Parte #4: O 5G Impulsionando a Transformação Digital em Procurement/Supply Chain




Colaboração B2B:


A colaboração entre empresas não é um problema de tecnologia. Muitas vezes aspectos culturais relativos a troca de dados e informações B2B é que precisam ser superados. Mas com mais dados e mais velocidade essa colaboração tende a se intensificar. Se hoje essa colaboração já é necessária para agilizar e melhorar a qualidade da resposta ao cliente/consumidor quem sair na frente pode gerar um diferencial competitivo para o negócio. Basta pensar na gestão do relacionamento de fornecedores (SRM) a partir de dados gerados e disponibilizados quase que em tempo real.


A visibilidade da cadeia de suprimentos deve apresentar melhoras bastante significativas graças a conectividade entre os diversos dispositivos trazendo um desafio para todo o ecossistema de fornecedores que precisarão acompanhar a velocidade nas mudanças na demanda. Não é possível uma resposta a altura sem melhorias na colaboração entre todos os players da cadeia.


Finalmente, antes de apregoar as inúmeras transformações que o 5G traz para a cadeia de suprimentos é bom lembrar a máxima: keep it simple ou comece fazendo o básico bem-feito precisa ser praticada. Garantir a qualidade dos dados já é um passo bastante importante.


Um ecossistema digital robusto é condição essencial para o sucesso das organizações, mas ele não vai acontecer de uma hora para outra. Considere a transformação digital como uma jornada que se sustenta pelos três, já bem conhecidos, pilares fundamentais de processos, pessoas e tecnologia.


A capacidade de colaborar / sincronizar dados com os fornecedores vai garantir maior agilidade dentro das organizações, e os executivos de Procurement/Compras devem estar cada vez mais próximos de outras áreas como TI e Operações para conseguir gerar resultados consistentes e sustentáveis na cadeia de abastecimento.


Escrito por José Roberto Lyra (MSc, MBA, PMP | Supply Chain and IT Professional) em jan/2022.


José Roberto Lyra é Professor do Instituto INLACCE – Especialista em Gestão de Projetos



Conheça o Programa de CERTIFICAÇÃO de Gestores em Compras Estratégicas - GCEC 2022


PROMOÇÃO de CARNAVAL com 25% DE DESCONTO! APROVEITE A OPORTUNIDADE, pois as vagas são LIMITADAS. Início em Abril/2022!


Seja um profissional Certificado na Área de Suprimentos/Compras.

100% online ao vivo e interativo. Participe de qualquer local do Brasil via Web!


Saiba mais sobre condições especiais para empresas e grupos de profissionais de suprimentos (com 3 ou mais participantes).


WhatsApp: (11) 94497-5366 | Tel.: (11) 4081-1961

E-mail: cursos@inlacce.org

Site: www.inlacce.org