top of page

Vida de Comprador: Tem como a gente fazer assim, só dessa vez?



VIDA DE COMPRADOR HEM... "Tem como a gente fazer assim, só dessa vez?" Não tem não meu querubim. E eu vou te explicar o porquê. Diretrizes de Compras: Tem como objetivo estabelecer normas, rotinas e critérios para aquisição de bens e contratações de serviços. E se tem regras, elas precisam ser respeitadas e cumpridas. No geral as diretrizes de compras são muito parecidas, independente das empresas, tamanhos e setores. Uma diretriz de compra padrão, teria 5 pilares:


1) Cotação com no mínimo três fornecedores. Aqui a gente garante que todos recebam a mesma solicitação, com o mesmo escopo e informações, além de terem o mesmo prazo para apresentarem a proposta;


2) Finalizado o processo de concorrência, todos devem receber um retorno, seja positivo ou negativo. Dependendo, nessa diretriz é inclusive prevista um feedback ao fornecedor que perdeu para que ele possa melhorar alguns pontos para as próximas concorrência. Não se deve, nunca, revelar quem foi a empresa vencedora aos outros concorrentes;


3) Nenhum departamento da empresa deve receber qualquer benefício ou vantagens pessoais das empresas concorrentes. Isso além de ser uma diretriz de compras é também uma regra de compliance;


4) Informações comerciais de uma empresa não deve ser compartilhada com outra, durante a concorrência afim de receber vantagens na negociação;

5) Quando a concorrência for 100% comercial, deve ser compartilhada com o requisitante apenas a proposta vencedora. Quando necessário uma análise técnica, essa etapa deve ser feita antes e depois de fazer a avaliação comercial, apenas das que foram previamente aprovadas tecnicamente.


Algumas empresas têm processos de compra direta, que não precisam passar por suprimentos e aí os processos de aquisições são diferentes. Mas isso a gente fala em outra publicação.


Jean Durval é Engenheiro de Produção, Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos e Cidades Inteligentes e Sustentável, Certificado em Diversidade e Inclusão nas Organizações e estudante de Psicologia, é profissional com mais de 13 anos de carreira, desenvolvida nas Áreas de Supply Chain & Procurement e Linkedin Creator.




Texto escrito por Jean Durval | 16/05/2023, com página no instagram @jeandurval/ é conteudista do Café com Comprador e Café com Humor.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

Comments


bottom of page