outras áreas já adotaram as práticas de terceirização. Subsistemas de RH, Jurídico e TI aderiram como melhor modelo, áreas de logísticas e facilities também foram terceirizadas com frequência e a partir de 2005 uma nova onda de terceirização abraçou as áreas de compras, porém perdeu força em meados de 2010.


Hoje em dia, mais conhecida como BPO (Business Process Outsourcing), a procura pela terceirização de compras tem dados sinais de reação e alguns especialistas arriscam dizer que o futuro das áreas de compras no Brasil terá forte aderência a essa prática.


Se o Airbnb é a maior empresa de locação de quartos e não tem nenhum apartamento, o Uber é a maior empresa de aluguéis de carros e não tem frota, o Spotify tem recordes de ouvintes, mas não tem gravadora nem produtora, o Netflix faz sucesso levando ao público diversos filmes, porém não tem produtora, será que as empresas terão áreas de compras estratégicas, produtivas e gerando valor sem nenhum profissional de compras?

______________________________________________________________________


Conheça os principais benefícios de implantar BPO de Compras:


1.     Foco de especialista

Utilizando seu know-how, a Terceirizada tem condições de dar maior foco as categorias escolhidas gerando maior resultado para a Contratante. Através de equipes especialistas por categorias, as demandas serão negociadas utilizando o processo mais eficiente.


2.     Ganhos de escala

A Terceirizada através de suas redes de negócios consegue identificar outras empresas com demandas e mercado fornecedor similar possibilitando ganhos de escala em negociações e condições comerciais.


3.     Melhores Práticas

As empresas contratantes, poderão usufruir de melhores práticas como técnicas de negociação, modelos de Strategic Sourcing, diagnóstico de ferramentas eletrônicas, modelos de controle e governança, catálogos, gerenciamento de contratos, análises de gastos, gerenciamento de riscos, leilões entre outras.


4.     Gestão de alta performance

Em conjunto com o cliente, a Terceirizada escolhe os indicadores mais adequados para reportar com transparência e eficiência todos os resultados da operação. Além do reporte em tempo real, são recomendadas novas ações buscando melhorias contínuas.


5.     Geração de valor

A Terceirizada consegue atuar com mais foco na geração de valor estratégico aos seus clientes.


Autor - Douglas Marques Ferreira