top of page

As 10 figuras mais influentes da história do petróleo



Quando paramos nosso carro no posto de gasolina para abastecer, na maioria das vezes ou quase nunca, nos perguntamos de onde vem e como é produzido aquele combustível. No caso do etanol, derivado do milho ou cana de açúcar, mas a gasolina e diesel, derivados do petróleo. Disso a maioria já sabe, não é mesmo? Mas no tocante ao petróleo, nos questionarmos sobre sua origem até que é comum e tal, e sobre as pessoas que fizeram parte da história deste importante recurso à humanidade nos dias atuais, você já parou para estudar ou pesquisar sobre elas? Pois bem, vamos então através deste artigo, apresentar as 10 principais figuras mais influentes da história do petróleo. Com certeza, pode haver alguma discordância sobre um ou outro da lista e, se isso ocorrer, conta pra gente nos comentários, quem você trocaria desta lista? Por quem e por quê?


Vamos lá? Pegue seu café e fique confortável, será uma leitura interessante e agradável, recheada de fatos e curiosidades que até especialistas da área não sabiam.


Churchill pode ser mais conhecido como o teimoso Primeiro Ministro da Grã-Bretanha durante a guerra, mas foi em seu papel como Primeiro Lorde do Almirantado que ele transformou a indústria do petróleo para sempre. Em 1911, quando as tensões entre a Alemanha e a Grã-Bretanha aumentavam antes da Primeira Guerra Mundial, Churchill tomou a decisão fatídica de converter a frota britânica da energia do carvão para a energia do petróleo. Embora hoje tal decisão possa parecer óbvia, na época foi considerada imprudente e um desperdício.

A conversão não foi apenas cara e experimental, mas deixou a marinha britânica vulnerável, pois agora teria que depender do petróleo da Pérsia em vez do carvão produzido em casa. Em 1914, a fim de garantir um suprimento confiável de petróleo para a marinha, Churchill convenceu o governo britânico a comprar 51% da Anglo-Persian Oil Company (que mais tarde se tornaria a BP).


Quando a Primeira Guerra Mundial estourou em julho de 1914, a decisão de Churchill foi justificada, a nova marinha britânica era mais rápida e eficiente do que suas contrapartes. Agora era aceito que o petróleo seria de fato o combustível do futuro, e garanti-lo era uma questão de segurança nacional. Graças a Churchill, a indústria internacional do petróleo agora estaria para sempre entrelaçada com a política externa. A batalha pelo controle das rotas de produção e comércio desse recurso crítico continua até hoje.


Para a indústria do petróleo, a década de 1980 foi uma época de grandes reviravoltas. No rescaldo da crise do petróleo de 1979, Ronald Regan desregulamentou completamente o petróleo, aumentando a concorrência e levando à consolidação em toda a indústria. Em 1983, a New York Mercantile Exchange introduziu um contrato futuro de petróleo bruto. Até a criação de um mercado futuro, o preço do petróleo era definido por companhias petrolíferas como a Standard Oil, por reguladores como a Comissão Ferroviária do Texas e pela OPEP. Agora, o preço do petróleo era decidido pelos traders no mercado aberto. Esses eventos combinados para significar eficiência e valor eram as duas características mais importantes para as empresas de petróleo, e um homem mais do que qualquer outro aproveitaria essa nova era do petróleo.


T Boone Pickens posicionou-se na interseção da indústria do petróleo e Wall Street, apresentando-se como um servo do valor do acionista. Ele era um mestre em fusões e aquisições no setor e desempenharia um papel fundamental para tornar o setor mais enxuto e eficiente. Sua estratégia envolvia encontrar uma empresa cujo preço das ações não refletisse o valor de suas reservas de petróleo e gás, adquirir um bloco significativo de suas ações e, então, forçar a administração da empresa a agir para aumentar o valor de suas ações. Seus negócios mais famosos incluíram Gulf Oil, Phillips Petroleum e Unocal. Cada invasor corporativo e investidor ativista na indústria hoje tem uma dívida com T Boone Pickens, o homem que mostrou aos investidores como retomar o poder das gigantes do petróleo.


Embora ele nem seja a pessoa mais famosa de sua família (seu filho Kim era o notório oficial da inteligência britânica que atuou como agente duplo da União Soviética), Harry Philby desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da indústria petrolífera da Arábia Saudita, ajudando a formar o que viria a se tornar a maior empresa de petróleo do mundo, a Saudi Aramco.


Philby nasceu no atual Sri Lanka, estudou na Universidade de Cambridge e, em 1915, foi recrutado para o serviço civil indiano, onde ajudou a organizar a Revolução Árabe contra o Império Otomano. Esta primeira postagem marcou o início de sua obsessão ao longo da vida com a cultura e as línguas árabes. Em 1917, ele foi escolhido para liderar uma missão na Península Arábica, onde se encontraria com um chefe tribal de nome Ibn Saud - o futuro fundador da Arábia Saudita. Seu encontro com Ibn Saud acabaria levando Philpy a deixar o serviço civil indiano, converter-se ao islamismo e desempenhar um papel central na negociação do que poderia ser considerado o maior negócio de petróleo de todos os tempos.


