Travel Management: A Importância das Cláusulas de Extração



Sua área já comprou agência de viagens? Excelente! Então você já deve ter percebido a quantidade de nuances de um processo dessa complexidade. Se você ainda não comprou esse tipo de serviço, algumas dicas básicas...


1. Política

Que chato você, sempre a mesma ladainha.... Política! SIM!!!! Defina muito bem em política os itens básicos. Quanto mais clara e viável for a Política, mais fácil. O OBT (Online Booking Tool) vai refletir sua política, não adianta reclamar da agência!!


2. Prazos

Preço e antecedência são trade-off... quanto mais antecedência, mais barato serão as passagens. Entenda a operação da sua empresa para não ter que justificar 90% das solicitações fora da política de prazo.


3. Relatórios

Desenhe como deseja receber relatórios... custos, destinos, serviços extras, aderência à política, bilhetes não voados. Algumas agências têm uma base completa que você consegue configurar para te mostrar em tempo real quais informações você precisar.


Bom, mas esse artigo é para falar de Extração.


Imagina o caso: você possui um Vendedor em visita naquele cliente importante em outro país. Ele sai do Brasil e no meio da viagem, uma crise mundial (pode ser guerra, conflito civil, Pandemia). O que fazer?


Existe um serviço atrelado de extração do viajante para uma área segura. A Agência garante que vai encontrar o viajante, levá-lo para uma área segura e embarcá-lo para seu país de origem em prazo X (24, 48 horas). No caso mais recente, um viajante em zona que teve suas fronteiras fechadas e não há como embarcar, a agência garante a segurança do viajante em zona neutra, e segura.


Na prática, a agência deveria ter um serviço de monitoramento mundial de risco como a “risk 24” ou a “World Aware”. Estas empresas monitoram riscos a criam alertas online de risco com viajantes.


Essas clausulas são lindas na teoria, mas precisam estar bem claras para que em caso de necessidade, não haja problemas de entendimento. É tipo seguro, você paga na intenção de nunca precisar usar, mas...


E você? O que acha super importante que muitas empresas acabam deixando de lado no tocante à Travel Management?


Grande abraço.



Escrito por Lucas Ramalho | 30/04/2021