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Saiba a importância da proximidade com os stakeholders



Dentro das empresas, de modo geral, existem pessoas ou grupos de colaboradores que podem auxiliar nas tomadas de decisões, pois são diretamente impactadas pelas ações promovidas por essa empresa. Esses atores são conhecidos como stakeholders, ou seja, parte interessada e podem influenciar tanto na gestão quanto nos objetivos e resultados de um projeto ou planejamento estratégico.


Criado pelo filósofo americano Robert Edward Freeman, o termo stakeholder é junção das palavras em inglês: stake (interesse) e holder (detentor) e tem atuação em quatro esferas distintas, sendo responsabilidade social, planejamento estratégico e teorias de sistemas e organizacional.


Parceiros de empresas que atuam junto aos stakeholders podem ter um conhecimento melhor das partes interessadas em um projeto e, desta forma, conseguem planejar melhor as ações que devem ser tomadas e executadas pensando no benefício de todas as partes envolvidas.


5 dicas para manter um bom relacionamento


A proximidade com os stakeholders sempre foi constante na política de gestão do Grupo Tastur-Jet Stream, que entende que desta maneira consegue prestar o melhor serviço e, consequentemente, fazer a melhor entrega de resultados. Mas para que isso aconteça sem ruídos, é preciso seguir algumas dicas, como:


1. Feedbacks

Qualquer relacionamento depende de feedbacks e com os stakeholders não é diferente. É importante sempre atualizar informações sobre o desenvolvimento de um projeto, mesmo que de maneira resumida. Da mesma forma é preciso receber feedbacks dos stakeholders para saber se todas as ações estão surtindo o efeito desejado.


2. Transparência

É fundamental para não quebrar o elo de confiança nesta relação. Não é demérito nenhum reconhecer um erro ou uma ação mal executada. Assim que for detectada uma não conformidade, esta desse ser imediatamente resolvida e notificada. Afinal, não é recomendado que a informação chegue antes aos stakeholders por outros canais.


3. Respostas rápidas

No mundo atual, não é aceitável perder algum contato por conta de demoras nas respostas. Os canais são diversos e o acesso às pessoas está cada vez mais simples e fácil. Aproxime-se dos parceiros, colaboradores, fornecedores e onde mais estiver seus stakeholders. A falta de resposta pode ser entendida por falta de interesse, não esqueça disso!


4. Agenda ESG

Envolva de alguma maneira os stakeholders na governança corporativa, principalmente em ações sociais, mesmo que a agenda ESG não seja ainda tão ampla. O envolvimento de todos faz com que as prioridades sejam identificadas e estabelecidas, ampliando a rede de relacionamentos.


5. Tecnologia

Sempre que possível abuse das ferramentas tecnológicas, principalmente a Business Intelligence (BI), que auxilia com o planejamento estratégico e pode aproximar os stakeholders ativos, antigos e favorecer novos relacionamentos.













O grupo Tastur - Jet Stream é referência no mercado no que diz respeito a humanização e personalização no atendimento, além de ter uma equipe de experts para ajudar sua empresa tanto em viagens quanto em eventos.



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