Em 1930, Philby estava convencido de que Ibn Saud e seu governo estavam sentados em um grande recurso natural inexplorado, mas o rei estava mais interessado em perfurar água do que petróleo. Foi somente em 1932, quando a Standard Oil da Califórnia fez uma descoberta no Bahrein, que o rei começou a considerar o potencial petrolífero de seu país. A Standard Oil da Califórnia já havia abordado Philby na esperança de ser apresentado ao rei, mas Philby, a fim de aumentar o preço, procurou a Anglo-Persian e iniciou uma guerra de lances. Por fim, em maio de 1933, a Standard Oil da Califórnia conseguiu superar a Anglo-Persion, marcando a entrada dos Estados Unidos na Arábia Saudita, uma decisão que teria consequências de longo alcance tanto para a indústria do petróleo quanto para a dinâmica geopolítica da região.


O primeiro-ministro do Irã de 1951-1953, Mohammad Mosaddegh foi o primeiro líder de uma nação petrolífera do Oriente Médio a exercer a 'opção nuclear' de nacionalizar suas concessões de petróleo. Em resposta a essa nacionalização, a Grã-Bretanha implementou um embargo ao petróleo iraniano que viu a produção do país despencar de 660.000 barris por dia em 1950 para apenas 20.000 barris por dia em 1952.


Apesar da crescente pressão econômica, Mosaddegh recusou-se a ceder, enfurecendo os negociadores da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos. Em agosto de 1953, a CIA e o MI6 iniciaram a Operação Ajax , uma operação destinada a derrubar Mosaddegh em um golpe. A operação foi um sucesso, mas a dinâmica da indústria do petróleo já havia mudado para sempre.


Mesmo com o xá de volta ao poder, não havia como reverter o fervor nacionalista em relação ao petróleo que Mossadegh havia alimentado. O ressentimento em relação ao governo britânico e à companhia petrolífera anglo-iraniana era mais forte do que nunca no Irã. Enquanto isso, as empresas americanas relutavam em se envolver no que consideravam um empreendimento de alto risco. Sem pressão dos governos, parecia que não havia mais volta para a indústria petrolífera iraniana.


Em meio à Guerra Fria, o governo dos EUA temia que o Irã caísse na esfera de influência russa se sua indústria petrolífera não fosse ressuscitada por empresas ocidentais. No final, sete empresas, apoiadas pelos governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, concordaram em formar um consórcio no Irã. Criticamente, o consórcio foi forçado a reconhecer que a National Iranian Oil Company agora possuía os recursos e instalações de petróleo do país. Mosaddegh pode ter sido derrubado e passaria o resto de sua vida em prisão domiciliar, mas conquistou uma vitória vital para as nações petrolíferas. O conceito de estrangeiros serem donos de uma concessão de petróleo havia mudado para sempre, e o Oriente Médio nunca mais seria o mesmo.


Referida como “a jornalista de petróleo mais influente de seu tempo” em The Prize , de Daniel Yergin, Wanda Jablonski fundou a Petroleum Intelligence Weekly, a revista que ficou conhecida como “a bíblia da indústria do petróleo”. No entanto, não é seu notável jornalismo nem seu legado como pioneira para mulheres na indústria que a coloca nesta lista. 'Wanda', como era chamada na indústria, desempenhou um papel fundamental na formação de uma das organizações petrolíferas mais influentes do mundo: a OPEP.


O ano era 1959 e as tensões entre as empresas petrolíferas internacionais e os países exportadores de petróleo aumentavam. A Rússia acabara de retornar aos mercados internacionais de petróleo e a oferta subia mais rápido do que a demanda. Isso levou a uma guerra de preços que viu as empresas petrolíferas reduzirem o preço do petróleo - reduzindo unilateralmente as receitas nacionais das nações exportadoras de petróleo. Ao mesmo tempo, o primeiro Congresso Árabe do Petróleo acontecia no Cairo, com a presença de 400 pessoas, incluindo, é claro, Wanda. Na conferência, ela convidou dois dos indivíduos mais ardentemente antipetróleo do mundo para uma reunião em sua sala. Esta foi a primeira vez que o ministro do Petróleo saudita, Abdullah Tariki, se encontrou com Juan Pablo Perez Alfonso, ministro de Minas e Hidrocarbonetos da Venezuela. Como Wanda havia previsto, os dois homens imediatamente estabeleceram um relacionamento e passaram a organizar uma reunião secreta com outros ministros do petróleo ao lado da conferência do Cairo. Foi nessa reunião que o conceito de Organização dos Países Exportadores de Petróleo foi estabelecido pela primeira vez.


