No "Vida De Comprador" de hoje, eu vim te mostrar (ou tentar) que nem tudo é culpa do Comprador.
Que Compras é uma área sensível dentro das empresas isso a gente já sabe. Tão sensível que ganha a culpa de (quase) tudo. Estamos no meio de toda operação, damos suporte para várias áreas e isso acaba potencializando quando nosso cliente interno desconhece completamente o nosso papel dentro da companhia.
Separei aqui algumas situações que vão te ajudar a reconhecer o verdadeiro dono da "culpa".
1 - Material/Serviço errado: "Culpa" do requisitante. Nosso papel é comprar/contratar o que está na RC. Se foi pedido errado, infelizmente vais ser comprado/contrato errado.
2 - Boleto não pago na data: "Culpa" do financeiro. Em algumas empresas somos responsáveis por passar as datas de pagamento, negociar dentro desse prazo e até enviar ao financeiro o documento. Já pagar, não é com a gente.
3 - NF sem entrada: "Culpa" do fiscal. A gente faz a conferência da NF e Invoice para garantir que as informações estão corretas. Mas a baixa no sistema não é com a gente. Vale lembrar!
4 - Fornecedor não quer faturar: "Culpa" de ninguém. Alguns fornecedores por ser a primeira compra ou por conta de débitos no CNPJ (o que é normal em todas as companhias) não aceitam faturar uma compra. E ai meu amigos, ou a gente segue com a forma de pagamento que ele exige, ou muda para um segundo fornecedor. A gente tenta, mas, não pode obrigar nenhum fornecedor a seguir nosso modelo. 5 - Material não chegou no prazo: "Culpa" do fornecedor/logística. A gente passa as informações da data de necessidade e local de entrega. Faz o follow up para garantir essa entrega, mas as vezes acontece o atraso por vários motivos. É importante saber a causa e resolver. 6 - RC urgente para amanhã: "Culpa" da falta de planejamento. As vezes a RC é urgente mas é impossível fechar de um dia para o outro. Isso não dá nem qualidade ao serviço. Dependendo da complexidade o FO precisa de pelo menos 1 para fazer uma proposta assertiva. Eu falo de processos urgentes e complexos. E por ai? Qual "culpa" você carrega e não é sua?
Jean Durval é Engenheiro de Produção, Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos e Cidades Inteligentes e Sustentável, Certificado em Diversidade e Inclusão nas Organizações e estudante de Psicologia, é profissional com mais de 13 anos de carreira, desenvolvida nas Áreas de Supply Chain & Procurement e Linkedin Creator.
Texto escrito por Jean Durval | 16/05/2023, com página no instagram @jeandurval/ é conteudista do Café com Comprador e Café com Humor.
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.
Comments