top of page

Vida de Comprador: É urgente mesmo ou só falta de planejamento



VIDA DE COMPRADOR HEM... "É urgente mesmo ou só faltou planejamento?" Aquela pergunta difícil, tipo Enem, que faz todo mundo parar por um momento e repensar todo uma vida.


Antes de mais nada eu queria saber se é só do lado de cá que as requisições urgentes chegam às 18:00 de uma sexta-feira ou aí também? Parece que a sexta-feira virou o dia internacional das urgências para o mundo de Supply Chain. Então já fica aqui um pedido: O comprador também precisa #sextar. Se possível, adiante as coisas aí, pois, a gente só quer paz! E merece paz. Além da falta de planejamento para algumas demandas, eu ainda sinto uma dificuldade de algumas áreas identificarem o que é urgência e o que é emergência. Para ajudar, o Tio Jean trouxe aqui as explicações: Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, por exemplo, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. Esta palavra vem do verbo “urgir” que tem sentido de “não aceita demora”: O tempo urge, não importa o que você faça para tentar pará-lo. Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. Trazendo novamente a medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”." Agora fica o questionamento: É urgência? É emergência? É falta de planejamento? Ou é só para fazer raiva no comprador mesmo? Se for a última, eu quero dizer que eu vou ENFARTAAAAAAR!


Jean Durval é Engenheiro de Produção, Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos e Cidades Inteligentes e Sustentável, Certificado em Diversidade e Inclusão nas Organizações e estudante de Psicologia, é profissional com mais de 13 anos de carreira, desenvolvida nas Áreas de Supply Chain & Procurement e Linkedin Creator.




Texto escrito por Jean Durval | 16/05/2023, com página no instagram @jeandurval/ é conteudista do Café com Comprador e Café com Humor.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião do Café com Comprador e de seus editores.

Comments


bottom of page