Agora, isso pode ser controverso. Frequentemente, é atribuído a George P. Mitchell a solução de um dos problemas mais importantes da história do petróleo: como extrair economicamente petróleo e gás da rocha de xisto. Mas foi Nick Steinsberger, um engenheiro da empresa de Mitchell, que em 1997 aplicou pela primeira vez com sucesso a técnica de fraturamento em águas slickwater que acabou levando ao boom do xisto nos Estados Unidos. Mitchell já tem o apelido de “pai do fracking”, então parece justo que Steinsberger tenha seu lugar nesta lista.


Tecnicamente, a fratura da rocha para estimular os poços de petróleo remonta a 1864, quando Edward AL Roberts desenvolveu o primeiro torpedo como forma de aumentar a produção. A fratura hidráulica, usando um líquido pressurizado para fraturar rochas, pode ser rastreada até um experimento em 1947. Mas não foi até o poço de Steinsberger em 1997 que provou ser economicamente viável. A produção de petróleo dos EUA, que estava em declínio terminal, começou a disparar devido a esse avanço tecnológico. Em 2018, graças em grande parte ao boom do xisto, os Estados Unidos se tornaram o maior produtor de petróleo do mundo. Ao mesmo tempo, o fracking chamou a atenção de grupos ambientalistas, pois envenenava as águas subterrâneas, induzia terremotos e emitia enormes níveis de metano. Até hoje é um tema controverso, com alguns países proibindo completamente o fracking, enquanto outros o veem como um caminho para a independência econômica. O que quer que você pense sobre isso, existem poucos avanços tecnológicos que tiveram o mesmo impacto geopolítico, ambiental e econômico que o fraturamento hidráulico.


Nenhuma história da indústria do petróleo estaria completa sem a mulher que enfrentou o americano mais rico de todos os tempos, John D. Rockefeller. Ida Tarbell era uma jornalista investigativa, ou muckraker, como eram conhecidas na época, determinada a responsabilizar a indústria do petróleo. Cada ação antitruste ou reclamação ambiental que foi movida contra a indústria do petróleo desde sua época está construindo seu legado.


Em sua ilustre carreira, Tarbell escreveu biografias de Napoleão e Lincoln, mas é mais famosa por seu livro de 1904 intitulado “The History of Standard Oil”. O livro, descrito pelo historiador J. North Conway como uma "obra-prima do jornalismo investigativo", detalhou como a Standard Oil usaria sua riqueza, poder e uma extensa rede de inteligência para colocar imensa pressão sobre independentes e outros concorrentes. Ela escreveu que Rockefeller havia “jogado sistematicamente com dados carregados” e o pintou, nas palavras de Daniel Yergen, como um “predador amoral”. Em última análise, o trabalho de Tarbell levou à dissolução da maior empresa petrolífera do mundo e, com o tempo, ao nascimento das principais empresas petrolíferas dos EUA que conhecemos hoje.


A carreira de John D. Rockefeller na indústria do petróleo começou em 1865, quando ele comprou seu parceiro de negócios de sua empresa de transporte de produtos e, lenta mas seguramente, voltou a se concentrar no refino de petróleo. Cinco anos depois, em um esforço para consolidar a indústria durante uma queda de preços, ele se juntou a outros quatro petroleiros para formar o que se tornaria a mais poderosa empresa de petróleo da história, a Standard Oil. Nos anos seguintes, quando o querosene e a gasolina se tornaram a pedra angular da vida na América, Rockefeller usou seus lucros para comprar cada vez mais da indústria - supostamente controlando 90% do petróleo dos EUA em 1880.


O principal objetivo de Rockefeller era domar a nova e fora de controle da indústria do petróleo, a fim de garantir que fosse o mais eficiente e saudável possível. Ao perseguir esse objetivo, Rockefeller criou a primeira empresa petrolífera integrada, iniciou guerras de preços para esmagar os concorrentes e, como Tarbell descobriu, acabou construindo um monopólio do petróleo.


Quando a Standard Oil foi desmembrada em 1911, a soma de suas partes acabou valendo mais do que a empresa como um todo, e Rockefeller ficou ainda mais rico. Embora seu foco tenha mudado amplamente para a filantropia no século 20, a sombra de Rockefeller ainda paira sobre a indústria do petróleo. Na verdade, as gigantes modernas do petróleo Exxon Mobil, Chevron e Marathon Petroleum podem traçar suas origens até a separação da Standard Oil em 1911.


A lista de realizações de Juan Pablo Perez Alfonzo na indústria do petróleo é tão longa quanto impressionante. Ele é talvez mais conhecido como um dos dois fundadores da OPEP, uma organização que ele mais tarde descreveu como "minha pequena ideia que mudou a história do mundo". Mas a OPEP foi simplesmente a conclusão lógica do trabalho que ele havia iniciado anos antes.

