Quais as principais refinarias do Brasil, onde elas estão localizadas e quais as principais curiosidades sobre elas?
Para apresentação do nosso parque de refino, iremos começar pela região sul do país avançando até a região norte.
Preparamos 2 artigos abordando as principais informações sobre elas, de forma objetiva e prática, para você ficar por dentro de como está distribuída a matriz de refino no país.
Neste artigo, apresentamos o parque de refino nas regiões sul e sudeste. Com destaque à refinaria de Paulínia, a maior refinaria do país com uma capacidade instalada de quase meio milhão de barris por dia.
Pegue seu café, se acomode, e curta estas informações que preparamos com muito carinho e atenção a vocês que pretendem saber mais do assunto.
Rio Grande do Sul
Neste estado temos a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), localizada no município de Canoas-RS.
Resumo técnico:
Capacidade instalada: 201.280 bbl/dia ou 32 mil m³/dia;
Área total: 5,8 km².
Principais produtos:
Diesel, gasolina, GLP, óleo combustível, querosene de aviação, solventes (hexano, aguarrás e petrosolve), asfalto, coque, enxofre, propeno.
Mercados que atende:
Rio Grande do Sul parte de Santa Catarina e Paraná, além de atender a outros estados por cabotagem e destinar o excedente para exportação.
Paraná (1)
Aqui temos duas refinarias, iniciamos pela Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), localizada no município de Araucária-PR.
Resumo técnico:
Capacidade instalada: 207.563 bbl/dia ou 33 mil m³/dia;
Área total: 10 milhões de metros quadrados.
Principais produtos:
Diesel, gasolina, GLP, coque, asfalto, óleos combustíveis, QAV, propeno, óleos marítimos.
Mercados que atende:
A refinaria destina 85% dos seus produtos para o abastecimento do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. O excedente da produção total é destinado para outras regiões do país ou exportado.
Paraná (2)
A segunda refinaria do estado é a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), localizada em São Mateus do Sul-PR.
Resumo técnico:
Capacidade instalada: 5.880 toneladas por dia;
Área total: não informado no site da Cia.
Principais produtos:
Óleos Combustíveis, GLP, gás combustível, nafta, enxofre e insumos para pavimentação que são utilizados pelos mais diversos segmentos industriais, tais como cerâmica, refinaria de petróleo, cimenteira, usinas de açúcar e agricultura. No ramo de fertilizantes, a SIX produz a Água de Xisto que é um insumo para a formulação de fertilizantes foliares, com eficácia comprovada por extensas pesquisas realizadas pela EMBRAPA e IAPAR através do Projeto Xisto Agrícola.
Mercados que atende:
O principal mercado da SIX se concentra no estado do Paraná. No entanto os produtos alcançam vários estados, entre eles, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.
São Paulo (1)
O estado mais rico do país é também o maior produtor através de quatro refinarias. Abordadas aqui conforme a capacidade produtiva, da maior para menor. Seguindo esta ordem, temos a Refinaria de Paulínia (Replan) como a maior refinaria do Brasil.
Resumo técnico:
Capacidade instalada: 434.000 bbl/dia ou 69 mil m³/dia;
Área total: 9,1 km².
Principais produtos:
Diesel, Gasolina, Querosene de Aviação (QAV), Gás liquefeito de petróleo (GLP), Óleos Combustíveis, Asfaltos, Nafta Petroquímica, Raro, Coque, Propeno, Enxofre, Fluidos Hidrogenados.
Mercados que atende:
Interior de São Paulo; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre; Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro; Goiás, Brasília e Tocantins.
São Paulo (2)
Refinaria Henrique Lage (Revap), localizada em São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
Resumo técnico:
Capacidade instalada: 252.000 bbl/dia ou 40 mil m³/dia;
Área total: 10.000.000 m².
Principais produtos:
Asfalto diluído, cimento asfáltico, coque, enxofre, gás carbônico, gasolina, GLP, hidrocarboneto leve de refinaria (HLR), nafta, óleo combustível, óleo diesel, propeno, querosene de aviação (QAV-1) e solvente médio.
Mercados que atende:
O mercado sob influência da refinaria abrange todo Vale do Paraíba, Litoral Norte do Estado de São Paulo, Sul de Minas Gerais, Grande São Paulo, Centro-Oeste do Brasil e Sul do Rio de Janeiro. A Henrique Lage abastece 80% da demanda de querosene de aviação no mercado paulista e 100% do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
São Paulo (3)
Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), localizada no sopé da Serra do Mar e cortada pela Estrada Velha São Paulo-Santos - a primeira rodovia asfaltada do Brasil na cidade de Cubatão-SP.
Resumo técnico:
Capacidade instalada: 178.000 bbl/dia ou 28.300 mil m³/dia;
Área total: não informado no site da Cia.
Principais produtos:
Gasolina A, gasolina Podium, gasolinas de competição, coque de petróleo, gasolina de aviação, óleo diesel, gás de cozinha, nafta petroquímica, gás natural, combustível para navios (bunker), hidrogênio, butano desodorizado, benzeno, xilenos e tolueno, hexano, enxofre, resíduo aromático, etc.
Mercados que atende:
A maior parte dos produtos destina-se à capital paulista. Há, ainda, uma parcela para Baixada Santista e regiões Norte, Nordeste e Sul.
São Paulo (4)
Refinaria Capuava (Recap), localizada na região metropolitana de São Paulo, sua instalação em Mauá (Grande São Paulo) atraiu outras indústrias, formando o Pólo Petroquímico do Grande ABC.
Resumo técnico:
Capacidade instalada: 53.000 bbl/dia ou 8.500 m³/dia;
Área total: 3,7 milhões de metros quadrados.
Principais produtos:
Gasolina e diesel de baixo teor de enxofre (S-10), aguarrás, propeno, gás liquefeito de petróleo (GLP) e solventes especiais.
Mercados que atende:
A refinaria abastece o Pólo Petroquímico do Grande ABC e parte da região metropolitana de São Paulo.
Rio de Janeiro
Refinaria Duque de Caxias (Reduc), localizada em Duque de Caxias-RJ.
Resumo técnico:
Capacidade instalada: 239.000 bbl/dia ou 38.000 m³/dia;
Área total: 13 km².
Principais produtos:
Óleo Diesel, gasolina, querosene de aviação (QAV), asfalto, nafta petroquímica, gases petroquímicos (etano, propano e propeno), parafinas, lubrificantes, GLP, coque, enxofre.
Mercados que atende:
Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraná, Rio Grande do Sul.
Minas Gerais
Refinaria Gabriel Passos (Regap), localizada em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Resumo técnico:
Capacidade instalada: 150.000 bbl/dia ou 24.000 m³/dia;
Área total: 12.800.000 m².
Principais produtos:
Gasolina A, diesel, combustível marítimo (bunker), querosene de aviação (QAV), gás liquefeito de petróleo (GLP), asfaltos, coque verde de petróleo, óleo combustível, enxofre e aguarrás.
Mercados que atende:
Grande parte do mercado mineiro e, eventualmente, o mercado do Espírito Santo.
Texto escrito por Alex Ponce - APX ENERGY | 08/05/2022
Visite o site da APX Energy: https://apxenergy.com.br/
Fonte imagens, site: www.petrobras.com.br
Comments