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Vida de Comprador: Atendimento ao público



VIDA DE COMPRADOR HEM... - Você trabalha com o que? - Sou Comprador! - Mas o que é isso? É tipo o que? - É tipo "atendimento ao público". Estava pensando aqui... Se O atendimento ao público é o suporte que você oferece a seus clientes – antes e depois de comprarem e usarem seus produtos ou serviços, então comprador pode ser considerado um trabalho de atendimento ao público, certo? Certíssimo meu consagrado! Uma das nossas maiores funções dentro de uma companhia é fazer esse atendimento e conseguir atender as expectativas dos nossos clientes e fornecedores. E são muitas necessidades, vontades e diferentes perfis. Na grande maioria das operações o nosso cliente é o interno. Mas não vai pensando que ele é muito diferente do externo não tá? Cliente é cliente e todas aquelas dores e desafios fazem parte dessa relação de amor e ódio. Tem os bons? Tem... sempre tem e louvado seja a DEUS por essas vidas. Os “bons” são aqueles que buscam entender seu trabalho, suas necessidades, que chamam para perto para ajudar, compartilham as responsabilidades, que criam uma relação de parceria e já entendeu que ele precisa de mim e eu preciso dele. É parceria. Mas tem aqueles também que adotam o "cliente tem sempre razão". Fogem das responsabilidades, não cumprem prazos, não se importam com os processos dos outros, querem apenas o resultado e serem atendidos na sua totalidade. Como você vai fazer? Não me importa. Eu sou seu cliente. Como assim você não fechou essa demanda? Como assim a proposta ainda não chegou? Como assim você ainda não analisou? Como assim esse aditivo está parado? Como assim eu demorei 10 dias para te responder e você não consegue me responder em 1? Como assim você atende outras áreas da empresa e não só a mim? Como assim você não pode participar dessa reunião de 1 hora mesmo sabendo que um e-mail resolveria tudo? Como assim você só trabalha até as 18:00? Senhora, senhora... Calma! Respira! Bebe uma água. Fora nossos desafios com os fornecedores né? As tentativas de contato por telefone, e-mail, chat, WhatsApp corporativo... Infinitos pedidos de cotações sem respostas, propostas erradas, dentre outros detalhes que eu até respirei fundo agora. O Comprador continua ali no meio, juntando todas as peças para fazer a coisa andar, com a função primordial de oferecer a melhor experiência para seu cliente interno, sem penalizar seu produto e negócio para o público da companhia e sendo um ótimo cliente para seu fornecedores. Se cliente tem sempre razão eu não sei... Mas a hora que os humilhados forem exaltados, os compradores vão estar na primeira fileira.



Jean Durval é Engenheiro de Produção, Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos e Cidades Inteligentes e Sustentável, Certificado em Diversidade e Inclusão nas Organizações e estudante de Psicologia, é profissional com mais de 13 anos de carreira, desenvolvida nas Áreas de Supply Chain & Procurement e Linkedin Creator.




Texto escrito por Jean Durval | 16/05/2023, com página no instagram @jeandurval/ é conteudista do Café com Comprador e Café com Humor.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.


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