Um dos problemas mais intratáveis ​​na indústria do petróleo é a divisão do 'aluguel'. Em termos econômicos, a renda do petróleo é a diferença entre o valor do petróleo bruto produzido e o custo total de produção. De 1943 a 1948, Juan Pablo Perez Alfonzo desempenhou um papel fundamental na formação do que se tornaria a norma global para dividir essas rendas entre empresas e países. Sob o acordo 50/50 que ele ajudou a moldar, a Venezuela e as companhias petrolíferas internacionais concordaram em dividir o aluguel igualmente. O acordo resultou no aumento da renda do petróleo da Venezuela em 600% entre 1942 e 1948.


Ainda Perez Alfonzo não foi feito. Ele reconheceu que os produtores de baixo custo no Oriente Médio representam uma ameaça à participação de mercado da Venezuela e, portanto, traduziu os documentos para o árabe e os trouxe para o Oriente Médio por uma delegação venezuelana. De repente, a Arábia Saudita queria uma divisão de 50/50 dos aluguéis, enquanto Mosaddegh do Irã queria ir ainda mais longe. Uma vez estabelecido o conceito de dividir igualmente as receitas do petróleo entre os países e as empresas, era quase impossível para as empresas petrolíferas combatê-lo. A fórmula 50/50 permaneceu a norma global até que a crise do petróleo de 1973 interrompeu os mercados mais uma vez.


Em 1948, após o golpe que derrubou o presidente Rómulo Gallegos, Perez Alfonzo obteve asilo político nos Estados Unidos e passou anos estudando a Texas Railroad Commission e como ela lidou com a crise do petróleo da década de 1930. Foi durante esse período que muitos de seus primeiros pensamentos sobre como a OPEP deveria operar foram formados, ideias que ele compartilhou com Abdullah Tariki quando Wanda as apresentou no Cairo.


Pode surpreender alguns que um homem que foi tão central na formação da indústria do petróleo se considerasse um ecologista e se concentrasse principalmente na conservação de energia. Ele acreditava que a OPEP acabaria por reduzir o uso de energia em todo o mundo.


Comumente referido como o “pai da indústria petrolífera americana”, George Bissell foi a faísca que iniciou a inevitável marcha do petróleo de um líquido relativamente sem importância que escorria das rochas para o recurso mais importante da Terra.


Bissell reconheceu que o 'óleo de rocha', que ele tinha visto ser recolhido com trapos para fazer remédios, poderia na verdade ser usado como um iluminante. Se ele e seu parceiro de negócios, James Townsend, pudessem extrair o líquido em quantidades suficientes, ele poderia competir com a gordura de baleia e o 'óleo de carvão' que estavam sendo usados ​​em lâmpadas. Depois de confirmar que esse 'óleo de rocha' tinha a característica química desejada, Bissel e seus parceiros de negócios lançaram a primeira empresa de petróleo, a Pennsylvania Rock Oil Company.


A Pennsylvania Rock Oil Company decidiu que a melhor maneira de extrair o petróleo seria perfurá-lo usando a mesma técnica que havia sido desenvolvida para extrair sal. A empresa contratou Edwin L. Drake, um condutor ferroviário desempregado que estava hospedado no mesmo hotel que James Townsend, para realizar o projeto. Drake viajou para a pequena vila de Titusville, garantiu o título da terra e contratou William A. Smith para ajudá-lo a perfurar. Em 27 de agosto de 1859, os dois homens encontraram petróleo pela primeira vez na história. Bissell imediatamente correu para Titusville para comprar e arrendar o máximo de fazendas que pudesse, tornando-se o primeiro de muitos que fariam fortuna com uma indústria que estava prestes a mudar o mundo para sempre.


Como vimos, por trás das grandes corporações e governos, há pessoas que prestaram um grande serviço na evolução da história do petróleo até os dias atuais, onde chegamos nos postos e pedimos para encher o tanque do nosso carro.


Compreender e estudar estes personagens e os impactos à sociedade, causados pelos seus grandes feitos, é fundamental aos profissionais que pretendem se aprofundar no mercado do petróleo e seus derivados. Entender o porque das coisas, suas utilidades e como chegaram até nós, deveria ser o papel de todo profissional estratégico no mercado.


Para composição deste artigo, utilizamos dados e imagens publicadas em oilprice.com, divulgadas pelo jornalista Josh Owens.


A indicação de livro para quem deseja se aprofundar nessa matéria, indicamos:






Texto escrito por Alex Ponce | 11/01/2023, fundador da APX Energy , com página no Instagram @apx_energy_brazil e é colunista do Café com Comprador.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

bottom of page