Ensinamento: A inovação confia na tradição do passado, mas anseia fazer algo melhor para o futuro. - Marianna Moreno
Palavras chaves: Alteração, Renovação, Reforma, Restauração, Aperfeiçoamento, Modificação e Mudança.
Hoje a gente vai finalizar o Vida de Comprador com o pilar "Inovação". É que não existe inovação sem diversidade e por isso esses pilares estão tão próximos.
Quando pensamos em Inovação aplicada a Área de Compras, podemos destacar algumas ações que geram impactos diretos na eficiência da organização e rentabilidade. Grava isso, tá? E a maior tendência de inovação é a adoção de tecnologias para algumas rotinas. Automatização de processos, ERP para contagem de estoque e emissão automática de RC's, plataformas de e-procurement para realização de sourcing e leilões eletrônicos, sistema de gestão de contratos para administração e ações como assinaturas eletrônicas e chancelas, além de sistemas de gestões de NF que possibilitam lançamentos automáticos e diminuem os erros de tributações.
Falando na relação com nossos parceiros, sejam nossos clientes internos e/ou fornecedores, a tendência de inovação vem na forma de gerenciar as informações geradas pelas métricas dessas relações. Esses "números" que antes assustavam, hoje são ferramentas estratégicas para ajudar nas tomadas de decisões e estudos sobre os cenários. Mas é importante nessa etapa seguir um padrão. Sem uma estrutura desenhada, números são apenas números.
Economia Circular também está mais que on nessa era de inovação em compras. Mudar os processos produtivos, optar por fornecedores alinhados ao ESG e otimização de recursos, são algumas coisas que podemos destacar.
Agora, pensando em inovação como um todo e para todos, é sempre importante lembrar que é uma construção, com várias etapas, soluções e pontos, alguns críticos e outros mais simples, mas que precisam de um olhar de cuidado. Vai demandar investimento e talvez o retorno não venha no momento esperado e como esperado. Mas é aquela semente que vai crescendo.
No fundo, a Inovação é um misto de Tecnologias que foram desenvolvidas através da Diversidade e Inclusão de vários modelos de comunicação e que permitem a construção de um ambiente colaborativo.
E para fechar com chave de ouro. Se alguém te perguntar se vale realmente investir em inovação dentro da empresa, destaque alguns benefícios como:
Aumenta a produtividade;
Aumenta a interação da equipe;
Aumenta a paixão;
Aumento o envolvimento da equipe com as questões da empresa;
Fortalece o vínculo com a empresa;
Aumenta o empenho da equipe na resolução de problemas.
Texto escrito por Jean Durval | 03/10/2022 (originalmente publicado no Linkedin)
Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.
Comments