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Vida de Comprador: Cadê meu advogado? Chama meu advogado agora!



VIDA DE COMPRADOR HEM... Cadê meu advogado? Chama o meu advogado agora… Tem reunião que poderia ser um e-mail ou telefonema, a gente sabe. Mas dependendo do assunto, é melhor não fugir delas. Principalmente se você for comprador. Uma das principais dificuldades encontradas pela área de compras é a comunicação. Até que uma requisição de compras ou serviço chegue ao departamento de compra, ela passa por muitas áreas e setores. Cada um alimenta aquela requisição com as informações que são de sua responsabilidade até que ela inicie. Dependendo da demanda, não são apenas as informações, mas, ela atenderá a várias áreas. E como conseguir se comunicar com todos com efetividade? Como atender e responder a todas as necessidades? Como transmitir com clareza e segurança as informações a todos envolvidos nesse processo?

Então aqui vai uma sugestão. O melhor as vezes é mesmo participar daquela reunião “chata”. Tem informações que apenas um comprador consegue repassar e explicar. Tem áreas que até tentam, mas, por falta de conhecimento acabam não sabendo explicar. E quando explicam, acabam criando mais confusão. E a escolha de não participar de algumas reuniões, pode fazer com que você fica expostos novos problemas, demandas ou funções.


Outra possibilidade é utilizar um follow-up para comunicar as atualizações e avanços do processo para todas as pessoas. Caso sua empresa não tenha um software para gestão de demandas ou outra plataforma, você pode disponibilizar sua planilha de controle de processos para todos os envolvidos ou colocar no seu calendário um dia da semana para mandar um e-mail para todos, falando da atualização do processo.


Mas e quando eu não avançar?


É importante comunicar também, para não parecer que você esqueceu ou não está fazendo.

O follow-up pode ser utilizado também para informar os problemas que estão aparecendo naquela demanda e com isso compartilhar as responsabilidades. Devolveu a requisição para uma atualização? Informe! Fornecedor não respondeu no prazo? Informe! Fornecedor indicado não pode atender e com isso você está tendo que desenvolver outro? Informe!

Informe tudo. Nesse caso, o excesso de informação pode ser um grande aliado.


Mas se precisar chame o advogado!


Jean Durval é Engenheiro de Produção, Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos e Cidades Inteligentes e Sustentável, Certificado em Diversidade e Inclusão nas Organizações e estudante de Psicologia, é profissional com mais de 13 anos de carreira, desenvolvida nas Áreas de Supply Chain & Procurement e Linkedin Creator.




Texto escrito por Jean Durval | 16/05/2023, com página no instagram @jeandurval/ é conteudista do Café com Comprador e Café com Humor.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.



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