Ensinamento: Conectar-se expande possibilidades - no trabalho e na vida - para nós mesmos e para os outros. – Adele Scheele
Palavras chaves: Rede de Contatos, Comunicação, Ligação, Troca, Conexão, Marketing Pessoal.
Uma das coisas mais importantes para o desenvolvimento e crescimento da Área de Compras dentro de uma empresa, são as parcerias que os profissionais de compras conseguem fazer, trazer e fidelizar para seu negócio.
Essa parceria eu falo no geral. Uma relação aberta com seu líder direto, uma troca verdadeira com os colegas de equipe, uma comunicação clara com seu cliente interno. Aquele papo reto que possibilita compartilhar responsabilidades. Mas Jean, você está falando de um mundo que não existe né? Não tem como ser tudo assim perfeito! Eu estou falando sobre um pilar que precisa ser trabalhado. Não precisa ser agora e nem estar tudo 100% alinhado. Mas precisa ser visto com carinho e atenção, entender a importância de relações saudáveis e fazer o que tiver no seu alcance. Deixei aqui por último o Networking com nossos fornecedores. Sem querer destacar um preferido, ou de maior importância. Mas com o aumento da competitividade, ter bons parceiros de negócios é uma questão de sobrevivência. E eu não falo aqui do fornecedor que é bom por vender para você com o menor preço. Falo daquele que te vende com um valor justo, cumpre com todas as obrigações acordadas, dá suporte e ainda faz uma manutenção dessa relação, te alimentando com informações sobre o mercado. Mas como posso melhor meu Networking com meus fornecedores? Separei duas dicas de ouro aqui. Pega o bloquinho! 1 – Organize do cadastro: Nessa etapa o mais importante é manter atualizado os dados de contato do seu fornecedor. Tem empresa que utiliza uma ficha de cadastro, outras já tem uma plataforma e tem comprador que tem um controle pessoal em paralelo. Seja lá qual for utilizar, só garanta que todas as informações estejam corretas. Dados fiscais, e-mail do vendedor, telefone, endereço e escopo de fornecimento são informações básicas para se ter. Já corre aí e veja se os seus estão atualizados. 2 – Se comunique com verdade: Dependendo do fluxo de processos que a gente tem, muitas coisas acabam entrando no automático né? Outra coisa que facilita, porém, distancia em alguns casos são as plataformas de e-procurement. Por isso, tente manter algum tipo de “contato de verdade” com seu fornecedor. Mande e-mails personalizados, com informações reais do processo e sua parceria. Nada de e-mails padrões que são enviados para todos. Se o assunto for urgente, ligue. A ligação pode nos aproximar e compartilhar melhor nossa real necessidade. Na volta dos tempos normais, se puder, faça a reunião presencial. O cara a cara, aperto de mão e um abraço, ainda são as melhores ferramentas para firmar parcerias. Me fala vai... Como anda seu NetWorking?
Texto escrito por Jean Durval | 03/10/2022 (originalmente publicado no Linkedin)
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